ASN GO
Compartilhe

Identidade Territorial foi abordada em encontro regional temático em Rio Quente

Evento faz parte do Programa Cidade Empreendedora e está sendo realizado em diversos municípios
Por Tauana Schetini, de Rio Quente
ASN GO
Compartilhe
O evento teve como objetivo principal demonstrar como fortalecer o desenvolvimento sustentável e econômico das cidades (Fotos Tauana Schetini)

O Encontro Regional Temático do Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae, foi realizado nesta quarta-feira (04), em Rio Quente, no Sul Goiano, reunindo lideranças, gestores públicos e empresários de 12 cidades da região para discutir o tema “Identidade Territorial”. O evento teve como objetivo principal fortalecer o desenvolvimento sustentável e econômico das cidades participantes, alinhando estratégias de crescimento com as características únicas de cada território.

Josimar Rafael, consultor do Sebrae, ministrou uma palestra bastante interativa e destacou a importância da identidade territorial em si. “Está profundamente ligada ao sentimento de pertencimento ao município, à conexão que cada indivíduo e empresa tem com o local onde vive e atua. Trata-se de valorizar a história, a cultura, os recursos naturais e as características únicas de cada cidade, reconhecendo que esses elementos moldam não apenas o ambiente, mas também as pessoas que fazem parte dele” explicou.

Parceiros no desenvolvimento de soluções para as cidades

Esse conceito foi central no encontro, levando em conta que as pessoas precisam se sentir conectadas e engajadas no desenvolvimento, contribuindo para o sucesso coletivo. “Porque dessa forma vocês vão juntos potencializar os recursos e ativos locais, promovendo o turismo, a cultura e a inovação de forma integrada e sustentável”, ilustrou para o público.

Josimar fez referências e comparações com diversos aspectos da vida cotidiana, onde o sentimento de pertencimento faz toda a diferença. “Assim como em nossa vida pessoal, onde nos sentimos mais confortáveis e seguros em ambientes familiares, o mesmo acontece com a relação que temos com a cidade onde vivemos. Quando nos identificamos com o lugar, a conexão é mais profunda, nos tornamos mais engajados e dispostos a colaborar”, garantiu.

João Luiz Prestes, analista do Sebrae e gestor estadual do Cidade Empreendedora, contou aos participantes que os encontros estão gerando interações, trocas de boas práticas e parcerias entre municípios.“Essa colaboração contínua não só impulsiona o desenvolvimento econômico local, mas também promove uma trajetória sustentável para cada cidade. Estamos construindo, juntos, um futuro mais próspero e integrado para nossas regiões”, enalteceu.

Ele ainda explicou aos participantes sobre sobre os eixos estratégicos do Cidade Empreendedora e a forma como têm sido trabalhados nos municípios. “Os eixos estratégicos que estamos trabalhando com os municípios são fundamentais para direcionar o desenvolvimento local de forma estruturada e sustentável. Cada cidade tem suas particularidades, e ao focarmos em áreas como inovação, empreendedorismo, educação e sustentabilidade, conseguimos potencializar o que cada município tem de melhor”, garantiu.

Rio Quente foi escolhida como sede do evento por seu papel de destaque no turismo e na preservação ambiental

Fernanda Lobato, gerente da Regional Sul do Sebrae, reafirmou a importância de se valorizar o que é único em cada localidade e mostrou como a instituição continua a ser uma parceira fundamental no fortalecimento das micro e pequenas empresas, promovendo o empreendedorismo com foco na identidade e no desenvolvimento sustentável. “Nosso trabalho junto aos municípios tem mostrado a força da união em torno de objetivos comuns. Ao apoiar cada cidade no desenvolvimento de seus eixos estratégicos, estamos não só fortalecendo a economia local, mas também criando um ambiente mais próspero para todos. O compromisso das lideranças municipais com o Programa Cidade Empreendedora está gerando transformações positivas e duradouras”, assegurou.

Durante o encontro, foram abordadas as especificidades culturais, sociais e econômicas que formam a identidade das cidades, mostrando como o empreendedorismo pode ser um vetor de valorização dessas singularidades. Rio Quente foi escolhida como sede do evento por seu papel de destaque no turismo e na preservação ambiental, exemplificando a importância de se respeitar e promover a identidade territorial em todas as frentes de desenvolvimento.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Cidade Empreendedora
  • encontro regional temático
  • Goiás
  • Identidade Territorial
  • Regional Sul
  • Rio Quente