A 17ª edição do Seminário em Gestão, Projetos e Liderança foi aberta na noite de quinta-feira (7), na Faculdade Senai Fatesg, na Rua 227-A, setor Leste Universitário, em Goiânia. Com apoio do Sebrae Goiás, o evento reúne atividades de capacitação, por meio da realização de workshops e palestras, para difundir as melhores práticas e casos de sucesso. A programação de atividades do Seminário vai até sábado (9).
O evento tem como objetivo despertar, em seu público-alvo composto por gestores, coordenadores, líderes ou profissionais interessados nessas áreas, a importância e os valores das melhores práticas de gerenciamento.
As diferentes atividades somam mais de 20 horas, com temas relacionados ao novo Triângulo de Talentos do PMI que traz: Perspicácia nos negócios, Formas de trabalhar e Habilidades de Poder. O seminário busca oferecer à comunidade os conhecimentos como, por exemplo, gerenciamento de projetos, estratégia, liderança, PMI, Agile, Inteligência Artificial, entre outros.
Foco em conhecimento para os negócios
Como representante do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a analista técnica Larissa Rodrigues ressaltou a relevância do seminário. Ela salientou que a missão do Sebrae Goiás é fortalecer os pequenos negócios, ajudá-los a serem mais sustentáveis e mais competitivos. “Trabalhamos para oferecer capacitações, consultorias, soluções inovadoras com o objetivo de promover o empreendedorismo e desenvolver a economia local. Nós entendemos o quanto são importantes eventos como este”, destacou.
A analista pontuou ainda o quanto a gestão de projetos é fundamental para o sucesso das empresas, especialmente para os pequenos negócios, quando o Sebrae investe em iniciativas como essa. “Estamos criando um ambiente favorável para o empreendedorismo, estimulando novas conexões e parcerias estratégicas que são fundamentais para o crescimento dos pequenos negócios”, disse.
O presidente do PMI Goiás, Ivan Lourenço, comemorou a trajetória do seminário, que já vai completar duas décadas, e todo o trabalho realizado para proporcionar aos participantes a oportunidade de networking e de aquisição de conhecimento e conteúdo. “Tenho certeza que para muitos que estão aqui e que já passaram desde o primeiro evento que aconteceu aqui em Goiânia já absorveram e continuam absorvendo. E esse ano não está diferente”, salientou.
Weysller Matuzinhos de Moura, diretor da unidade e anfitrião, destacou a satisfação por sediar o seminário pela segunda vez. “É um evento de altíssimo nível. Vocês são personagens de altíssimo nível também”, afirmou. O diretor salientou ainda a importância da parceria com o Sebrae Goiás e Fieg, a exemplo do edital lançado recentemente para contemplar projetos de inteligência artificial aplicada. “Nos colocamos à disposição para ajudá-los a escrever propostas para captar recursos”, assinalou.
Além do presidente do PMI Goiás, Ivan Lourenço, também prestigiaram a abertura do seminário o vice-presidente e gerente do projeto do seminário, Emanuele Melo; os diretores Welma Alves, de Administração e Finanças; Claudia Cristina, de Desenvolvimento Profissional; Lhiego de Paula, de Certificação; e Giovanni Baroni, de Filiação.
Experiência compartilhada
Fernando Barcelli, arquiteto e urbanista que foi presidente do PMI do Rio Grande do Sul, realizou palestra com o tema “Método e tempo no cenário de desastre: os tempos atuais de gestão de projetos no setor público”. Ele compartilhou sua experiência no trabalho do escritório de projetos do governo gaúcho. O arquiteto mencionou “a atuação que esse escritório de projetos teve junto com vários outros profissionais do governo no combate aos efeitos do desastre que nós tivemos das enchentes recentes no estado do Rio Grande do Sul”, disse.
Fernando também assinalou os desafios enfrentados no momento de crise. “Quem sabe isso sirva de orientação ou de inspiração para algumas ações do futuro e trocas de informações, para que a gente faça mais coisas juntos e todos cresçam com a experiência coletiva”, comentou.
Para o arquiteto, o apoio do Sebrae a um evento como esse é fundamental porque a instituição tem conexão com os empreendedores e com pessoas físicas também que querem virar empreendedoras. “Essas pessoas, ao criarem os seus negócios, precisam muito das boas práticas e experiências de gestão de projeto”, acrescentou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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