O diretor superintendente do Sebrae Goiás Antônio Carlos de Souza Lima Neto participou, nesta quarta-feira (14), do Café Político, evento promovido pela Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás (Faje), em Goiânia. O encontro foi realizado na nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Palácio Maguito Vilela, com o objetivo de promover a discussão sobre a importância da moda goiana e quais as formas de incentivar esse setor a partir de políticas públicas no Estado.
Antônio Carlos destacou a importância do Sebrae em fortalecer o segmento da moda em Goiás, não só em espaços onde já há potencial em desenvolvimento, como na Região da 44, em Goiânia (GO), mas, também, em lugares onde o mercado sofre com dificuldades de crescimento. Isso porque a instituição apoia diretamente os micro e pequenos empreendedores por meio de consultorias, cursos e outros serviços. “A Rua 44 é o principal polo de comercialização de vestuário de Goiás. Ali há uma grande representatividade de pequenos negócios estabelecidos, onde o Sebrae atua diretamente com suporte, consultorias, assessorias e promoção de eventos”, afirmou.
O superintendente também frisou a relevância da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, evento realizado pelo Sebrae Goiás em parceria com o governo estadual e o Sistema Fecomércio/Senac/Sesc, de 29 de agosto a 2 de setembro, que surgiu da necessidade de enfatizar o regionalismo da cultura goiana, já que o estado é o sétimo maior produtor de vestuários do país, sendo responsável por aproximadamente 75% da produção total da Região Centro-Oeste. “A Amarê Fashion é a consolidação da junção de todos os atores que representam a moda no estado, promovendo cada vez mais esse setor para o Brasil e para o mundo”, pontuou.
O presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Lauro Naves, ressaltou a Amarê Fashion como evento fundamental não só por apresentar o que Goiás tem para oferecer ao restante do Brasil com a sua visão sobre moda, mas principalmente por oferecer capacitação às pessoas desse setor, pois só assim empreendedores e, especialmente, as mulheres empresárias poderão potencializar suas vendas e lucros.
A Região da 44, de acordo com a AER44, possui mais de 16 mil lojas, onde mais de 22 milhões de peças de roupas são distribuídas mensalmente por todo o país. Mas Lauro avaliou que toda essa força não é suficiente sozinha, pois acredita que toda a cidade precisa se tornar atraente para que Goiás cresça ainda mais. “Não adianta ter a Região da 44 forte se eu não tenho uma Campinas forte, uma Bernardo Sayão forte, um Centro revitalizado. São ações que precisam sair do papel para que a pessoa sinta o desejo de sair de casa e ir até lá comprar”, disse.
Juntamente com o governo e com as instituições privadas, Lauro diz que a região da 44 tem recebido apoio financeiro a partir do projeto Cinturão da Moda. A ideia é transformar as vias em ruas inteligentes, onde haverá calçadões para que as pessoas transitem melhor, mais arborização para contribuir com o meio ambiente e sinalização, para facilitar a experiência de compra.
O deputado estadual Virmondes Cruvinel, por sua vez, afirmou que o estado tem trabalhado nas fiscalizações e na facilitação de leis que ajudem os micro e pequenos negócios e as indústrias goianas. Seguindo o mesmo pensamento, o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Joel Sant’anna, disse que conta com o apoio do Sebrae e outras instituições para ajudar empreendedores que ainda atuam de forma irregular a se capacitarem e saírem da ilegalidade.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn