Realização de um sonho antigo da autora, o livro “A Menina Que Eu Não Abracei” promove a reflexão de seus leitores a partir das mais de cem crônicas
A jornalista e escritora Ana Cláudia Rocha faz sua estreia na literatura com o lançamento do livro “A Menina Que Eu Não Abracei”, previsto para o dia 29 de novembro, no espaço Maktub Festas, em Goiânia. A obra traz 104 crônicas escritas a partir de memórias, reflexões e cenas do cotidiano presenciadas pela autora. Ao longo dos textos são abordados temas como sentimentos, natureza, animais e pandemia.
As primeiras crônicas escritas com o propósito de serem publicadas foram, inicialmente, postadas em redes sociais, dentro do projeto QuintAna, assinado por Ana Cláudia em suas páginas. De acordo com a escritora, “Escrever Liberta”, título de uma das crônicas, resume a motivação do livro. “As crônicas foram o primeiro passo no sentido da libertação de um tempo ameaçador, uma marca no recomeço de uma nova carreira”, analisa.
A ideia de escrever um livro de crônicas era antiga e vinha sendo adiada em razão das intensas atividades que a autora exercia com o jornalismo há mais de 35 anos. O sonho ganhou força quando a autora foi empossada na cadeira número 4 na Academia Corumbaense de Ciências, Letras, Artes e Música, na cidade de Corumbá de Goiás. O convite para integrar a casa de cultura de uma cidade que é referência em literatura a desafiou a seguir por essa nova jornada.
Segundo Ana Cláudia, um tempo atrás ela presenciou uma discussão entre mãe e filha, sentiu vontade de acolher e abraçar a garota, mas não o fez. A cena marcou sua memória e fez surgir o título do livro bem antes de ele ser escrito.
“Vi uma discussão desagradável entre mãe e filha. A vontade era abraçar a menina assustada com a agressividade da mãe dentro de uma loja. Mas recuei e não tive coragem de me aproximar dela. Fiquei com a cena na cabeça e arrependida por não ter acolhido a garota. Durante uma conversa com minha psicóloga, usei a expressão ‘a menina que eu não abracei’. Naquele momento decidi que este seria o título do livro que eu já programava escrever”, relembra.
Segundo Ana Cláudia, à medida em que postava os textos nas redes sociais e recebia comentários favoráveis, percebeu que também poderia ajudar os leitores. Ela afirma que muitas pessoas contaram sobre a libertação que seus textos promoviam em seus desafios particulares.
“Isso foi mais do que gratificante e passou a ser um objetivo: promover alguma transformação com meus textos. Espero tocar corações, provocar reflexões, relembrar momentos, ou simplesmente proporcionar algum repouso para mentes cansadas”, diz a escritora.
Apesar de ter guardado alguns textos ao longo dos anos, Ana Cláudia dedicou-se à escrita de boa parte dos capítulos durante a pandemia. “Esperei a vida se acalmar para o lançamento do livro. Escrever os textos me libertou de muitos sentimentos, medos e dores, foi um respiro aliviante e abriu caminhos para uma nova jornada”, afirma a autora.
Serviço
Livro: A Menina Que Eu Não Abracei
Autora: Ana Cláudia Rocha
Editora: Kelps Gênero: Crônicas Páginas: 296
Vendas: no local do lançamento e com a autora
Lançamento: 29 de novembro de 2022, das 19 às 23 horas
Local: Espaço Maktub Festas (Av. 83, nº 205, Setor Sul)
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Em Goiânia: Aline Bouhid / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98200-0404
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn