Oxigenar o negócio. Essa é a receita para manter uma trajetória de empreendedorismo, aprendizado, conquistar o mercado e ter em mente que é preciso uma constante inovação para o sucesso. Esse é o lema de Hamilton Alves Pereira Júnior, 57, proprietário da Metal Couro: uma empresa com 26 anos, que trabalha com produtos de couro, lona e nylon, em Goiânia.
Na Metal Couro são produzidos diversos itens e acessórios para militaria (para uso da Polícia Militar, Guarda Municipal, entre outras corporações) e carteiras funcionais. São carteiras com brasão, distintivos funcionais, cinturões, braçal, divisa de ombro e platina, bocaneiras, medalhas, botons, pins, entre outras opções. As vendas são feitas para todo o Brasil.
Em busca de inovação para melhorar os processos e agregar valor aos produtos, Hamilton participou de uma missão do Sebrae Goiás na 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A maior feira do mercado coureiro-calçadista da América Latina.
“Fui pesquisar máquinas e equipamentos modernos, prospectar novos fornecedores e ficar atento ao comportamento do mercado e das indústrias, que mostraram processos cada vez mais sustentáveis”, explicou o empresário. Ele conta que o apoio do Sebrae com o subsídio para a viagem foi fundamental para o pequeno negócio se manter atualizado.
Hamilton, que é ex-militar da Força Aérea Brasileira (FAB), decidiu empreender com conhecimento. Ele já fez cerca de 15 cursos do Sebrae e incentiva os 21 funcionários a fazerem o mesmo. Entre eles, o empreendedor destaca: Chefia e liderança; Formação em vendas; Como precificar um produto; Marketing Digital e Planejamento Estratégico.
Missões
O Sebrae Goiás tem um histórico em organizar Missões Empresariais, criando oportunidades para o empresário de micro e pequena empresa conhecer e participar de eventos de negócios, feiras, empresas de referência ou entidades de outros estados ou países.
Os analistas do Sebrae Goiás que trabalham na gestão das missões, Lorena Póvoa e Leonardo Araújo explicam que, além de receber um subsídio de 50% no valor dos gastos da viagem, a Instituição fornece consultoria e o apoio necessário. A ideia é que o empreendedor possa absorver o máximo nas atividades da missão.
“O empresário recebe todas as informações e o suporte para obter informações técnico-comerciais; conhecer novos mercados, produtos, processos e tecnologias; divulgar a empresa; verificar o potencial de seus produtos e serviços; conhecer a concorrência e suas práticas comerciais; estabelecer contatos com potenciais clientes e fornecedores e trocar experiências e conhecimentos com outros integrantes da missão”, exemplifica Lorena.
Além de realizar missões nas áreas de: alimentação, moda, construção, calçados, beleza, turismo, artesanato, agronegócio, entre outros, o Sebrae Goiás também realiza missões na área de tecnologia e inovação, consideradas multisetoriais, já que podem receber todos os interessados neste aprimoramento técnico.
Como participar
As missões do Sebrae Goiás são divulgadas para seu público por meio de edital público, disponibilizado no site oficial. O interessado preenche um formulário e anexa os documentos comprobatórios (documento pessoal e documento da empresa). As inscrições são analisadas e quem atender aos critérios, é aprovado.
Números
Nos últimos dois anos o Sebrae Goiás realizou cerca de 20 missões nacionais e 12 missões internacionais por ano. Cada uma delas é realizada com um grupo de 12 empresários em média, totalizando aproximadamente 768 empresas. “Em breve vamos anunciar, e abrir inscrições, para as missões do segundo semestre de 2023”, ressalta o analista Leonardo Araújo.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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