
O Sebrae Goiás, em parceria com a Prefeitura Municipal de Água Fria de Goiás, inaugurou, nesta quarta-feira (30), a Sala do Empreendedor em cerimônia realizada na Biblioteca Pública Municipal. O evento reuniu a prefeita Virginia Castro, o gerente regional do Sebrae, Cleber Chagas, o analista do Sebrae Jorge Luis e diversas autoridades municipais e regionais.
Entre elas estiveram no evento Peniel Pacheco (diretor de planejamento e administração da Sudeco), Raquel Santori (coordenadora da Sudeco), João Paulo (técnico de área de fundos da Sudeco), além dos secretários municipais José Coelho (Administração), José Ribeiro (Agricultura), Eliane Monteiro (Cultura), Wagner Teixeira (Meio Ambiente), Jucélia Mendes (Chefe de Gabinete) e Sandra Regino (Diretora de Turismo).
Durante a solenidade, destacou-se que a Sala do Empreendedor funcionará como um novo ponto de atendimento, fruto da parceria técnica entre Sebrae e prefeitura. O espaço vai oferecer suporte ao empreendedor local, inclusive com orientações sobre crédito, gestão financeira, acesso a diversos benefícios para o empreendedorismo, além de promover a capacitação de pequenos empresários para fortalecer o comércio e a economia municipal.

O gerente do Sebrae na Regional Entorno do DF/Nordeste, Cleber Chagas, enfatizou o processo de interiorização do atendimento da instituição no estado, ao destacar que Água Fria de Goiás é o 24º município da regional a receber uma Sala do Empreendedor, o que torna o acesso aos serviços do Sebrae ainda mais prático e próximo dos pequenos negócios. “Estamos aqui, de mãos dadas com o município, para potencializar cada vez mais o crescimento da cidade, reforçando nosso compromisso com a melhoria do ambiente de negócios local”.
Para Cleber, a abertura da Sala do Empreendedor em Água Fria é um passo importante para oferecer muitas oportunidades ao empreendedor local e para quem quer empreender. “É um serviço especializado que vem para o município. Assim, a pessoa daqui não vai mais precisar ir para longe para ter um atendimento especializado ou para obter serviços que, muitas vezes, podem ser considerados básicos, mas que, de acordo com a realidade de cada pessoa, se tornam inviáveis, como, por exemplo, a abertura de um MEI. São todos serviços que a Sala do Empreendedor oferece gratuitamente”, afirmou.

Em sua fala, a prefeita ressaltou os desafios e a importância de incentivar compras dentro do próprio município, em busca de capacitar os pequenos produtores e comerciantes para que possam fornecer ao setor público, gerando desenvolvimento econômico local e oportunidades de emprego. Ela destacou a parceria com o Sebrae como fundamental para alcançar esse objetivo, para capacitar os pequenos produtores e comerciantes locais.
“Eu acredito que o papel do Sebrae em um município como o nosso é de fundamental importância. Já fiz parte do Sebrae como agente de desenvolvimento econômico e, por conta disso, sei a importância que representa, buscando muitas vezes tirar aquele pequeno produtor, aquele pequeno empresário que está ali sem uma luz no seu caminho, trazendo desenvolvimento para ele, trazendo informação, trazendo formas de melhorar sua qualidade de vida”, ponderou.

Peniel Pacheco ressaltou o papel fundamental do Sebrae para o fortalecimento dos pequenos negócios no município. “É fundamental investir para aumentar a produção e competitividade. Estamos aqui para ajudar você a crescer, com orientações e apoio do Sebrae, para que o investimento seja bem aplicado e traga resultados concretos. Foi dado o pontapé inicial, agora é capacitar e conquistar resultados”.

Durante a inauguração, Diego Almeida, agente de atendimento e desenvolvimento e responsável pelo novo espaço, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para fomentar o empreendedorismo local. “É muito importante para melhorar o atendimento aos empresários e também àqueles que desejam iniciar a jornada como empreendedores. Esta solenidade de hoje é muito significativa para Água Fria. Esperamos realizar um trabalho bem feito, que proporcione conforto, modernidade e os caminhos necessários para que os empresários do nosso município sigam em frente”.

O analista do Sebrae Jorge Luís também destacou a relevância do espaço para o fortalecimento dos pequenos negócios no município e falou sobre as perspectivas da iniciativa. “A Sala do Empreendedor veio realmente para contribuir com o avanço dos negócios do município, dando oportunidade para que os empreendedores se desenvolvam, se capacitem e, consequentemente, possam gerar mais emprego e renda para a região, mantendo, assim, a mão de obra local. Buscamos sintonizar essas vagas de emprego por meio de empresas mais estruturadas, que, por estarem se desenvolvendo, acabam gerando mais recursos para o próprio município. Vejo este momento como o primeiro passo para uma parceria de sucesso”.

A solenidade na tarde desta quarta-feira, contou ainda com a presença do consultor do Sebrae Daniel Otávio, que veio diretamente da cidade de Santa Helena, no sudoeste goiano. Especialista em educação financeira, Daniel Otávio foi um dos palestrantes do evento e abordou o tema crédito e análise financeira. Durante sua palestra, os participantes compreenderam que a Sala do Empreendedor está de portas abertas para atender suas empresas. Eles também puderam entender a importância do fluxo de caixa projetado, ferramenta destacada pelo palestrante. Ele enfatizou que “Mudar dói, mas vale a pena”, reforçando a necessidade de adaptação e planejamento financeiro para o sucesso dos negócios locais.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
