ASN GO
Compartilhe

Homenagens e Prêmio Prefeitura Empreendedora são destaques no 2º dia do encontro da FGM e AGM

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), José Mário Schreiner e o diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto foram condecorados
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

A Federação Goiana dos Municípios (FGM) e a Associação Goiana dos Municípios (AGM) promoveram nesta quinta-feira, 4, a entrega da Honra ao Mérito Municipalista, distinção criada para homenagear personalidades que têm contribuído de forma significativa com a causa municipalista em Goiás.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner (ao centro), recebe a Honra ao Mérito do presidente da AGM José Délio (à esq) e do presidnete da FGM, Paulo Vitor (à direita) Fotos: Silvio Simões

Durante a solenidade, no Centro de Convenções de Goiânia, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e presidente da Faeg, José Mário Schreiner e o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto foram condecorados pelo apoio constante aos municípios goianos, sendo reconhecidos como gestores que fortalecem a administração pública local e impulsionam o desenvolvimento regional.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás recebe a honraria dos realizadores do evento, o presidente da AGM José Délio (à esq), e do presidnete da FGM, Paulo Vitor (à direita)

Prêmio Prefeitura Empreendedora

O programa Prefeitura Empreendedora, um dos programas de apoio da instituição aos municípios, foi apresentado pelo analista e gestor de políticas públicas do Sebrae Goiás Allan Máximo. O painel contou com a participação especial do ex-prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, um dos três prefeitos goianos que venceram a etapa nacional do Prêmio Prefeitura Empreendedora para falar sobre as vantagens que participar e ganhar trouxeram para o município.

O analista e gestor de políticas públicas do Sebrae Goiás, Allan Máximo comemorou que o estado bateu recorde de inscrições com a participação de 57 municípios goianos e 86 projetos habilitados

Na 13ª edição, o estado de Goiás bateu recorde de inscrições, com 57 municípios participantes e 86 projetos habilitados para a próxima fase. O resultado estadual, acontece em Goiânia, dia 25 de março do ano que vem, em local a definir. “É uma premiação que avalia as boa práticas que são implementadas nos municípios e que trazem efetivamente, resultados que beneficiem a comunidade”, detalha Allan.

O Prêmio Prefeitura Empreendedora, explica o gestor, é uma proposta do Sebrae que possibilita transformar a realidade dos pequenos negócios em todo o país. “A trabalho busca fortalecer a economia local por meio de práticas inovadoras de gestão municipal, inclusão socioprodutiva e sustentabilidade”, afirma o gestor. Para ele, a iniciativa procura consolidar uma rede de municípios comprometidos com o empreendedorismo e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A prêmio neste ano conta com categorias que refletem os principais desafios e oportunidades da gestão pública, como Simplificação, Empreendedorismo na Escola, Empreendedorismo Rural, Inclusão Socioprodutiva, Compras Governamentais, Sala do Empreendedor, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Turismo e Identidade Territorial e Gestão Inovadora. Com o resultado da premiação estadual, os primeiros lugares de cada categoria passam a concorrer a etapa nacional do Prêmio, que acontece entre os dias 28 e 30 de maio de 2026.

Nesta 13ª edição do Prêmio, serão nove categorias, entre elas Simplificação, Eduicação Empreendedora e Inclusão Sócio-produtiva

Durante a apresentação, Allan Máximo reforçou que o programa é um movimento nacional de valorização da gestão municipal inovadora, que fortalece os pequenos negócios e transforma a vida das comunidades. Entre as dicas estratégicas destacadas estão o uso de tecnologia e dados para gestão, implementação gradual adaptada à realidade local, foco na qualidade de vida e na economia, além da parceria direta com o Sebrae Goiás.

Haroldo Naves, ex-prefeito de Campos Verdes (GO), venceu em 2002, na época chamado Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com um projeto de revitalização econômica e gestão inovadora após a crise da mineração de esmeraldas. Na época, o município que fica no norte de Goiás, enfrentava uma grave crise econômica, com a decadência da exploração de esmeraldas, principal atividade da cidade. “O comércio local e os empregos estavam em queda e a cidade vivia um cenário de estagnação”, lembra Haroldo.

Haroldo Naves, ex-prefeito de Campos Verdes, que contou sobre o projeto que o levou ao primeiro lugar nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, em 2002

O ex-prefeito contou que implantou um modelo de gestão empreendedora, com foco em atrair investidores e diversificar a economia. “Viabilizamos, na época, estudos geológicos que comprovaram que havia esmeraldas na região. Com a retomada da mineração e a volta de mineradoras ao município, o comércio voltou a se fortalecer e gerou empregos”, ressaltou.

O projeto também incluiu ações estratégicas de longo prazo voltadas para o desenvolvimento social, da saúde, educação e turismo. “Estruturamos a cadeia produtiva, investimos no turismo de experiência e criamos a Feira das Esmeraldas”, relembrou Haroldo Naves. O município ganhou visibilidade nacional, atraiu novos investimentos, o programa inscrito no Prêmio é o primeiro dos cinco casos de sucesso do livro ‘O jeito empreendedor de governar’ do Sebrae Nacional, e foi tema de matéria nos principais programas de televisão, entre eles Jornal nacional.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
  • Sebrae Goiás