A força do marketing digital já é realidade para o mundo dos negócios. Gerar conexão, proximidade e, principalmente, falar a linguagem de seus clientes no mundo on-line são passos fundamentais para o sucesso. Para debater o assunto e levar informações riquíssimas sobre o marketing de influência, o Sebrae Goiás realizou em sua sede, na noite da última terça-feira (10), o “Empreenda Talks”.
O evento reuniu três importantes nomes do universo digital goiano e contou com um bate-papo divertido, leve e com muitas dicas importantes para os mais de 200 micro e pequenos empresários presentes. “É uma honra ouvir empreendedores de sucesso. Geralmente, a gente paga por isso no mercado, e aqui essas pessoas estão podendo ter essa chance de forma gratuita”, destacou o gerente da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos (UCME) do Sebrae, Ivan Lucas Nascimento.
Segundo Ivan, quando foi pensada a temática do evento, o Sebrae buscou olhar a dor de seus clientes. “Por isso pensamos em trazer nomes expoentes do mercado para que eles pudessem falar sobre esse tema tão atual. Os convidados conseguiram entregar muitas dicas e conteúdos relevantes para o público presente. E vimos muita gente anotando, fazendo perguntas. Acredito que o evento conseguiu entregar o que era esperado”, pontuou.
A escolha dos empresários Júnior Marinho, Mariana Perdomo e Thays Jubé, com mediação da reconhecida jornalista Juliana Pertille, foi assertiva, gerando uma grande procura pelas inscrições. Em menos de 48 horas todas as vagas liberadas foram preenchidas.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, João Carlos Gouveia, falou da satisfação em realizar o evento e da disponibilidade dos convidados em participar da iniciativa. “Queremos agradecer por vocês virem aqui. Muito obrigado Mariana, Júnior e Thays por dividirem a experiência de vocês. Agradeço também à Juliana por fazer a nossa intermediação. Quando esse trabalho sair no YouTube e chegar a outras pessoas aqui ou em algum canto de Goiás, e ajudar essas pessoas a entenderem como influenciar seus negócios, já estaremos satisfeitos”, disse.
Juliana Pertille, também ressaltou a importância do encontro. “Eventos como esse são de um conteúdo riquíssimo. Nesta noite as pessoas tiveram a chance de conhecer melhor cada figura presente e entender esse mundo digital. Então o Sebrae acertou mais uma vez”, destacou.
Atrair leads e engajar vendas
A dica mais esperada da noite pelos participantes foi entender como usar essas personalidades digitais para atrair leads qualificados e engajar vendas. Referência na área têxtil, Thays Jubé foi a primeira a dar as dicas valiosas de como uma contratação deve acontecer. “O lojista deve observar se aquela influencer comunica como o produto dele. O digital ainda é muito novo, então errar é muito fácil. Peçam um ‘media kit’ daquela figura, observe os números, o que ela representa, acredito que seguindo esses passos dá para ser mais assertivo”, disse ela.
Já Mariana Perdomo contou que, no caso dela, a própria marca veio conectada com o nome. “Minha história é diferente, eu criei um negócio que já carregava meu nome. Chegou um momento em que tive que escolher entre mostrar o profissional ou o pessoal, no caso optei por me expor menos. Este ano também fiz a mudança do nome da marca, já pensando no futuro. Então é preciso analisar também aquilo que te faz bem”, orientou ela para quem deseja criar sua própria marca.
O chef de cozinha Júnior Marinho também lembrou que teve conflito em saber separar a imagem do influencer e do empresário. Ele foi finalista do programa Mestre do Sabor, da Rede Globo, e viu ali a chance de se usar a própria imagem para divulgar outras marcas. “Tive que parar e pensar o que queria naquele momento: seguir como influencer ou como empresário. Escolhi a segunda opção e foquei em meus negócios”, disse.
Os convidados também falaram sobre os desafios que as pessoas enfrentam quando desejam crescer no digital. “Quem está começando a se expor, seja o produto ou a própria imagem, precisa ter em mente que não vai agradar todo mundo. É preciso se arriscar, mesmo sabendo que irá receber críticas, e está tudo certo. O mais importante é dar o seu melhor naquilo que você acredita”, orientou Mariana Perdomo.
Marinho também aproveitou a fala e destacou que o mais importante é a pessoa acreditar no seu produto. “Quando mostro meus pratos, tenho confiança no que entrego, estou seguro e confio no que estou mostrando. Acredito que isso também gera conteúdo de valor e conexão com os seguidores”, afirmou.
Já Thays Jubé contou que precisou cuidar da saúde mental para se manter firme na profissão de influencer. “Minha equipe me ajuda com os comentários. Aqueles muito maldosos, que não somam em nada, o pessoal exclui. Os que ofendem menos são deixados, porque também preciso ter meus pés no chão. Mas hoje aprendi a não me apegar tanto a isso e sempre digo para quem está começando: não mostre onde dói, porque é lá que vão bater”, explicou.
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