O estado de Goiás se abrilhantou na noite desta quarta-feira (11) em Brasília, durante o Transformar Juntos, evento nacional do Sebrae. É que as Salas do Empreendedor das cidades de Ipameri, no Sul Goiano, e Santa Helena de Goiás, no Sudoeste do estado, receberam o Selo Sebrae de Referência em Atendimento nível Diamante, o mais alto grau nesta avaliação da excelência dos serviços prestados. É um reconhecimento pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados pelas equipes da rede parceira do Sebrae e pelos agentes de desenvolvimento das salas pelos municípios brasileiros. Outras 146 salas de outros estados também receberam o selo.
As unidades premiadas com o Selo Diamante se destacaram em aspectos como prontidão no atendimento, qualidade do ambiente, presença digital e articulação com o município para fomento ao empreendedorismo. Receber esse selo é uma maneira de reconhecer a excelência no trabalho realizado por essas salas e fortalecer o apoio aos empreendedores locais.
Goiás possui 110 salas do empreendedor que atuam em parceria com prefeituras e instituições parceiras e contribuem para a orientação dos donos de pequenos negócios e potenciais empreendedores. As salas oferecem orientação especializada, cursos, consultorias, workshops, networking e acesso a tecnologias e metodologias inovadoras que impulsionam o crescimento empresarial. O estado possui 14 salas com Selo Ouro (serviços avançados), 10 Prata (serviços intermediários) e 7 salas Bronze (serviços básicos).
Anualmente, as atuais 3.147 Salas do Empreendedor de todo o país participam de uma metodologia de avaliação para receberem o selo. Este reconhecimento reflete o impacto positivo que elas geram na economia local. A metodologia é baseada em sete pilares de avaliação que se desdobram em diversos critérios específicos, que incluem qualidade do atendimento, uso das redes sociais, divulgação de cursos e consultorias, orientações para que as empresas participem das compras públicas, além da capacitação contínua dos atendentes das salas. Metade da avaliação refere-se às ações e processos das próprias salas, e a outra metade é atribuída às avaliações dos chamados “clientes ocultos”, que buscam atendimento e depois conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital.
Santa Helena de Goiás é um município próspero do Sudoeste Goiano, com uma economia diversificada e um comércio vibrante. Em 2014 a cidade ganhou a Sala do Empreendedor e já recebeu o Selo Prata, em 2023 o Selo Ouro e em 2024 o Selo Diamante. Em Ipameri, no Sul Goiano, a economia é diversificada, com setores agrícola, industrial, comercial e de serviços, contribuindo para o desenvolvimento local. E a Sala do Empreendedor, que valia Ouro, agora vale Diamante, com grande adesão da comunidade em palestras motivacionais e de alto impacto.
Para a coordenadora da Rede Estendida, Adriana Vettorazzo, o reconhecimento, por meio do Selo Sebrae de Referência em Atendimento confirma toda a dedicação e o comprometimento das equipes das Salas do Empreendedor e dos municípios em criarem um ambiente positivo para os negócios. “Além disso, a premiação é um incentivo para a sala, os agentes se sentem motivados e incentivados para correrem atrás dos detalhes que faltam para que o espaço seja evidenciado como referência”, explica.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn