Saber como administrar a empresa, identificando problemas e tornando seu negócio lucrativo é uma dos grandes desafios dos micro e pequenos empreendedores. Para conseguir lidar com estes pontos e crescer, empresários de Rio Verde participaram, na última segunda-feira (25), do encontro do programa Brasil Mais, que corresponde às etapas 3 e 4, realizado pelo Sebrae. No auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (Acirv), foi realizada palestra sobre identificadores financeiros, e o público teve oportunidade de compartilhar também suas experiências profissionais.
Uma das palestrantes do evento, a Agente Local de inovação (ALI) Fernanda Philocrion Parreira ressaltou a importância da pequena empresa monitorar os indicadores. “É uma ação que irá fornecer dados para que o empreendedor possa gerir melhor o negócio”, afimou. “Dessa forma, ele entende se há custos altos, lucros ou perdas e compreende também o tamanho da carteira de clientes, além de conseguir medir o índice de conversão no marketing dele”, completou.
Pensando nisso, Fernanda reforça que o empresário terá indicadores para administrar seu empreendimento e tomar decisões mais assertivas a partir dos números produzidos. Um fator importante, segundo a especialista, é o pequeno empreendedor sempre “estar de olho” nos custos para que entenda a lucratividade do estabelecimento. “Ele consegue precificar melhor, a partir do momento que monitora isso com maior frequência” , destacou. “Também é importante que o empresário estabeleça metas, e isso só acontece quando ele conhece os números gerados, ou seja, os indicadores”, explicou.
Esse monitoramento precisa ser feito mês após mês, gerando comparativos em relação ao mercado e à quantidade de vendas e apurando os resultados de forma mais rápida no sentido de erradicar problemas. “Assim é possível fazer as mudanças necessárias em tempo hábil de reverter uma situação que poderia se tornar mais grave”, pontuou a especialista.
Prototipagem
-
Os empresários participaram ainda de uma oficina de prototipagem de soluções inovadoras que implementarão durante os próximos meses de acompanhamento pelo programa em suas empresas. “Prototipar é testar determinada ferramenta de solução”, explicou.
“Muitas vezes os clientes querem aumentar o faturamento e percebem que não têm uma rede social muito ativa, por exemplo, seja por não saber usar ou utilizar a ferramenta de maneira inadequada”, diz. Pensando nisso, Fernanda ressalta que é fundamental identificar a melhor ferramenta que traga engajamento e gere vendas ao negócio. “Afinal, identificar a ‘persona’ do cliente e onde ela está é fundamental”, completou.
Resultados
Segundo a agente, o programa Brasil Mais vem trazendo resultados significativos para diversos empresários. Inclusive conta já presenciou exemplos de negócios que triplicaram o faturamento depois da identificação de um problema e utilização de ferramentas corretas. “Como resultado, percebemos um ganho imenso ao empreendedor na hora de proporcionar ferramentas de solução e custo zero ou custo muito baixo”, ressaltou.
Para um dos empresários presentes no programa, o proprietário da Medeiros & Aniceti Assessoria Administrativa, Lindomar Borges de Medeiros, participar do Brasil Mais significa uma oportunidade em que deseja obter mais conhecimento e lucrar. Em dez anos na atividade, ele conta que a empresa está em desenvolvimento. “Estou com a expectativa de criar uma franquia de negócios”, adiantou.
Proprietário da Girassol Alimentos, Cleyton Aparecido Batista também é um dos empreendedores que vem garantindo essa oportunidade de crescer com o programa. Ele comanda uma das empresas pioneiras em Rio Verde na venda de produtos naturais, uma linha completa de chás medicinais, dentre outros itens. Agora também conta com um espaço de lanchonete voltado para alimentação saudável.
Conheça o Brasil Mais no Sebrae Goiás clicando aqui>
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn