Como colocar no produto e serviço de uma cidade a sua identidade local? Com esse questionamento começou a palestra proferida pelo consultor do Sebrae Josimar Rafael na cidade de Aragarças, na quinta-feira (7), no Encontro Regional Temático, promovido pelo Sebrae Goiás, dentro das ações do Programa Cidade Empreendedora.
Além de Aragarças, o evento contou com a participação de representantes de outros municípios como Diorama, Jussara, Piranhas e Turvânia. O objetivo da iniciativa foi esclarecer aos participantes a importância de descobrir a identidade territorial da sua região e como levantar essas informações por meio dos vários olhares das pessoas.
“Um ambientalista, um historiador, o empreendedor, os gestores públicos, a população, entre outros, cada um tem um olhar diferenciado da sua cidade”, destacou o consultor. Entretanto, segundo ele, é preciso que todos tenham um sentimento de pertencimento do lugar no qual vive para apresentar seu potencial para as pessoas que visitarem sua região. “Esse sentimento começa na sala de aula. Por isso a importância da educação nesse processo, da história para verificar a veracidade dos causos da cidade, da gestão pública e iniciativa privada para dar suporte para esses levantamentos. Cada um tem seu papel nesse processo. Não é obrigação só de um, mas é um processo que precisa do envolvimento de todos”, explanou.
A palestra, além de apresentar o caminho que as cidades podem seguir para buscar sua identidade territorial, foi uma oportunidade para as cidades presentes trocarem histórias e experiências vivenciadas em sua localidade. Durante a solenidade de abertura, as autoridades presentes abordaram a importância dessas ações e como a parceria com o Sebrae tem feito a diferença nesse processo para o crescimento local.
O chefe de Gabinete de Aragarças, Agne Reis, afirmou que a instituição tem sido um parceiro de longas data. “O Sebrae e nossa equipe buscam alavancar o processo do empreendedorismo em Aragarças e desenvolvimento da cidade em todas as áreas. Temos potencial e, com a ajuda do Sebrae, temos boas expectativas”.
O secretário de Indústria e Comércio da cidade, Manoel Nizan, também agradeceu à parceria e abordou a ampliação do número de MEIs em Aragarças. “Esse trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo na cidade irá gerar bons frutos. E já está gerando, pois antes tínhamos cerca de 1,5 mil MEIs e hoje são mais de 4 mil”, disse. Já o secretário de Turismo, Flávio Ricardo Gomes, além de agradecer a todos os presentes destacou que essa iniciativa é o começou de algo muito maior que a cidade pode alcançar. Sentimento compartilhado pelo vereador Darci Barros, que acredita que a valorização e o sentimento de pertencimento dos moradores trará desenvolvimento para a cidade.
O gestor estadual do programa Cidade Empreendedora, João Luiz Prestes, abordou em sua fala a importância de apresentar as potencialidades da cidade. “A gente sabe que aqui tem muito atrativo. A comunidade local precisa saber dar valor e acreditar na potencialidade do Araguaia do lado de cá. Esse lado de cá também é desenvolvido, esse lado de cá tem valor, é lindo e estamos aqui para trabalhar ele para que o município se desenvolva cada vez mais”, explicou.
Prestes destacou ainda que as trocas que acontecem nesses encontros temáticos são importantes para o desenvolvimento de cada cidade trabalhada. “Esse ano a gente fez mais de 20 encontros temáticos no Estado. É um momento de trocas e, por isso, a presença de outras cidades nesses eventos. A gente faz essas trocas e faz essa aproximação dos municípios para eles entenderem que eles podem atuar em conjunto como rede para conquistar várias coisas”.
A analista do Sebrae Lara Bianna falou sobre a Sala do Empreendedor de Aragarças e da participação de todos os envolvidos na iniciativa. “Este ano, foram mais de 500 atendimentos. O evento de hoje é para apresentar ao município todo trabalho que nós fizemos desde o início do ano através de programa Cidade Empreendedora”. Lara comenta que está há três anos no Sebrae e que vê a importância do trabalho para fomentar o empreendedorismo. “É preciso está presente em todo o ecossistema, todo o ambiente de transformação que inclui as agências bancárias, a estrutura do município e as políticas públicas”.
Outras cidades
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Jussara, Silvio Lopes, afirmou que essas iniciativas são de suma importância para o crescimento de cada localidade. “O encontro aqui foi de excelência. A gente volta com a mentalidade diferente e tenta aplicar dentro do que foi abordado aqui. Só agradecimento ao Sebrae por essa oportunidade. A gente trabalha muito dentro de Jussara, mas entendemos que temos que evoluir muito ainda. Essa é a proposta e o Sebrae tem nos dado todo suporte”, afirmou.
Apoio ao qual o superintendente de Fomento e Empreendedorismo de Piranhas, Flávio Gustavo Ferreira Nogueira, também agradece. “Esses encontros são muito importantes e o Sebrae proporciona para a gente uma série de palestras que pode ser usada no município. O que precisamos é essa força para melhorar cada vez mais e o Sebrae tem ajudado em várias áreas, além de dar todo o suporte para o nosso micro e pequeno empreendedor”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn