ASN GO
Compartilhe

Inclusão e produtividade nas empresas são destaques em palestras em Porangatu

Evento gratuito realizado por Sebrae, Aciap e prefeitura reuniu empresários e comerciantes para discutir acessibilidade e boas práticas na gestão do tempo
Por Peddro Gomes, de Porangatu
ASN GO
Compartilhe
As palestras atraíram grande público em Porangatu (Fotos Pedro Gomes)

Na noite de quinta-feira (10), empreendedores de Porangatu, no Norte de Goiás, participaram de uma programação voltada à inclusão e ao aprimoramento da produtividade nos negócios. O evento foi realizado em parceria entre o Sebrae Goiás, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (Aciap) e a Prefeitura Municipal.

A primeira palestra foi conduzida pela professora e tradutora de Libras Leidislaine Barbosa, que falou sobre a importância da inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho, com foco no comércio local. Leidislaine compartilhou experiências da sua trajetória profissional e destacou o caso da ex-aluna Andressa Ramos Resende, que é surda e enfrenta dificuldades para se comunicar após sair da escola.

“Quando a Andressa me trouxe sua frustração por não ter mais acesso à comunicação, percebi o quanto isso também afeta toda a comunidade surda. Muita gente nem imagina que existem surdos alfabetizados na cidade que poderiam estar trabalhando no comércio. Por isso, procurei a Associação Comercial, que acolheu a ideia. Acredito que o resultado será positivo. A sociedade de Porangatu está aberta a essa nova forma de comunicação”, afirmou.

Com auxílio da intérprete, a própria Andressa participou do evento e compartilhou suas expectativas. “Confesso que senti medo de vir, mas foi uma experiência maravilhosa. Se as pessoas tiverem interesse, vão começar a incluir Libras, e isso é algo incrível. Meu maior sonho é conseguir um emprego aqui em Porangatu. Passo muito tempo sozinha. Trabalhar seria uma oportunidade de me comunicar mais e realizar esse sonho”, disse.

A professora Leidislaine Barbosa com a ex-aluna surda Andressa Ramos Resende: necessidade de inclusão

Na sequência, o consultor e palestrante Josimar Rafael falou sobre “Gestão do Tempo e Produtividade”, com foco na conciliação entre vida pessoal e profissional, além da necessidade de mudar atitudes para alcançar um atendimento de excelência. Segundo Josimar, o propósito da palestra foi estimular uma reflexão nos empresários sobre equilíbrio e decisões conscientes.

“O que falta muitas vezes é voltar ao básico, aquilo que importa de verdade para o cliente. A excelência pode acontecer em todas as áreas da vida — nos negócios, na família, nas relações —, mas isso depende de uma decisão. O Sebrae aponta o caminho, mas a escolha é de cada um”, afirmou. Durante a palestra, foram abordados temas como libertação da correria do dia a dia, estratégias para uso do tempo, aumento de produtividade e redução do estresse.

O analista técnico do Sebrae em Porangatu Ewerton Filho reforçou a missão da instituição. “O tempo é um recurso que não podemos aumentar, então é preciso aprender a usá-lo melhor. Essas palestras foram pensadas com base nas necessidades dos empreendedores locais e também com base numa demanda do grupo de estudos interdisciplinar, que nos trouxe a preocupação com a inclusão. Unimos as duas temáticas para sensibilizar os empresários”, explicou.

Ewerton Filho, analista do Sebrae, afirmou que a instituição atendeu a demandas dos empresários locais

Empresários presentes aprovaram a iniciativa. Magna Dutra, cabeleireira há mais de 20 anos em Porangatu, classificou o conteúdo como valioso. “Já participei de muitos cursos, mas essa palestra teve algo diferente. Saí de lá refletindo sobre o tempo, o equilíbrio e a forma como lidamos com a vida e os negócios. Foi enriquecedor”, afirmou.

Thalita Borba, que atua no setor de joalheria, também saiu motivada. “O que aprendi hoje é que não basta vender um produto, é preciso gerar uma experiência. Quero aplicar isso no meu atendimento. Essas palestras ajudam muito quem está começando ou até pensando em desistir”, relatou.

“A palestra do Josemar Rafael na Aciap, com apoio do Sebrae, foi inspiradora e muito enriquecedora. Ele abordou com leveza temas importantes como decisões, propósito e os ajustes que precisamos fazer no dia a dia para alcançar nossos objetivos. Trouxe reflexões valiosas sobre gestão de pessoas e a importância de olhar com cuidado para nossa equipe. Foi dinâmica, envolvente e nos motivou a buscar um negócio mais saudável e com propósito. Parabéns ao Josemar, à Aciap e ao Sebrae pelo excelente trabalho”, ressaltou a mentora e consultora empresarial Gabriela Scherolli.

O presidente da Aciap, Fabrício Almeida, falou sobre o papel das entidades no apoio ao empreendedor. “A classe empresarial precisa de momentos como esse, que provocam reflexão e mostram caminhos. O Josimar trouxe uma palestra de alto nível e, mais uma vez, a parceria com o Sebrae mostrou sua força”, disse.

Presente no evento, o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Empresariais de Goiás (Facieg), Márcio Luís, reforçou o valor da ação conjunta. “Foi um acerto. Tivemos inclusão, qualificação e uma fala necessária sobre o papel do comércio nesse processo. A palestra do Josimar foi precisa. O auditório cheio mostra que a Aciap e o Sebrae acertaram mais uma vez”, afirmou. O evento foi gratuito e voltado a empresários, empreendedores e colaboradores do comércio local.

Os presidentes da Facieg, Márcio Luís, e da Aciap, Fabrício Almeida, falaram sobre a importância das parcerias

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Aciap
  • Facieg
  • inclusão
  • palestras
  • Porangatu
  • produtividade
  • Regional Norte