O Brasil possui mais de 815 mil empresas que atuam no Terceiro Setor. Goiás é o estado do Centro-Oeste com maior volume de empresas registradas, quase 24 mil, de acordo com Mapa das Sociedades Civis, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A partir do princípio de que todos têm direito a saúde, alimentação, moradia, educação, lazer e condições de viver com dignidade, essa rede cresce e é preciso estar capacitada e qualificada para captar recursos e atender as causas que ficam à margem da sociedade.
“Para impactar a vida de pessoas, o Terceiro Setor tem trabalhado em diversos projetos e programas para promover o bem-estar, já que historicamente o Brasil tem problemas com corrupção, governança, assistência social e em muitas outras áreas de importância”, afirma Marcio Zeppelini, presidente da Rede Filantropia.
Para Marcio, disseminar informação técnica para melhor gestão das organizações sociais é falar de captação reforçada, legislação, contabilidade, marketing, recursos humanos, voluntariado, tudo que envolve a administração dessas organizações. O objetivo da Rede Filantropia é que os gestores sejam cada vez mais eficientes para manter os desafios de cada causa, baseados em estratégia, metas de receita, como alcançar resultados e transparência do trabalho realizado.
Marcio fez estas e outras colocações na abertura do Giro Filantropia, evento itinerante que aconteceu no auditório do Sebrae, em Goiânia, voltado à Gestão de Organizações Sociais (ONG, associações, fundações) que atuam em atividades de interesse público e de cunho social nas áreas de saúde, educação, cultura, ciência e tecnologia, desenvolvimento agrário, assistência social, moradia e direitos humanos, entre outras.
O presidente da Rede avalia o Terceiro Setor no Brasil com déficit de eficiência quando comparado com outros países desenvolvidos porque estes já entendem as organizações como negócios sem fins lucrativos, mas que precisam de recursos para se manter. “As pessoas precisam de cura, educação, comida, amparo em diversas formas emocionais e mentais. E é com esse propósito que estamos aqui para repassar nosso conhecimento. Porque ter uma causa e não ter recurso não adianta. Recurso é prioridade. E ainda deixar claro que uma organização pode ter um superávit, um resultado positivo, porque esse dinheiro vai ser reinvestido obrigatoriamente em cada causa que se propõe”, frisa.
Isadora de Fátima Lopes, coordenadora de Monitoramento do Contrato de Gestão da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), disse que a equipe técnica da entidade está sempre em busca de conhecimento em parceria com a Rede Filantropia. “Todas as instituições sociais vivem de parcerias. Cada aprendizado, cada encontro como esse a gente obtém novas informações, visualiza outras possibilidades, nos alerta para mudanças na legislação. E falar em captação de recursos é riquíssimo porque é através deles que podemos realizar um trabalho cada vez mais eficiente.”
Paula de Paula, gestora do Programa Sebrae + Receitas, em Goiás, disse que o Sebrae busca sempre uma rede de parceiros para integrar e aproximar diversos grupos da sociedade, seja no fomento à cultura de geração de receita e captação de recursos, por meio de ações de disseminação das boas práticas e ações de aproximação com o mercado de captação de recursos “Por mais que as entidades não tenham fins lucrativos, elas precisam de um processo estruturado de gestão. Nossa parceria com a Rede Filantropia se fortalece, e para 2024 o Giro Filantropia vai acontecer no Sebrae Goiás”, comemora.
Rede Filantropia e o Giro Filantropia
A Rede Filantropia é uma instituição de disseminação de conhecimento técnico sobre gestão do Terceiro Setor e trabalha, desde 2002, com foco em fortalecer as organizações sociais do Brasil por meio de diversos canais.
A Rede realiza eventos em diversas cidades do Brasil, nas quais aborda temas como captação de recursos, legislação, contabilidade e tecnologia para instituições sem fins lucrativos. O Giro Filantropia, um desses eventos, está em seu quarto ciclo. Desde 2015, já percorreu 80 cidades em diversas regiões do país disseminando e fortalecendo a informação técnica para os gestores do Terceiro Setor.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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