
A loja Sol e Lua, em Iporá, completa 18 anos em agosto de 2025 e comemora sua maioridade com a transferência do empreendimento de mãe para filha. Nessa história, as duas falam com orgulho da importância de cada no funcionamento do estabelecimento. Valdivina Maria de Jesus Miguel, mais conhecida como Val, diz que agora quem é a dona da loja é sua filha Julia Paula Aguiar Miguel. Porém, Júlia discorda e fala com admiração que a proprietária sempre será sua mãe e o depoimento sobre a história da loja da família tem que ser feito por Val.
Val contou como foi o início de tudo. Ela trabalhava no comércio desde os 18 anos de idade e, nesse meio tempo, teve o seu primeiro filho e continuou no trabalho. Depois veio a segunda gestação e ela decidiu parar de trabalhar para cuidar das crianças e, durante quatro anos, cuidou dos filhos.
Depois desse período, Val brinca que não aguentava mais ficar em casa e decidiu investir no seu sonho de ter o próprio negócio. Foi quando encontrou o ponto em que funciona seu estabelecimento até hoje.
Inovação é uma palavra que acompanha Val desde a inauguração. Quando abriu sua loja, contratou modelos e montou uma praia na frente do espaço para fazer um desfile de moda praia. Depois quando entrou para a linha fitness, também fez uma mobilização: praticamente montou uma academia na rua da sua loja com as últimas novidades do segmento no mercado. “Sou muito intensa e tudo que me proponho a fazer realizo com intensidade. Já tive vitrine viva, sempre trago novidades para meus clientes”, observou Val.

Nessa busca por inovação, a semana das mães não poderia ser diferente no empreendimento. O estabelecimento está com um sorteio com cinco itens que darão a oportunidade ao vencedor de oferecer à sua matriarca uma sessão de fotos completa com roupa, maquiagem e espaço para deixar o book perfeito. Isso sem contar a promoção de 20% até sábado (11), além de itens com descontos que podem chegar até 50%.
Para Valdivina, o conhecimento é a chave de tudo para o empreendimento se destacar e o Sebrae faz parte da vida dela desde que começou a trabalhar no comércio, antes mesmo de ter sua loja. “Quando ainda era empregada, fazia todos os cursos que o Sebrae oferecia na cidade e até hoje o Sebrae me acompanha para tudo. Busco o conhecimento não só para mim, mas para toda minha equipe. Sempre estamos reciclando o nosso conhecimento. Qualquer coisa que eu preciso eu chamo o Sebrae. O Pedro, do Sebrae, está sempre me apresentando novidades quando preciso”, destaca ao se referir o Agente Local de Inovação (ALI), Pedro Paulo.
Na imersão para o conhecimento, Val destaca o Empretec, seminário que o Sebrae aplica no Brasil. “Todo empreendedor ou pessoas que quer começar um empreendimento precisa fazer o seminário. Ele mudou minha visão. O Empretec fez com que eu me reconhecesse como empreendedora. Se tiver que dar um conselho para os novos empresários, seria para fazer o Empretec antes de começar a empreender. É muito bom e todos devem fazer”, aconselhou.

Por sua vez, Júlia disse que, por mais que a loja esteja no seu nome, sua mãe sempre será a alma da Sol e Lua. “Ela fala que vai aposentar, mas ainda preciso muito dela aqui. O conhecimento que ela tem do funcionamento do empreendimento e a expertise do dia a dia é essencial para o nosso funcionamento. Ela entra com esse conhecimento e eu com o meu na área de informatização de processos e marketing digital. Somos uma dupla perfeita e não tem como se separar no momento”, comentou, com orgulho, da visão empreendedora da mãe.
Júlia, que antes não queria tomar a frente dos negócios da família, se inspirou em sua mãe e descobriu que o empreendedorismo é a sua paixão. “Sempre dizia para minha mãe que não queria trabalhar na loja, pois via no dia a dia o que é empreender e a importância da dedicação 100% para o empreendimento. Aí comecei a fazer o curso de Direito e, para ter um dinheiro todo mês, comecei a trabalhar aqui. Não demorou muito e me apaixonei pelo empreendedorismo. Hoje não faço mais Direito e me dedico totalmente à loja”, recordou.
Assim, o sonho que era da mãe passou também a ser da filha e a sinergia que as duas têm faz com que elas tenham seu espaço no empreendimento de forma que uma completa a necessidade da outra. Dessa forma, a administração da loja ganha com o conhecimento que as duas têm a oferecer para o desenvolvimento da Sol e Lua.
Instagram: @soleluaipora
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn