ASN GO
Compartilhe

Mutirão do Crédito Acredita tem presença de Raí para democratizar acesso a financiamentos

Ex-jogador é embaixador nacional do movimento e esteve no Sebrae Goiás para reforçar ações da instituição para impulsionar os pequenos negócios
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Evento foi realizado no Sebrae Goiás como forma de conscientização e facilitação do crédito para pequenas empresas (Fotos Silvio Simões)

Para democratizar o acesso às linhas de crédito, o Sebrae Goiás realizou nesta segunda-feira, 28, o Mutirão de Crédito Acredita juntamente com instituições financeiras parceiras. O evento teve como objetivo facilitar o acesso às linhas de crédito e à renegociação de dívidas e, com isso, impulsionar o crescimento de pequenos negócios no estado. O auditório do Sebrae em Goiânia ficou lotado de empreendedores que tiveram a oportunidade de conhecerem de perto as opções disponíveis de crédito, seja para capital de giro, expansão, inovação ou para renegociar pendências financeiras. O ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol e de times como o São Paulo e o Paris Saint-Germain, na França, Raí, embaixador do movimento, prestigiou o evento.

Estiveram presentes a diretoria executiva do Sebrae – diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor técnico, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, e diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia –, gerentes, gestores, interlocutores e analistas da instituição. Antônio Carlos disse que há um empenho grande em cada vez mais ampliar as ações da casa do empreendedor, em apoiar, fomentar, estruturar bons negócios no estado, nos diversos segmentos da economia. “Trabalhamos para que Goiás seja cada vez mais promissor e bom para se viver. O que estamos plantando aqui é apenas uma sementinha e queremos garantir que informações importantes como sobre o crédito possam chegar a todos que precisam”, afirmou.

Os diretores do Sebrae Goiás Antônio Carlos, Marcelo Lessa e João Carlos com Raí e Augusto Togni de Almeida Abreu, do Sebrae Nacional

De acordo com Marcelo Lessa, a educação financeira, a criação de um ecossistema em parceria com os agentes financeiros e o apoio ao crédito e ao pós-crédito são alguns dos destaques do trabalho feito pelo Sebrae por meio do Programa Conexão Financeira aos empreendedores de pequenos negócios. E que mais importante que conseguir o crédito com a garantia do Sebrae é ter a instituição ao lado para que, com a consultoria do Sebrae, esse crédito seja bem utilizado.

A gerente de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae Goiás, Camila Moreira, também enfatizou a importância do mutirão não só para acesso ao crédito, mas ao crédito responsável. Para a gerente da Regional Central do Sebrae, Larissa Ribeiro, o evento foi uma soma de esforços entre a instituição e os parceiros para tratar de duas das principais dores dos empreendedores de pequenos negócios apontadas em diversas pesquisas, que são o crédito e a renegociação de dívidas. “Quanto mais informado o empresário estiver, quanto mais ele olhar para a sua saúde financeira, ter consciência e utilizar ferramentas para torná-la um grande ativo dentro da sua empresa, os pequenos negócios estarão cada vez mais fortalecidos”, explicou. Larissa ressaltou também que o mutirão reuniu todo ecossistema de acesso a serviços financeiros, os agentes e toda a governança, para levar as melhores oportunidades para quem compareceu ao mutirão.

A gerente Camila Moreira ressaltou o acesso responsável ao crédito

O Mutirão de Crédito Acredita é uma iniciativa nacional, realizada em parceria com os Sebrae dos estados. O gestor estadual do Programa Conexão Financeira, Gustavo Toledo, do Sebrae Goiás, explicou que os recursos não são emprestados diretamente pelo Sebrae, que entra como um garantidor do empréstimo por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe). “Entre as instituições financeiras parceiras aptas em Goiás estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Cresol, GarantiGoiás, Goiás Fomento e Sicredi, que participaram conosco dos atendimentos”, enfatizou. Gustavo apresentou aos participantes o Programa Conexão Financeira, que conecta empreendedores a capacitações e soluções de acesso ao crédito e educação financeira.

A ideia, segundo o interlocutor do Programa Conexão Financeira e gestor do Mutirão, Allysson Silva, foi criar um ambiente acolhedor, onde empresários pudessem negociar dívidas, buscar novas linhas de financiamento com condições diferenciadas e receber orientações de especialistas para uma gestão financeira mais segura e consciente. Ao longo do dia, os participantes tiveram a chance de receber atendimento individualizado, tirar dúvidas sobre as condições de financiamento e dar os primeiros passos para a obtenção do crédito desejado.

Além dos atendimentos individuais com bancos e cooperativas de crédito, que aconteceram pela manhã e no período da tarde, o evento contou com apresentação da plataforma do Programa Acredita, pelo coordenador de Educação na Unidade de Capitalização e Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Augusto Togni de Almeida Abreu. A ferramenta oferece desde informações sobre as linhas de crédito disponíveis até orientações e capacitações para a gestão financeira e o desenvolvimento dos negócios.

Allysson Silva e Gustavo Toledo, do Programa Conexão Financeira: foco no suporte às micro e pequenas empresas

Embaixador do movimento

O ex-jogador Raí é o embaixador do movimento pelo crédito pelo Sebrae Nacional e participou da palestra magna com o tema “O Benefício Individual dentro do Coletivo”. Durante o encontro, o ex-jogador e atual empresário e criador da Fundação Gol de Letra, que já atendeu mais de 40 mil crianças e oferece oportunidades de desenvolvimento integral para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, contou a história da família, formada pelo pai cearense, a mãe paraense e os seis filhos do casal.

Ele, o mais novo, nasceu em Ribeirão Preto, começou no futebol profissional por necessidade, mas já sabia do talento ao brincar de jogar com os amigos. Foi destaque e capitão do time da cidade, Botafogo, aos 21 anos, convocado para seleção brasileira, foi jogador e capitão do São Paulo e do Paris Saint-Germain, na França, onde atuou por cinco anos e ainda é admirado pelos franceses. Vencedor de muitos títulos, como Copa do Mundo, campeonatos brasileiros e mundiais pelos times em que jogou, Raí contou o que aprendeu nesses anos todos.

Durante a palestra, ele conseguiu contar toda a sua história e mostrar que em todos os momentos ele fez movimentos que favoreceram as oportunidades e uma ligação de habilidades e talentos que os empreendedores precisam ter para o sucesso dos negócios. “Com minha família e minha carreira no futebol, aprendi que é preciso ter motivação, saber lidar com conflitos, ser um líder, trabalhar em equipe. Essas, entre outras habilidades são necessárias quando se vai empreender. Se o empresário não tem alguma, é preciso escolher os colaboradores que tenham diferentes personalidades e pensamentos, um diferencial importante para as empresas”, analisou.

Raí contou sua trajetória e ressaltou a importância de ter instituições como o Sebrae acreditando nos pequenos empresários

Para ele, é necessário que alguém ou alguma instituição acredite em você e no negócio que possui. Nesse caso, o ex-jogador falou sobre a importância do Mutirão Acredita do Sebrae Nacional e do papel de fomentar o crédito que é feito por todos os estados do país. “Quando você fala em crédito, todo mundo precisa. Já precisei em algum momento. A gente sabe que tem várias dificuldades para quem está iniciando um negócio ou então para quem passou por uma pandemia ou ainda precisa de um reinvestimento. Então acreditar também é você dar uma esperança para aqueles que têm coragem de empreender”, frisou Raí.

Segundo o ex-jogador, ele se sente muito honrado em viver em um país de empreendedores e que a grande maioria são pessoas de muita capacidade, mas que precisam de um suporte. “O Sebrae também é uma instituição que acompanha, que conhece bem esse público, que faz a diferença na vida das pessoas, e, consequentemente, para o país”, disse. Raí ressalta que no pós-carreira ele precisou de pessoas que sabiam como manter o patrimônio que ganhou porque ele não sabia como empreender. “Se eu não tivesse tido apoio e pessoas que acreditaram nas minhas ideias, no meu potencial em outras atividades, estaria com dificuldades hoje”, relatou.

Sobre a importância do crédito, ele afirmou que tem que ser encarado como uma esperança, mas com orientação como a que o Sebrae faz. “O Brasil é um país rico, que tem ainda muita coisa a desenvolver, muito potencial, e acreditar nos micro e pequenos empreendedores é o que faz a grande diferença, não só na economia, mas no impacto positivo que proporciona à sociedade, como geração de emprego e renda.”

Parceiros das instituições financeiras estiveram presentes para prestar as orientações necessárias

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • crédito
  • financiamento
  • Goiânia
  • Programa Acredita
  • Raí
  • Regional Central