O Sebrae Goiás realizou nesta quinta-feira (08), dentro do Programa Cidade Empreendedora, o Encontro Regional Temático no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A iniciativa contou com duas palestras focadas em temas cruciais para o desenvolvimento local: “Inclusão Produtiva – Gerando Oportunidades por Meio do Empreendedorismo” e “Identidade Territorial”. A Prefeitura de Goianésia, através da Sala do Empreendedor e da Secretaria de Indústria, é parceira desta iniciativa.
Celso Nunes de Oliveira, consultor de políticas públicas do Sebrae do Rio de Janeiro, foi o palestrante principal do evento. Em sua fala, Oliveira destacou a importância da inclusão produtiva e a necessidade de implementar e reforçar essas políticas em todos os estados até 2025. “Neste primeiro momento estamos ouvindo a peculiaridade dos municípios para analisar e aplicar a inclusão, com o objetivo de reduzir a desigualdade no Brasil, especialmente para beneficiários do Cadastro Único e outros setores produtivos”, explicou. Ele ressaltou a importância do diálogo entre setores econômicos, gestão pública, iniciativa privada e organizações governamentais para desenvolver um plano eficaz de inclusão.
Rubya Karla, gerente da Regional Norte do Sebrae Goiás, destacou a importância da presença de participantes de outras cidades além de Goianésia, como Carmo do Rio Verde e Jaraguá. Karla enfatizou o trabalho focado na inclusão produtiva, com um olhar especial para as secretarias de assistência social. “Nosso objetivo é apoiar pessoas que dependem de programas como o Bolsa Família, entre outros, para que possam empreender. O empreendedorismo pode gerar renda e empregos, ajudando a sair da vulnerabilidade. Além disso, o Governo Federal garante que essas pessoas possam continuar recebendo seus benefícios por até dois anos após abrirem suas empresas”, detalhou Karla.
Manoel Messias, empresário local, também participou do evento e citou a necessidade de adaptação das empresas às novas formas de trabalho e gestão. “O estilo de liderança e a gestão de pessoas evoluíram. Precisamos entender o mundo atual para extrair o melhor dele”, afirmou Messias.
João Luiz Prestes Rabelo, analista técnico do Sebrae Goiás e gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora, explicou que ações como essas atendem cerca de 104 municípios em todo o estado. “Nosso foco inicial é diagnosticar a situação de cada município em relação à inclusão produtiva. Estamos aqui para acolher e entender as necessidades de cada local para sugerir uma gestão adequada”, afirmou Rabelo.
Luzidan Gonçalves de Aguiar Teixeira, secretária municipal da Família, Mulher e Direitos Humanos, ressaltou o papel do Sebrae em elevar as ações inclusivas de Goianésia. “O Sebrae está ajudando a aprimorar nossas iniciativas para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Carol Cardoso, coordenadora do Centro Multiprofissional Especializado na Inclusão (Cemespi) em Goianésia, elogiou o evento e sua contribuição para a inclusão. “O encontro foi produtivo e visa auxiliar crianças, jovens e adultos no desenvolvimento de autonomia e perspectivas positivas em suas vidas”, disse.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn