
A CooperBelgo em Bela Vista de Goiás tem mais de 50 anos de história e o Sebrae foi peça fundamental para o crescimento da cooperativa. Hoje a CooperBelgo, que começou apenas com produtores de leite, é mista, tem mais de 900 cooperados e oferece diversos serviços, incluindo loja agropecuária, laticínio, supermercado, posto de combustível, fábrica de ração e está expandindo para receber grãos. A cooperativa tinha um encontro anual com o balcão de negócios e a festa da família e, há quatro anos, a diretoria resolveu separar a festa da família com o balcão do agro. E foi no último dia 27 de setembro que os bela-vistenses receberam a quarta edição do Balcão do Agro 2025, com 32 expositores subsidiados pelo Sebrae Goiás, consultorias de acesso ao crédito e palestras.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, esteve presente no Balcão e destacou a parceria do Sebrae com a CopperBelgo. “O Sebrae sempre está junto ao empreendedor e aqui estamos junto ao produtor rural nessa parceria que estabelecemos com a OCB de Goiás, e de uma maneira muito especial com a CopperBelgo, que é uma filiada à OCB Goiás. Estamos aqui com toda a nossa estrutura de aporte, de solução, de orientação ao produtor com suporte que nós damos aos empreendedores que estão aqui presentes nesse importante evento, nessa feira de negócios que está sendo realizada aqui pela CopperBelgo”, disse.

A analista de microrregião do Sebrae Goiás, Cinely de Oliveira Carlotto, concorda com o posicionamento do diretor superintendente e ressalta o crescimento do evento no passar dos anos e que o apoio da instituição é tanto para as micro e pequenas empresas como para os produtores rurais locais. “Eles estão expondo aqui seus produtos, seus negócios que apoiamos com nossas consultorias técnicas, gerenciais, cursos e oficinas voltados para esse público. Além disso, estamos percebendo que a cada ano o Balcão do Agro da CopperBelgo tem aumentado o movimento e atraído atenções para novos negócios. Notamos aqui muitos produtores e empresários locais interessados em se qualificarem, em especial na gestão financeira. Então, foi um evento bastante interessante de divulgação e de abertura de novos negócios.

Para a diretora administrativa da cooperativa, Caroline Paixão do Amaral, o balcão tem sido uma oportunidade para reunir fornecedores e cooperados para promover negócios e apresentar inovações. “Nós desenvolvemos o balcão do agro com a ideia de ser a extensão do nosso balcão, do balcão da loja agropecuária, com o intuito de trazer os nossos parceiros, os nossos fornecedores, para ter um contato direto com os nossos cooperados, e poder saber de tudo que eles têm de inovação, para enender tudo sobre os produtos deles e fazerem grandes negócios. Então o que nós queremos é aproximar os nossos fornecedores e os nossos clientes, e eles reconhecerem que nossos negócios são todos transparentes, e eles ficarem antenados com tudo que tem de novo”, afirmou.

Os participantes dos stands foram unânimes em ver o balcão como uma oportunidade para novos negócios e ressaltar o Sebrae como um parceiro para a qualificação e crescimento de seu empreendimento. É o caso da sócia fundadora e diretora de articulação institucional da cooperativa Floryá, Elza de Jesus Teixeira. Ela afirmou que sem o apoio do Sebrae eles não teriam como participar da feira. “Participar de eventos como esses amplia nossos clientes, além de ser uma oportunidade para fazer network. Trabalhamos com alimentos com a preocupação da sustentabilidade”. Além disso a Floryá é a realização de um sonho que só foi concretizado com a parceria do Sebrae. A cooperativa, inclusive, estará na Alemanha apresentando seu produto e contando sua história.

Troca que também foi destacada pela parceira da empresa Nanica Chic Ecomoda, Simone Bonifácio. “A participação em feiras é crucial para atrair novos clientes e parceiros, divulgar produtos e educar o público. A troca de experiências e a demonstração da importância da cooperação também são aspectos importantes”, disse. A empresa de Jaraguá do Sul é um projeto de Carmem Hreckzuc e que chega à Goiás, por meio da Simone, com suas semijóias de prata ou folheados com a fibra da bananeira e mostra de uma maneira artísticas e sustentável que é possível fazer moda e arte com material que poderia trazer prejuízos ao meio ambiente.
Busca de aperfeiçoamento que o proprietário do escritório de contabilidade Inov, Wederson Silva Vaz, percebe afirmando que a empresa participa do Balcão pelo segundo ano consecutivo. Ele observa uma evolução em relação ao ano anterior, tanto na estrutura do evento quanto no número e interesse dos visitantes. Para ele essas mudanças se devem às parcerias. “A CopperBelgo é uma empresa que tem crescido muito e a sua maturidade tecnológica é visível. O Sebrae também é outro grande parceiro da iniciativa, não só pelos subsídios para a feira, mas também pelos cursos e conteúdos que oferece”, finalizou.

O visitante e produtor de leite Eluede Bento da Silva é um dos clientes que participaram para comprar os produtos para sua propriedade. Ele também destaca que é um dos produtores que já foi beneficiado com os subsídios do Sebrae. “Participo há mais de dois anos do Sebraetec com inseminação artificial e esse melhoramento do meu gado fez com que minha produção aumentasse em mais de 50%”, comemorou.
No Balcão Agro de 2025, o que se pôde observar dos expositores é a preocupação com o meio ambiente e a busca por eficácia na produção por meio de ideia inovadoras. A busca de qualificação e profissionalismos nos processos também foram destaques nessa edição. O evento encerrou com a palestra do professor de Ciências Agrária da UFG, Milton Luiz Moreira, sobre produção e utilização de silagem de milho para a revolução do leite e da alimentação. Logo após a palestra foi servido um almoço para os participantes.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
