O município de Hidrolândia sediou na terça-feira (6) a 3ª Caravana da Sudeco, no salão paroquial da Igreja Santo Antônio. Com o apoio do Sebrae Goiás, bancos e Secretaria de Estado da Retomada, empresários do município puderam receber atendimento na Sala do Empreendedor. No decorrer do dia, foram realizadas consultorias e palestras como “Uso Consciente do Crédito”, além da oportunidade de adquirir produtos diversos com empreendedores locais.

Anfitrião da Caravana Sudeco, o prefeito Zé Délio ressaltou a satisfação em sediar o evento, em parceria com o Sebrae e agentes financiadores. “É uma oportunidade para acessar crédito e aprender mais sobre empreendedorismo e sobre novas formas e métodos de competitividade para conseguir alavancar o próprio negócio. É uma parceria interessantíssima do município com essas entidades, na qual quem tem a ganhar é a população da cidade”.

A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, destacou a importância da 3ª Caravana e das parcerias com a Prefeitura de Hidrolândia, Sebrae, Sicoob, Banco do Brasil e Agência de Fomento do Estado de Goiás, ao levar a oportunidade de acesso ao crédito aos empresários do município. “O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste é uma política do governo federal que já colocou na região R$ 146 bilhões em recursos. Em torno de 60% foram para o pequeno, aquele que tem um sonho, que deseja iniciar, que quer ampliar o seu negócio, modernizar, não tem recurso”, destacou.
Luciana salientou também que os interessados devem procurar os parceiros. “O fundo é para justamente ajudar a vocês a gerar mais emprego e mais renda para nossa região, a melhorar a qualidade de vida”.

O gerente da Regional Metropolitana no Sebrae Goiás, com sede em Aparecida de Goiânia, Marcelo Moura, assinalou o quanto é satisfatório para a instituição estar presente em Hidrolândia, com a 3ª edição da Caravana da Sudeco. “Esse é um momento importante para o fortalecimento dos pequenos negócios da nossa região. A Caravana foi idealizada justamente para levar conhecimento, ferramentas e inspiração para empreendedores de diferentes municípios, promovendo o desenvolvimento sustentável e colaborativo. O Sebrae acredita que, ao apoiar o empreendedorismo local, estamos transformando realidades, gerando emprego, renda e oportunidades”, complementou Marcelo.

A analista do Sebrae Goiás Cinely Carlotto avaliou a contribuição de iniciativas como a caravana para melhoria do ambiente de negócios nos municípios. Em Hidrolândia, a instituição está presente de forma permanente, com a Sala do Empreendedor, para realizar atendimentos aos empreendedores que querem abrir seu negócio ou aquele que tem dúvidas e precisa de apoio para melhorar a empresa.
“Eles têm o nosso apoio para que nós possamos fazer esse plano de negócio e trazer esse sonho com a realidade. E, às vezes, o que falta é justamente o acesso à realidade. É muito importante que nós tenhamos eventos assim para conscientizar a respeito da tomada de crédito com consciência, com responsabilidade, com uma visão de futuro”, disse a analista.
O evento foi prestigiado também pelo vice-prefeito, Welington Leandro; pela primeira-dama Carina Carvalho; pela Dra. Thaisy, presidente da Câmara Municipal de Hidrolândia, além de secretários municipais e vereadores.

Comissão Permanente do Empreendedorismo
O deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil) marcou presença no evento. Foi por sua iniciativa que a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) conta atualmente com uma Comissão Permanente do Empreendedorismo, para que o setor tenha atenção contínua, por parte do Poder Legislativo, e ainda, a instituição do Fórum Goiano de Desburocratização.
“A gente tem trabalhado ao lado dos prefeitos, do Sebrae, das entidades, da Secretaria de Renomada, que tem uma grande parceira no sentido de buscar solução para os principais problemas que o empreendedor enfrenta e que o próprio Sebrae traz para a gente”, afirmou. O parlamentar fala em que são quatro principais questões enfrentadas pelos empreendedores. Uma delas é a dificuldade de relacionamento. “E hoje esse momento que a Sudeco permite aqui é um passo para isso. As instituições estão aqui”, disse.
Ele apontou também os outros problemas: “a outra dificuldade que o empreendedor enfrenta é o acesso ao crédito, e a gente está aí buscando, com todas essas parcerias, para solucionar e assegurar acesso ao crédito para todas as pessoas. Além disso, capacitação. E temos o Cotec, que é uma grande referência para todo mundo que quer empreender, de fazer cursos gratuitos. E o último dos desafios que o empreendedor sempre reclama é burocracia”, completou.

Por sua vez, o secretário da Retomada, César Moura, salientou o quanto a parceria com a prefeitura contribui para o desenvolvimento do município. “O prefeito está interessado no que está acontecendo e a gente trouxe o crédito – todo mundo quer o crédito do FCO, que é o crédito mais barato, mas tem que entender a burocracia de como acessar o dinheiro federal”, assinalou.
César também ressaltou a contribuição do Sebrae como agente fundamental para dar o suporte para o pequeno empresário, além da Sudeco, que é quem administra os recursos e a Secretaria da Retomada que preside o Conselho de Desenvolvimento do Estado. “O esforço está todo aqui para chegar no pequeno produtor, no pequeno empresário, para que eles consigam realmente ter os recursos”, pontuou.

Agentes financiadores
O superintendente do Banco do Brasil em Goiás, André Schelmmer, afirmou a importância de poder ver na prática o quanto a linha de crédito faz a diferença para os clientes, para a economia local e para os empreendedores. Na ocasião, ele destacou que a instituição atende nos 246 municípios de Goiás com o recurso do FCO. “Os clientes, em todos os municípios, tiveram oportunidade de contratar financiamentos. Isso destaca que o Estado tem o cuidado muito de perto para que esse recurso chegue lá na ponta, naqueles que mais precisam, os empreendedores, os produtores rurais”, salientou.

Fabrício Silva, do Sicoob, salientou a importância do evento para trazer ao empreendedor a disponibilidade financeira. “Hoje temos um cenário desafiador para o produtor rural. Um evento como esse é algo altamente salutar e essa sinergia vem contribuindo positivamente para a população de Hidrolândia. Ela pode contratar créditos subsidiados e com um prazo alongado, que permita uma condição de pagamento mais favorável”, informou.

Sala do Empreendedor
Maria Amelia Guimarães aproveitou a oportunidade para buscar mais esclarecimentos na Sala do Empreendedor. Interessada em começar um pequeno negócio na área de alimentação, ela destacou a qualidade no atendimento e as informações esclarecedoras. “Foi muito satisfatório ter alguém para tirar todas as dúvidas que eu tive. Eu fui muito bem atendida aqui, pelo Sebrae”, afirmou.
A agente de desenvolvimento Eloria Machado foi a responsável por atender Maria Amelia e avaliou que a participação na caravana é importante para apoiar os empresários do município. “Nós trouxemos o Sebrae recentemente para a cidade, com a Sala do Empreendedor, para fomentar as empresas e comércios locais. E os nossos pequenos empreendedores, nossos empresários, sempre estão precisando desse apoio”, destacou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn