ASN GO
Compartilhe

Inclusão socioprodutiva é tema central de Encontro Regional em Anápolis

Evento teve participação de lideranças, técnicos da assistência social e empreendedores
Por Leidiana Batista, de Anápolis
ASN GO
Compartilhe
Evento reuniu representantes de sete municípios da Regional Centro-Leste (Fotos Leidiana Batista)

O Sebrae Goiás realizou na sexta-feira (23) o Encontro Regional Temático – Inclusão Socioprodutiva, que reuniu representantes de sete municípios da Regional Centro-Leste. A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) abriu suas portas para sediar o evento, promovido em parceria com a Secretaria de Assistência e Políticas Sociais e a Acia. Participaram lideranças, técnicos da assistência social e empreendedores interessados em discutir e fomentar estratégias de inclusão produtiva na região.

O gerente do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil, destacou a relevância de Anápolis para o desenvolvimento econômico do estado. “A participação de cada município presente é fundamental para que o programa de inclusão socioprodutiva dê frutos no estado”. Segundo ele, o protagonismo regional e o engajamento das prefeituras são decisivos para que as políticas públicas de inclusão realmente impactem as comunidades mais vulneráveis.

Adimir Lucheti, diretor da ACIA para Assuntos Institucionais, ao lado do gerente da Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, Sergio Monturil

Adimir Lucheti, diretor da Acia para Assuntos Institucionais, deu as boas-vindas e destacou a importância da entidade como espaço de acolhimento e desenvolvimento para os negócios locais. “A Acia é a casa do empresário. Por isso, contem com ela sempre que precisar”, reforçou ao saudar o público presente.

A palestra principal ficou a cargo do consultor Celso Nunes de Oliveira, que trouxe sua vasta experiência na implementação de programas de inclusão socioprodutiva, com histórico marcante no Rio de Janeiro. De forma clara e objetiva, Celso apresentou os pilares que sustentam esse tipo de política pública. Ele abordou desde a análise e interpretação criteriosa do Cadastro Único (CadÚnico), além da necessária integração entre secretarias da administração pública, até a criação de projetos voltados para educação, possibilitando a captação de recursos e o fortalecimento de ações em parceria com empresas.

O consultor Celso Nunes de Oliveira, que proferiu a palestra principal do evento

“A comunicação empática é fundamental. Não basta oferecer um curso: é preciso acolher, ouvir e entender a realidade dessas famílias, para só então propor soluções que de fato façam sentido”, destacou Celso. Ele defendeu uma atuação proativa das equipes de assistência social ao encontro das famílias vulneráveis para mapear necessidades e talentos escondidos.

Entre os participantes, estavam representantes dos municípios de Anápolis, Bonfinópolis, Silvânia, Vianópolis, Alexânia e Pirenópolis. O analista do Sebrae Goiás na Regional Centro-Leste, Ewerton Costa, ressaltou a importância estratégica da realização desse encontro. “É o primeiro de uma série que vamos promover. Cada regional está realizando o seu, trabalhando temáticas variadas. Aqui, focamos na inclusão socioprodutiva, que é uma pauta essencial para reduzir a dependência do assistencialismo e fomentar alternativas concretas de geração de renda”.

Robson Tolentino, analista do Sebrae Goiás e organizador do evento, reforçou que o encontro não é uma ação isolada, mas faz parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento das micro e pequenas empresas, especialmente em municípios menores, onde, muitas vezes, as oportunidades são escassas e o empreendedorismo surge como uma poderosa ferramenta de emancipação econômica.

A secretária de Assistência e Políticas Sociais de Anápolis, Jordana de Faria Pena, trouxe um olhar sensível sobre a importância das parcerias firmadas. “É uma bandeira do governo Márcio Corrêa emancipar essa população vulnerável. O benefício social deve ser transitório; o ideal é que as pessoas tenham autonomia e novas oportunidades de renda”, pontuou Jordana.

A secretária de Assistência e Políticas Sociais de Anápolis, Jordana de Faria Pena, ao lado de Sergio Monturil

Ela explicou que a iniciativa busca identificar as aptidões e talentos das pessoas em situação de vulnerabilidade, para oferecer capacitação em áreas específicas, como beleza, gastronomia e serviços gerais. “Após o curso, a pessoa pode conseguir um emprego ou empreender, utilizando linhas de crédito social para estruturar seu negócio”, completou.

A secretária também anunciou a inauguração de uma nova Sala do Empreendedor em Anápolis, fruto da parceria com o Sebrae, que irá oferecer atendimento humanizado e acolhedor. O espaço facilitará processos como formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) e abertura de empresas. “São pessoas simples, que precisam de uma orientação mais próxima para conseguir se formalizar e conquistar independência financeira” reforçou.

Entre os presentes, também esteve o vereador Realminton Espíndola, representante da Câmara Municipal de Anápolis. Ele defendeu ações que facilitem a contratação de pessoas com autismo, como parte de um conjunto mais amplo de políticas de inclusão.

Charles Dumaresq, gestor do programa Cidade Empreendedora-Políticas Públicas no Sebrae Goiás

O gestor estadual do programa Cidade Empreendedora-Políticas Públicas, Charles Dumaresq, também prestigiou o evento e enfatizou a importância do programa avançar em todas as cidades goianas. Tolentino reforçou o convite para que os servidores públicos e demais interessados sigam participando das próximas etapas do programa. “Esse é só o começo. Temos um calendário extenso de ações de desenvolvimento socioeconômico”, lembrou.

O Encontro Regional Temático reforça a importância da articulação entre poder público, sociedade civil e setor produtivo na construção de políticas que promovam emprego e empreendedorismo, para oferecer condições para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam gerar sua própria renda e viver com mais dignidade.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Assistência e Políticas Sociais ou nas unidades do Cras e Creas de cada cidade.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Anápolis
  • Inclusão Socioprodutiva
  • Regional Centro-Leste