ASN GO Atualização
Compartilhe

Inovação em campo

Sebrae seleciona, até 11/07, Agentes Locais de Inovação para o campo, com bolsa de R$ 5 mil por mês
Por Adrianne Vitoreli
ASN GO Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de elevar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade dos produtores rurais, o Sebrae Goiás está com processo para seleção de Agentes Locais de Inovação (ALI) para atuar no campo. A bolsa para esses profissionais é de R$ 5 mil ao mês, e as inscrições vão até dia 11 de julho.

O ALI Rural faz um diagnóstico da propriedade e aponta o que precisa ser melhorado, explica George Gustavo Rabelo

O ALI Rural atua com pesquisas e aplicação de metodologias que fomentam os pequenos produtores na cadeia do agronegócio. “A exemplo do ALI Produtividade, direcionado para o comércio, indústria e serviço, o ALI Rural possui atendimento coletivo e individual no campo com agentes locais, onde é feito um diagnóstico da propriedade, quais os gargalos, os pontos de atenção e o que precisa ser melhorado”, explica George Gustavo Rabelo, gestor estadual do Programa Brasil Mais Produtivo, do qual o ALI Rural faz parte. A partir daí, são propostas soluções com inovação, feitos testes de aplicação de novas tecnologias, avaliação, validação das aplicações e mensuração de resultados.

O que é o ALI Rural

O ALI Rural é um programa do Sebrae gratuito e feito sob medida para os pequenos produtores rurais e tem como propósito oferecer soluções inovadoras para o agronegócio sustentável. Esta é uma expansão do Programa ALI, que já provou ser uma metodologia de sucesso para o avanço da inovação e para a melhoria da produtividade e renda para micro e pequenas empresas em todo o Brasil.

A metodologia ALI Rural abrange cinco áreas: marketing, produção, novos produtos, redução de custos e gestão. O programa oferece uma oportunidade para transformar negócios agrícolas familiares, oferece treinamentos em segurança e higiene alimentar, gestão financeira e uso de tecnologia inovadora.

O Programa ALI Rural possui atendimento para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O principal objetivo é elevar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade dos produtores rurais. Em Goiás o programa está em fase de ampliação, e 150 pequenos produtores estão em atendimento em um ciclo que possui oito meses de acompanhamento. O próximo ciclo terá duração de 12 meses.

Pequenos negócios rurais em Goiás

De acordo com a Receita Federal, em Goiás estão registradas 756.062 empresas no agronegócio, sendo a maioria de microempreendedores individuais (MEIs)*, com 450.349 unidades, seguidos pelas microempresas (273.888) e empresas de pequeno porte (31.825). “O cenário do agro no estado como propulsor da economia valida o investimento no fortalecimento dos pequenos negócios rurais, e o Sebrae trabalha para proporcionar esse atendimento, não só com o ALI Rural, mas com outros programas voltados para o segmento”, ressalta George Gustavo Toledo.

O edital completo do processo seletivo pode ser acessado aqui>

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Agentes Locais de Inovação
  • agronecócio
  • ALI RURAL
  • Goiânia
  • processo seletivo