A passarela montada na Esplanada Juscelino Kubitscheck do Centro de Cultura Oscar Niemeyer, em Goiânia, foi o cenário nesta terça-feira (07), às 19h, da abertura oficial da 3ª edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que neste ano tem como tema “Conexões”, representando a integração entre as habilidades humanas com a inovação, com seu grande expoente atual, a inteligência artificial, e seu diálogo com a sustentabilidade. Nesse espaço de efervescência cultural, que inspira criatividade, tradição, a modernidade e a inclusão, que segue até sábado (10), o público encontra um local especialmente preparado para que o público possa vivenciar a riqueza da moda em Goiás.
A Amarê já é considerada a maior e mais importante Semana da Moda do Centro-Oeste. Realizada em parceria entre Sebrae Goiás, Senac Goiás e governo estadual, por meio da Secretaria da Retomada, a cerimônia reuniu autoridades, estilistas, alunos de moda, jornalistas locais, estaduais e nacionais, fotógrafos, influenciadores, celebridades, compradores e convidados especiais, como a empresária e influenciadora do mundo da moda Aline Ferraz. Em meio ao glamour e sofisticação em que cada detalhe foi cuidadosamente planejado para criar uma experiência visual e sensorial única, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, celebrou a abertura oficial do evento.
Antônio Carlos destacou que o trabalho desenvolvido com os parceiros é crucial para que a semana possa ser um espaço de referência na moda goiana e fortalecer esse importante segmento na promoção e no desenvolvimento da economia no estado. “Goiás se firma cada vez mais como um importante polo produtor de moda e também na comercialização de vestuário”, afirma. De acordo com o diretor superintendente, a Amarê vem com esse propósito de fomentar, promover, desenvolver e fortalecer o segmento através de ações que se estendem a cada ano para mais e mais municípios goianos.
Em 2023, o setor produtivo da moda superou R$ 1 bilhão de faturamento, e essa representatividade, enfatiza o diretor superintendente, é o que move os investimentos em capacitação não só na moda, mas em gestão, transformação digital, acesso a mercado entre outras diversas possibilidades de cursos e palestras disponíveis no portfólio da instituição.
“Nosso propósito é construir um estado mais forte na moda, um segmento que gera emprego, renda, inclusão e tem o poder de transformar a vida de pessoas e de uma comunidade”, ressaltou. A ideia, segundo Antônio Carlos, é consolidar um potente hub e, com isso, unir forças parceiras para gerar mais eficiência e efetividade em todo processo da cadeia da moda que beneficia dezenas de milhares de pessoas em Goiás.
Durante a solenidade, Antônio Carlos, junto com os parceiros, apresentou o guia prático “Como Utilizar Inteligência Artificial na Moda?”, um documento que mostra de forma explicativa como utilizar esse recurso para otimizar os processos e estar conectado com as tendências com apoio da tecnologia. “Tenho certeza de que estamos participando de um momento que une passado e presente e constrói um futuro cada vez mais promissor para a moda goiana”, finalizou.
O diretor de Programas Educacionais do Sesc e Senac, Tiago Silva Santos, representou o presidente do Sistema Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, e o diretor do Senac, Leopoldo Veiga Jardim, na abertura oficial. Para ele, a Amarê é mais do que um evento, é o resultado de um projeto educacional em parceria com outras instituições que resultou em uma série de atividades que foram desenvolvidas durante meses, na capacitação teórica e prática até chegar aos desfiles. “Nós acreditamos que a gestão, a capacitação e os investimentos sustentarão esse lugar de referência em moda que já somos e pretendemos nos fortalecer muito mais no mercado nacional”, frisou.
César Moura, secretário de estado da Retomada, lembrou os inúmeros investimentos em todo o estado com a compra de equipamentos industriais para capacitação de pessoas para atuar com qualidade no segmento da moda e o papel imprescindível dos Cotecs na capacitação. “Além de fortalecer a economia do estado, trabalhamos com muitas pessoas em situação de vulnerabilidade e essa parte social muito nos orgulha porque conseguimos não só movimentar a economia, mas também proporcionar renda aos que necessitam”, afirmou. Ele foi acompanhado pela secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, que também ressaltou a relevância do evento e das parcerias.
A abertura do evento foi seguida pelo desfile do Senac Fashion School, pelo estilista Jum Nakao. A programação da Amarê Fashion é rica e diversificada e segue até sábado (10) com palestras, desfiles, exposição e venda de moda autoral, estandes de parceiros e ainda a rodada de negócios em que compradores e fornecedores se encontram para realizar negócios de imediato ou futuros.
Veja a programação e saiba tudo sobre a Amarê: https://vitrine.sebraego.com.br/amare/
SERVIÇO
Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana
De 07 a 10/08
Das 13h às 21h
Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia
Entrada Gratuita
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn