A Expoind sediou na tarde de quinta-feira (30), a Jornada Nacional de Inovação da Indústria – Regional Centro-Oeste. O evento fez parte da programação da Feira da Indústria, Comércio, Habitação e Empreendedorismo (FIC) e é resultado de parceria entre o Sebrae Nacional e Confederação Nacional da Indústria (CNI) e, localmente, entre Sebrae Goiás e Sistema Fieg, no qual foram apresentados resultados dos levantamentos de soluções do setor no trabalho realizado regionalmente, além da realização de dois painéis sobre desafios e fomentos à inovação. Ao final, a Fieg premiou iniciativas de destaque. A FIC, que teve início na quarta-feira (29/10), segue até sábado (01/11) no Centro de Convenções de Goiânia, com extensa programação, incluindo palestras e atendimentos do Sebrae dentro da Feira do Empreendedor 2025. A entrada é gratuita.

O presidente do Sistema Fieg e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, André Luiz Baptista Lins Rocha, salientou o impacto positivo da jornada para o desenvolvimento sustentável e inovador das indústrias goianas. “Primeiro temos que reconhecer que um dos grandes feitos dessa jornada foi o fato de nós a interiorizarmos. Vemos as melhores práticas que estão ocorrendo no interior do país. No caso de Goiás, tivemos duas importantes experiências em Rio Verde e em Anápolis, onde a CNI pôde escutar um pouco daquilo que as empresas fazem”, apontou.
Para André, um ponto que surpreendeu foi ver que para as empresas, até por conta dos desafios que são impostos no dia a dia de um mercado cada vez mais competitivo, inovar não é mais um diferencial, mas é uma questão de sobrevivência. “O Sistema Indústria, através da Fieg, Sesi, Senai, IEL e da própria CNI, está tentando contribuir e ajudar as empresas a inovarem, estimulando o investimento em pesquisa, em desenvolvimento, em importação de equipamentos, para que tragam também tecnologias e possam fazer as adaptações necessárias, inovando cada vez mais, tornando os serviços mais eficientes e produtivos, de uma maneira que possam competir em igualdade com empresas que têm acesso a juros mais baratos, a cargas tributárias menores, e isso aí é um desafio, pois custo Brasil é um grande desafio, e a inovação é necessária para que possamos conseguir vencê-lo”, sublinhou.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, enalteceu a parceria com foco no desenvolvimento sustentável e inovador das indústrias Goiás, em especial das pequenas e micro indústrias. “É uma grande ação, uma parceria importante que a CNI estabeleceu com o Sebrae, a Jornada da Inovação, em que a gente tem a oportunidade de, durante a FIC, realizarmos este encontro regional no Centro-Oeste brasileiro, convergindo todas as pautas importantes para o fortalecimento da indústria”, afirmou.
Além disso, Antônio Carlos assinalou o papel importante que o Sebrae já tem feito no estado, juntamente com a Federação da Indústria. “Temos aqui uma concepção muito clara de que os empresários, os industriais, estarão cada vez mais inovando dentro dos seus negócios, e a indústria saindo cada vez mais fortalecida”, arrematou.

Fábio Krieger, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, além de parabenizar a iniciativa, destacou que “Goiás, para nós, tem sido um berço de inovação, de desenvolvimento. Tem muitas coisas boas saindo daqui que nos espelham para a gente inspirar um Brasil que dá certo e que evolui. Discutir aqui essas possibilidades do Centro-Oeste tem sido muito importante, justamente para ver como a inovação pode ser um ponto central de desenvolvimento da competitividade dos negócios”, afirmou.
João Carlos Gouveia, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, destacou que a Jornada de Inovação é resultado da atuação conjunta de diversos atores e assinalou a importância do reconhecimento de iniciativas por meio de premiação. “Uma das vencedoras resumiu bem o espírito do evento ao dizer que a inovação em seu negócio surgiu da soma de esforços. O Sebrae tem esse papel de puxar o fio da inovação, de estimular o processo, mas o verdadeiro avanço acontece quando diferentes instituições e empreendedores se unem. É dessa integração que nascem novas ideias, produtos e empregos, fortalecendo o ecossistema de inovação em Goiás”, resumiu.

Por sua vez, o coordenador Geral de Instrumentos de Apoio à Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Hideraldo de Almeida, salientou que “a Jornada Nacional integra o Prêmio Nacional de Inovação e reflete o esforço conjunto entre o ministério e o Sistema Indústria para fortalecer o ecossistema inovador no país” pontuou.
Segundo Hideraldo, essa parceria, que inclui o lançamento do programa Embaixadores da Inovação, tem como propósito disseminar o uso de instrumentos como a Lei do Bem, considerada hoje o principal mecanismo de incentivo à pesquisa e desenvolvimento no Brasil. “Somente em 2024, as empresas declararam mais de R$ 51 bilhões em investimentos, resultado direto de uma indústria cada vez mais tecnológica, sustentável e conectada com políticas públicas de estímulo à inovação”, destacou.

Joel Sant’Anna, secretário de Indústria e Comércio de Goiás, parabenizou a Fieg, o Sebrae, o MCTI e todos os envolvidos na Jornada. “Goiás é hoje o estado que mais cresce no Centro-Oeste, com destaque para o avanço da indústria, que registrou aumento superior a 15%. Desde 2004, quando atuávamos na Prefeitura de Goiânia, e depois no governo estadual, trabalhamos pela criação das leis de inovação que garantiram recursos para projetos em parceria com a Finep”, destacou.
“Hoje, com a união de instituições como a Fieg e o Sebrae, seguimos fortalecendo a educação profissional e preparando nossos jovens para o mercado de trabalho, com foco em inovação. Em Anápolis, por exemplo, a Fieg mantém laboratórios que funcionam como verdadeiras indústrias, um modelo para o país. Essa jornada é mais um passo para consolidar Goiás como referência em desenvolvimento, tecnologia e oportunidades”, arrematou.

O deputado Virmondes Cruvinel, que é presidente da Comissão de Empreendedorismo e Cidades Inteligentes, afirmou que “a Jornada é uma oportunidade espetacular e testemunhando alguns dados que foram trazidos é justamente o que nós temos trabalhado na comissão no sentido de superar desafios, de capacitar as pessoas, de atualizar a legislação, de melhorar a eficiência em relação à desburocratização do processo na gestão pública”.
Segundo Virmondes, “todas as pautas nós temos abordado nessa vivência, hoje com a experiência de perceber que essa luta também tem sido feita no país e com a compreensão de que Goiás segue à frente, inclusive com grandes referências necessárias da inovação e inteligência artificial”.
Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, durante a apresentação do “Panorama da indústria e do ecossistema de inovação e resultados da Jornada na Região Centro-Oeste – como endereçar os desafios mapeados?”, destacou a escuta ativa das empresas e fortalecimento da tecnologia no Centro-Oeste.

O diretor destacou a importância de aproximar o ecossistema industrial das demandas reais das empresas brasileiras. Segundo ele, o evento marca uma nova fase e o Prêmio Nacional de Inovação, tem o objetivo de percorrer o país para ouvir empreendedores sobre infraestrutura, regulação, modelos de negócio e necessidades tecnológicas.
E ainda ressaltou o papel estratégico do Centro-Oeste e de estados como Goiás na transformação produtiva nacional. “Essa região, que vai do Tocantins ao oeste da Bahia, tem potencial para ser uma das maiores potências do mundo em produção agroindustrial e tecnológica. Mas isso depende de investimento em ciência, tecnologia e capital de risco”, afirmou.
Por fim, Jefferson reforçou que a Jornada busca valorizar soluções desenvolvidas localmente, com iniciativas em biogás, construção civil e biotecnologia, além de promover a difusão tecnológica, aproximando inovação e indústria. “Não basta desenvolver novas tecnologias; é preciso garantir que elas cheguem às empresas e melhorem sua eficiência produtiva. É escutando o setor produtivo que conseguimos construir políticas públicas mais efetivas”, complementou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

