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Franquias crescem 13,8% em 2023 e consolidam quadro favorável para empreendedorismo

Dados são da mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising; análise foi apresentada em coletiva de imprensa com anúncio de parceria junto ao Sebrae em 2024
Por Jéssica Torres, de Goiânia
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Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, apresenta o ranking ao lado de Juarez Leão (Leão Group) e Tom Moreira Leite, presidente da entidade (Imagem ABF/Divulgação)

O mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal 13,8% em relação a 2022 e, portanto, acima das projeções que apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%. Em relação a 2019 (pré-pandemia), o crescimento foi de 28,9%. É o que mostra a mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dentre outros fatores, este desempenho foi alavancado pelo forte resultado no quarto trimestre de 2023.

Além da melhora do quadro macroeconômico, com inflação menor – retomada do emprego e PIB positivo – a associação atribui o desempenho às melhores práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos, tanto em relação a processos, como no relacionamento com consumidores. Também justifica devido ao avanço da digitalização em várias frentes, já que as realizações de negócios totalmente on-line fazem parte do dia a dia das franquias atualmente, além da adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades e hábitos presenciais e híbridos consolidado, com destaque para eventos e a retomada do turismo.

Estes foram alguns pontos apontados durante coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (08), na qual o Sebrae Goiás esteve presente. Também foram apresentados dados sobre a taxa média de abertura de novas operações na amostra, que alcançou 17,3% no ano passado – ante 14,9% em 2022 – e 5,9% das operações que fecharam (um pouco menos do que no ano anterior, que foi de 6%), sendo assim, resultando em um saldo positivo de 11,4%, acima dos 9,8% de 2022.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, as pesquisas indicam que o empreendedorismo continua em alta no Brasil, e o franchising é um caminho que tem sido bastante procurado para investir, ainda mais se for o primeiro negócio. “Cabe ressaltar também a grande variedade de opções no mercado e o aprofundamento dos planos de expansão e a diversidade de formatos, de maneira a se adaptar a diferentes situações”, disse.

Parceria ABF/Sebrae

Parceria da ABF com o Sebrae pretende capacitar pequenos empreendedores e facilitar sua entrada no segmento

A fim de apoiar o movimento, foi destacado durante a apresentação o lançamento de duas plataformas de capacitação: o ABF Academy e o Portal Parceria ABF e Sebrae, para facilitar a transmissão de conhecimento para pessoas interessadas em franquias e franqueados em diferentes estágios do negócio. “A parceria com o Sebrae prevê ainda o apoio mútuo em feiras e reuniões de negócios e de franquias ao longo do ano”, afirma o presidente da ABF.

A parceria já está em ação, com metas traçadas. Durante a coletiva foram apontados que o objetivo é haver 40 mil pequenos negócios capacitados e orientados em soluções de franquias. Além disso, será oferecida a trilha “Quero ser um Franqueado”, com oito cursos no formato virtual, ou seja, EAD. Serão ao todo 36 horas de capacitação. A previsão é para fevereiro deste ano.

Todas informações estão disponíveis no site:  https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriaabf

O gerente de Competitividade do Sebrae, Ivan Hussni, destacou a importância da soma de esforços que vem sendo feita e como o cenário mostra que, apesar dos riscos e desafios, o mercado de franquias vem trazendo grandes resultados. Ivan apontou ainda como o Sebrae pode favorecer o empreendedorismo com a parceria, pois tem uma rede que está nos 27 estados e no DF. “Temos hoje mais de 5 mil pontos físicos”, ressalta. Enfatizando também que o atendimento digital está cada vez mais forte. “O desafio que encontramos é fazer com que esse conhecimento, que é gratuito, ainda por cima, chegue aos quatro cantos. Transformar a sociedade por meio da educação empreendedora é que nos une, e estamos no caminho correto”, disse.

Outro ponto apresentado foi em relação ao volume de redes de franquias no país, que em 2023 aumentou acima da projeção da ABF. De acordo com o levantamento da entidade, a indústria do franchising nacional totalizou 3.311 marcas, alta de 7,6%. O índice é quase o dobro do crescimento projetado pela entidade, que foi de 4%. Com isso, a média de unidades por rede foi de 59.

Tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço, em 2023 o número de trabalhadores diretos subiu de 1.589.276 para 1.701.726, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos.

Site da parceria já está on-line

Segmentos

Além disso, todos os 11 segmentos do franchising cresceram acima de 9% em 2023 frente ao ano anterior, conforme indica a pesquisa da associação. “Alimentação – Food Service” se destacou com alta de 17,9%, beneficiada pela forte retomada da vida social da população, especialmente dos pontos físicos, continuidade da venda por delivery como faturamento incremental, novos modelos e formatos focados em conveniência, tecnologia com foco em aumento da produtividade e à alta do tíquete médio.

“Saúde, Beleza e Bem-Estar” vem em seguida, com crescimento de 17,5%, justificado pela tendência de cuidar mais da saúde como um todo e o bom desempenho dos segmentos de clínicas de estética, odontologia, óticas e farmácias. O terceiro maior avanço ficou com “Hotelaria e Turismo” (16,4%), também beneficiado pela forte retomada das viagens, do aumento do tíquete médio das viagens aéreas, da demanda reprimida, pelo retorno de eventos e lazer e novos formatos de operação via franquia.

Tom Moreira Leite considerou que os resultados mostram a capacidade de adaptação do setor, principalmente em relação à digitalização e ao ajuste de modelos de negócio. De outro lado, o desejo do consumidor por atividades sociais, principalmente eventos, encontros e confraternizações, movimentou o setor de forma geral, mas principalmente no ramo da alimentação e do turismo. “A capacidade de levar os mais diferentes serviços a diversas regiões do país também merece ser destacada. Não por acaso, cada vez mais marcas consideram o franchising como uma forma mais ágil e organizada de escalar seus negócios”, afirmou. Ele ponderou que alguns desafios ainda permanecem, como equacionar os compromissos da pandemia, a pressão de custos, a dificuldade no acesso a crédito, a complexidade do ambiente de negócios no Brasil e dificuldades na contratação de mão de obra qualificada.

Projeções

As projeções da ABF para o setor em 2024 são de um faturamento 10% maior, de expansão das operações em 5,5%, das redes em 5%, e uma alta também de 5,5% no número de empregos diretos.

Além disso, uma das metas para 2024 é ampliar a presença de marcas brasileiras no exterior. Um passo para isso é a renovação do convênio entre a ABF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinado por ambas instituições. Entre as ações já programadas para 2024 estão a participação na Expo Paris (16 a 18 de março), as missões à Multi-Unit Franchise Conference (18 a 23 de março, em Las Vegas) e à Guatemala (abril), o Projeto Comprador (26 a 29 de junho, na ABF Franchising Expo, em São Paulo), as missões à China (em junho e setembro), ao Chile (outubro) e a Portugal (novembro).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

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