Com o tema “Goiânia + Humana”, a prefeitura da capital realizou neste fim de semana um mutirão de serviços gratuitos e ações sociais na região Noroeste. O evento aconteceu nos dias 30 e 31/08 na Praça da Feira, no Setor Morada do Sol, na avenida Mangalô, e contou com diversos tipos de atendimentos aos moradores de cerca de 30 bairros e setores que fazem parte da região, que conta com uma população estimada pelo IBGE, em mais de 160 mil pessoas. O Sebrae fez parte desse mutirão e atendeu empreendedores e aqueles que sonham em empreender.

Como Felipe Queiroz da Silva, do Bairro da Vitória, que esteve no estande do Sebrae para buscar informações de como abrir o próprio negócio, como contar com o apoio do da instituição. Ele contou que quer empreender, mas primeiro pretende fazer alguns cursos gratuitos on-line para ver com qual área se identifica mais. “Vim em busca de direcionamento para abrir o próprio negócio e agora sei por onde começar, como ser um microempreendedor individual, os tributos e os benefícios de trabalhar formalizado. Vou fazer alguns cursos básicos pela internet e depois volto ao Sebrae para dar início ao meu empreendimento”, afirmou.
Já a cabeleireira Thairiny Renério Campos buscou atendimento para renegociação do MEI e ficou tranquila por encontrar o serviço próximo da sua casa, que fica na Vila João Vaz. Enquanto o consultor do Sebrae organizava o parcelamento da empresa para colocá-la em dia, a cabeleireira teve informações de cursos gratuitos on-line e presencial e se interessou pelos que ensinam como divulgar melhor os negócios pelas redes sociais. “A maioria das minhas clientes chega por meio das redes sociais. Quero aprender como divulgar para ter mais clientes da região e melhorar a renda familiar”, explicou.

Larissa Nunes, analista do Sebrae Goiás, explicou que o papel no mutirão é levar atendimento, reforçar o compromisso com a micro e pequena empresa e com os potenciais empreendedores e levar para a comunidade os serviços e as soluções da instituição. “Por meio dos nossos consultores contábeis e fiscais, Tânia Andrade e Danilo Oliveira, além de divulgar a nossa programação de cursos, trouxemos atendimento para o microempreendedor individual dos serviços mais procurados, como abertura de empresa, baixa, regularização, alteração de endereço e outras orientações também para quem pretende empreender”, disse Larissa.
A analista ressaltou que o Sebrae Goiás possui uma Casa do Empreendedor, que funciona na Galeria Mangalô, no Setor Morada do Sol, e que quem não conseguiu participar do mutirão pode procurar pela instituição de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, presencialmente. O local foi inaugurado em maio deste ano.
A região, segundo Larissa, é estratégica para o Sebrae pois possui o número de empresas representa 8,6% do total de empresas em Goiânia. Entre 2015 e 2025, a região apresentou a média anual de crescimento empresarial de 29,9%. Atualmente, esta região conta 9% dos Pequenos Negócios da capital. Nos primeiros cinco meses de 2025, dados do Sebrae e da Receita Federal apontam que foram abertas 2.449 empresas na Região Noroeste da capital, sem registros de encerramentos.

A capital goiana reúne mais de 284 mil empresas. A maior parte desse número é formada por microempreendedores individuais (MEI), que representam 46% do total, seguidos pelas microempresas (ME), com 40,2%. Ao todo, os pequenos negócios correspondem a 93,2% do universo empresarial da capital. Na Região Noroeste do município, ao considerar o levantamento de bairros por região, estão concentradas 24.465 empresas, e 65,9% delas são MEI.
A Casa do Empreendedor é um espaço com atendimento personalizado para MEI e oferece serviços como abertura, orientação para emissão de NF, emissão de guias, declaração anual, parcelamento e alteração cadastral. Lá os empresários têm acesso a informações com profissionais especializados, disponíveis para orientar sobre regularização de documentos e como manter as empresas de acordo com a legislação.

O mutirão Goiânia + Humana disponibilizou para os moradores da região Noroeste atendimentos com exames, consultas e vacinação; Cadastro Único, Bolsa Família entre outros benefícios; Orientações do Procon e da Junta Militar; Emissão de documentos (RG, CPF, Título de Eleitor); Cursos de qualificação e vagas de emprego; Esporte, cultura e lazer para as famílias; Serviços veterinários para pets e parceria com Tribunal de Justiça com serviços da defensoria pública.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

