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Identidade Territorial é o DNA que pode impulsionar o desenvolvimento local

Palestra destaca a importância de fortalecer as características das cidades e fomentar o empreendedorismo
Por Adrianne Vitoreli, de Aparecida
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Palestra sobre Identidade Territorial aconteceu em Aparecida de Goiânia (Fotos Divino Batista e Edmar Wellington)

Identidade territorial é um conceito que se refere ao conjunto de características únicas e distintivas de uma área geográfica, que engloba aspectos culturais, históricos, sociais, econômicos e ambientais. Essa identidade é formada pela interação entre as pessoas e o território ao longo do tempo, e cria um senso de pertencimento e reconhecimento coletivo. Na segunda-feira (27), a Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, em Aparecida de Goiânia, promoveu uma palestra sobre Identidade Territorial, que é um dos 10 eixos do Programa Cidade Empreendedora.

Participaram do evento o secretário de Indústria e Comércio e o de Administração de Aragoiânia, Edevane Divino Vieira e Túlio Luís Pereira, respectivamente; o secretário de Indústria e Comércio de Trindade, José Maria Oliveira Pereira; agentes de desenvolvimento de Bela Vista de Goiás, Aparecida de Goiânia, Nova Veneza, Trindade; e a equipe da Regional Metropolitana do Sebrae.

O consultor Josimar Rafael de Oliveira Jacob foi o palestrante do evento

O consultor do Sebrae Goiás Josimar Rafael de Oliveira Jacob explicou que a Identidade Territorial abrange diversos elementos, como tradições, costumes, arquitetura, paisagens naturais, eventos locais, a culinária típica e possui quatro pilares: a história, a cultura, a geografia e a economia de cada local. “Todos esses fatores contribuem para moldar a percepção que os moradores e visitantes têm de um determinado lugar, diferenciando-o de outras regiões. Falar dessa identidade é falar de pertencimento, um sentimento, por exemplo, que envolve a população de um lugar ao constatar que a arquitetura é autêntica desse localidade, como acontece com cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, que segue com a mesmo padrão de construção”, exemplificou.

Ao identificar, planejar e construir uma Identidade Territorial, Josimar ressaltou que as cidades ganham muito mais que a coesão social e o orgulho comunitário. “Uma identidade territorial bem definida pode atrair turistas, novos moradores, melhorar o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável. A história de um território é um dos pilares fundamentais de sua identidade e inclui eventos marcantes, figuras históricas e trajetória de uma região, que conectam a população de geração em geração e influencia como os habitantes veem a si mesmos e seu lugar no mundo”, diz.

Já a cultura abrange tradições, costumes, linguagem, culinária, festividades e artes. “Ela é a expressão viva da identidade de um povo e reflete valores e crenças. A cultura local distingue um território dos outros criando uma marca única”, frisou Josimar. Ele mostrou ainda a força das características geográficas, como paisagens, clima, relevo e recursos naturais que influenciam como as comunidades se organizam e interagem com o território. Para o consultor, a geografia molda atividades econômicas, estilos de vida e, como exemplo, citou a região da Chapada dos Veadeiros, no Nordeste Goiano.

Participantes puderam refletir sobre questões como cultura, história e economia

Segundo o consultor, o objetivo da palestra é despertar nos participantes a importância de reconhecer as características do município e utilizar isso em favor do desenvolvimento econômico. “É possível potencializar essas características e refletir em produtos ou serviços que serão reconhecidos. Transformar esses elementos em ativos estratégicos pode fortalecer as cadeias produtivas e gerar emprego e renda”, destacou Josimar.

Para ele, o primeiro passo é essa conversa, entender os conceitos e despertar os olhares para os municípios de uma forma mais ampla e profunda. Em seguida, unir atores da sociedade civil, organizações, as universidades, ONGs, associações, federações e agentes públicos que possam liderar esse processo que deve ser feito em conjunto, para cada um contribuir na identificação do que é pertencente ou não a cada cidade. Esse trabalho sempre será coletivo, segundo Josimar, já que a construção de uma identidade territorial forte é um processo contínuo que exige planejamento, investimento e participação ativa da comunidade. Josimar conta que esse mesmo tema já foi discutido nas cidades de Aragarças, Jaraguá, Porangatu e Rio Quente.

O gerente da Regional Metropolitana Marcelo Moura destacou que a palestra faz parte do Programa Cidade Empreendedora

Para o gerente da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcelo Moura, a palestra desse eixo Identidade Territorial é o fechamento em 2024 e a coroação de mais uma etapa da implantação do Programa Cidade Empreendedora nos municípios da regional. “Já estamos em planejamento do programa para 2025. Temos o desafio de ampliar a atuação para mais três municípios que fazem parte da nossa regional, com a implantação de salas do empreendedor e que também farão parte do Cidade Empreendedora”.

A consultora do Sebrae Goiás Juliana Carvalho, que atende os municípios da região metropolitana da capital, ressaltou que essa é uma oportunidade importante de olhar para esses territórios e perceber as vocações. “Existe uma fase de diagnostico e mapeamento, e vejo uma grande prosperidade porque envolve a melhoria de produtos e serviços e, consequentemente, os pequenos negócios”, disse.

Juliana Carvalho destacou a importância de perceber as vocações do território

Os produtores, segundo a consultora, vão colocar esse DNA das cidades no que vão oferecer como identidade territorial. “E não é só na área da gastronomia e no turismo que é possível ter uma identidade. Em Aparecida de Goiânia, por exemplo, a inovação ou o turismo de negócios pode ser uma identidade territorial, assim como o agroturismo em Rio Verde, no sudoeste goiano”, enfatizou Juliana.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

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