ASN GO
Compartilhe

Incubadora de Novos Escritórios de Advocacia promove encontro de gestão na sede da OAB-Goiás

Foram discutidas tendências, estratégias de gestão, inovação, tecnologia, boas práticas e contou com a palestra da influenciadora digital Cintia Chagas
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Meeting de Gestão de Escritórios de Advocacia reuniu operadores do direito nesta quinta-feira, 4, no auditório Eli Alves Fortes, na sede da OAB Goiás, no setor Marista. O evento faz parte de extensa programação de palestras da Incubadora de Novos Escritórios de Advocacia, desenvolvido por meio de convênio do Sebrae Goiás com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e com apoio da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag).

Na abertura do encontro, que abordou tendências, estratégias de gestão, inovação, tecnologia e boas práticas que impactam o futuro dos escritórios jurídicos no Brasil, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou a satisfação da instituição em participar do primeiro encontro dedicado ao fortalecimento do empreendedorismo na advocacia goiana. “A gente tem um compromisso enorme de debatermos e trazermos uma pauta de extrema relevância para todos nós”, adiantou.

Em sua palestra, com o tema: Empreendedorismo em Goiás, Antônio Carlos falou sobre o panorama do segmento profissional aos participantes. O superintendente mostrou dados atualizados sobre o empreendedorismo em Goiás, com ênfase no segmento jurídico, para evidenciar o potencial de crescimento da área e a necessidade de que os profissionais do Direito desenvolvam competências empreendedoras.

Ele reforçou que a advocacia do futuro exige preparo, gestão e visão estratégica, oferecidos pelo Sebrae para apoiar uma atuação mais sustentável e competitiva. “Os números mostram que estamos diante de um cenário dinâmico, que exige dos operadores do Direito uma postura empreendedora cada vez mais sólida”, afirmou.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, palestrou sobre o Empreendedorismo em Goiás, com ênfase no segmento jurídico (Fotos: Fábio Costa)

Ao apresentar os indicadores econômicos do Estado, Antônio Carlos lembrou que os pequenos negócios já respondem por 38% do PIB de Goiás e são responsáveis por 66% dos empregos formais em 2025, com um saldo positivo de 51 mil vagas entre janeiro e setembro.

No setor de serviços, onde as atividades jurídicas estão inseridas, ressaltou que o ramo possui mais de 179 mil empresas no Brasil, dessas 6 mil apenas em Goiás, das quais 85% são pequenos negócios. “Goiás é o sétimo estado com maior número de advogados no país e chamou atenção para o perfil dos novos profissionais: 71% dos jovens advogados atuam como autônomos, reforçando a necessidade de qualificação em gestão, inovação e posicionamento de mercado”, observou.

Antônio Carlos enfatizou ainda a evolução do Incubadora de Novos Escritórios, e da percepção sobre a dimensão do impacto que esse projeto já gera na advocacia goiana. Na primeira turma, foram 580 inscritos na Região Metropolitana, com 55 projetos avaliados e 25 deles incubados.

Na segunda turma, o alcance se estendeu para Goiânia, Anápolis, Luziânia, Caldas Novas, São Luís de Montes Belos e Porangatu, com 892 inscritos, 81 projetos avaliados e 40 incubados. Agora, a terceira turma, abrange municípios como Formosa, Jataí, Iporá, Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Goianésia, e já são mais de 1.083 inscritos.

Segundo o diretor superintendente, esses números mostram que a advocacia tem buscado, cada vez mais, qualificação empreendedora e ferramentas para transformar a gestão dos escritórios. “A incubadora não é apenas um programa; é um movimento que abre espaço para inovação, desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade dos serviços jurídicos em Goiás. Esse avanço reflete o quanto a classe está comprometida em evoluir e se posicionar de forma mais competitiva, sustentável e alinhada às demandas do mercado”, apontou.

Rafael Lara, presidente da OAB Goiás classificou o Projeto de Incubadora de Novos Escritórios, em parceria com o Sebrae Goiás, como uma verdadeira escola de empreendedorismo

O presidente da OAB Goiás, Rafael Lara, reiterou que o fortalecimento da cultura empreendedora na advocacia tem sido uma construção contínua desde 2021. Segundo ele, “o empreendedorismo seja da porta para fora do escritório, seja na porta para dentro, é a principal resposta diante do crescimento acelerado da profissão no estado”, afirmou.

Rafael ainda avaliou o impacto positivo da parceria com o Sebrae, em especial, por meio da Incubadora de Novos Escritórios de Advocacia, projeto que classificou como “uma verdadeira escola de empreendedorismo”, salientou.

Além disso, ainda anunciou os próximos passos dessa colaboração: a implementação da Escola de Negócios da Advocacia e a oferta do Empretec, metodologia do Sebrae reconhecida por sua imersão em competências empreendedoras. “Estamos conectando a primeira fase desse projeto à próxima, que vai ampliar a qualificação empreendedora de toda a advocacia goiana”, reiterou o presidente da Ordem.

Convênio de sucesso

Matheus Scoponi, presidente da Comissão da Incubadora de Novos Escritórios de Advocacia da OAB-Goiás, satisfeito com os resultados alcançados, informou que o projeto está na terceira edição e pontuou a evolução alcançada ao longo do tempo. “O Sebrae trouxe uma nova visão para a advocacia. Essa parceria enriquece demais os escritórios. Nós avançamos na visão de gestão e de empreendedorismo”, afirmou ao assinalar a observação unânime dos participantes de cada edição.

O presidente da Comissão da Incubadora de Novos Escritórios de Advocacia da OAB-Goiás, Matheus Scoponi, enfatizou que o Sebrae trouxe uma nova visão para a advocacia, com gestão e empreendedorismo

A analista e gestora do Convênio Sebrae/OAB-GO, Vera de Oliveira, destaca a força do Sebrae e da OAB. “Hoje, nós estamos aqui numa ação extremamente estratégica para o Sebrae e para a OAB Goiás. Estamos promovendo um meeting de gestão de escritório para que o advogado tenha a oportunidade de uma reflexão da importância da gestão, do empreendedorismo como fator de desenvolvimento e de sucesso para os seus negócios”, salientou.

Vera de Oliveira, analista e gestora do Convênio Sebrae/OAB-GO, ressaltou a força da parceria entre SEbrae Goiás e OAB e o ganho de conhecimento dos participantes das Incubadoras de Novos Escritórios

Segundo Vera, “já estamos na terceira turma da incubadora, mas o objetivo é levar o conhecimento de gestão para mais profissionais da Advocacia. Se você ainda não está aqui, vem, tem muito para você e principalmente para o sucesso do seu escritório”, pontuou.

Determinação, persistência e estratégia

A ex-professora de português, comunicadora e palestrante, Cíntia Chagas, sempre de forma bem-humorada, compartilhou a história da própria jornada de empreendedorismo até que conseguiu alcançar os objetivos e o patamar, “ser rica e famosa. Era o que eu dizia à minha mãe quando ela perguntava o que eu queria ser quando crescesse”, disse.

Com veia empreendedora, Cintia criou cursinhos de português para um público bem específico de jovens que tinham como meta, vender a concorrência no vestibular para medicina. Chegou a ter 14 turmas. Mas ainda não estava satisfeita e continuou a perseguir o sonho de criança.

A influenciadora digital Cintia Chagas palestrosobre sua jornada de sucesso

Para alcançar os objetivos, o que não faltou a Cintia foi estratégia, conforme revelou durante a apresentação. Nos primeiros anos da carreira, quando ainda buscava visibilidade e reconhecimento, contou com o apoio de pessoas que foram determinantes em sua caminhada, como o padre Fábio de Melo, que a incentivou em momentos decisivos.

Também comentou a emoção de ter alcançado espaços de grande projeção nacional, como suas participações no programa da Angélica e no Programa Raul Gil, oportunidades que contribuíram para consolidar sua imagem como comunicadora e ampliaram seu alcance para além do universo educacional.

Cintia contou que o empreendedorismo foi uma base da sua jornada com estratégia

Com o tema: Indicadores Jurídicos que importam: medindo o que realmente gera resultado, a gerente Jurídica do Sebrae Goiás, Bárbara Alencar, que também é Conselheira Consultiva da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), e da Seccional da OAB/GO, apontou que ao mensurar resultados na advocacia é necessário reconhecer que fomos formados para pensar de um único jeito.

A gerente Jurídica do Sebrae Goiás, Bárbara Alencar, que também é Conselheira Consultiva da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), e da Seccional da OAB/GO falou sobre Indicadores Jurídicos que importam: medindo o que realmente gera resultado

“Passamos anos na educação formal, sendo treinados para alcançar o sucesso por meio de técnicas tradicionais, e, muitas vezes nos dizem que esse é o único caminho possível e na prática, descobrimos que nem sempre isso funciona”, assinalou. Dentre os pontos abordados, Bárbara salientou ainda que “o que realmente importa é sermos confiáveis. Meu cliente precisa ter a certeza de que eu farei o que for melhor para ele”, disse.

Na programação, o Sebrae contribuiu ainda com o tema: Gestão Financeira, com o analista e gestor estadual do Programa Conexão Financeira, no Sebrae Goiás, Gustavo Toledo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Incubadora de Novos Escritórios
  • Meeting de Gestão