O Programa Cidade Empreendedora é realizado em todo País, e cada regional do Sebrae Goiás pode convidar uma cidade para participar. Um dos escolhidos foi o município de Jussara. No início, são 200 horas de ações de capacitação para líderes locais, comunidade e secretários. Essa é a oportunidade de trabalhar o plano de governo municipal e tratar como prioridade o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios.
O programa proporciona a qualificação necessária aos participantes com enfoque nas principais atividades e características da cidade. O levantamento das necessidades é realizado mediante a interação entre os envolvidos e com isso surgem as soluções mais adequadas ao perfil das atividades desenvolvidas na região.
O contador e delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás, José Ribeiro da Silva, avalia o programa como um marco importante para o desenvolvimento dos negócios locais, e acrescenta que por meio do Programa Cidade Empreendedora iniciou uma nova era, uma forma visionária de administração pública jamais vista em Jussara. “As ações implantadas por esse projeto estão possibilitando a realização de um trabalho de maior aproximação do poder público municipal com o seguimento empresarial, em especial com os microempreendedores, e possibilitando a implantação de novos negócios na cidade”, destaca.
José Ribeiro ressalta ainda que após a implantação do programa a rede de Supermercado Nilo e a Comigo já se instalaram, e a marca New Holland está em processo de planejamento para também se instalar na cidade. Ele relata ainda que recentemente foram instaladas uma agência do serviço integrado de atendimento ao cidadão VAPT-VUPT e o posto de atendimento da Receita Federal, serviços que a população esperava há anos.
Para o coordenador de cursos da Faculdade de Jussara (FAJ), professor Osmar de Paula Oliveira Júnior, o poder público entendeu que a melhor maneira de desenvolver o município é buscando parcerias. Conforme ele, a cidade está saindo de um período de inércia e já é perceptível pela população a diferença em Jussara. Quanto a participação da FAJ, Osmar destaca o fornecimento de mão de obra qualificada em diversas áreas e ainda ajudam com pesquisas que possam contribuir aos empresários interessados em se instalar no município. “A faculdade é e sempre será parceira de todas as empresas que tem interesse de trazer benefícios para Jussara”, ressalta.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio José Lopes, um dos destaques do programa é o norteamento da gestão. Todas as secretarias atualmente estão envolvidas com um mesmo propósito, segundo ele, com planejamento das ações e capacitação dos secretários e de toda a equipe. “Já avançou muito em todos pontos dentro da gestão. O cidadão já está colhendo frutos dessas ações, com o fortalecimento de toda equipe”, afirma. O secretário reforça ainda que a parceria com o Sebrae deve continuar até 2024.
O poder executivo da cidade de Jussara-GO, em parceria com o Sebrae-GO, tem desenvolvido políticas para o fomento do empreendedorismo local. “Os resultados estão aí para todos verem. Economia fortalecida gera empregos e aumenta a renda, a cidade cresce e a qualidade de vida dos seus habitantes também”, diz Idali Bontempo (Branca), prefeita de Jussara.
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn