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Nestlé e Sebrae capacitam mulheres e jovens da pecuária leiteira

Jornadas de capacitação “Força da Moça do Campo” e “De Volta ao Ninho” tiveram encontro presencial em Anápolis
Por Leidiana Batista, de Anápolis
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Evento da Nestlé tem apoio do Sebrae na capacitação de mulheres e familiares na cadeia leiteira (Fotos Kleisson Meireles/Nestlé/Divulgação)

O projeto “Força da Moça do Campo” é uma iniciativa da Nestlé voltada para o incentivo de mulheres envolvidas com pecuária leiteira em todos os seus polos de captação de leite. Através de palestras presenciais e dinâmicas, as participantes são capacitadas em diversas áreas, como empreendedorismo, autoconhecimento, gestão técnico econômica e de pessoas.

Em Goiás, a jornada de 2024 vem acontecendo de maneira presencial em Anápolis, no Centro-Leste do estado, reunindo mulheres da cidade e de municípios próximos. No último dia 16, foi realizado o segundo encontro do ano no auditório do Hotel Intercity. Nesse mesmo evento, participaram também jovens, filhos de produtores de leite fornecedores Nestlé, participantes do projeto “De Volta ao Ninho”.

A produtora Marília Fleury Curado e seu filho Frederico Fleury: divisão do trabalho

Essa estratégia de unir mulheres e jovens já colhe frutos. Marília Fleury Curado participa da jornada acompanhada da irmã, Maria Eugênia. Juntas e com a colaboração da outra irmã e do esposo de Marília, são proprietários e gestores da Fazenda “Córrego da Serra” em Corumbá de Goiás. Com a abertura para os jovens, ela não perdeu tempo e levou o filho Frederico Fleury, de apenas 13 anos de idade. “Na fazenda dividimos o trabalho como numa empresa, cada um fica responsável por uma área, administração, financeiro, a lida do dia a dia, e para melhorar temos que nos atualizar sempre com os treinamentos”, explica a produtora.

Esta divisão do trabalho ainda não tinha sido percebida pelo jovem Frederico, que afirmou que gosta de trabalhar com tudo na fazenda, mas não compreendia direito como era a administração. “Hoje com a palestra consegui entender direito como se dá todo o processo, do início até a venda do leite e o que cada um faz lá”, disse.

A percepção da fazenda como empresa já presente na família Fleury nem sempre é compartilhada pela maioria dos produtores rurais, e daí a importância de abordar o tema nas capacitações e encontros, tanto para empoderar as mulheres como para proporcionar uma visão mais ampla aos jovens da atividade do campo como agronegócio.

Amanda Azevedo, da Nestlé, e Ewerton Costa, do Sebrae

Segundo Amanda Azevedo, uma das organizadoras mais engajadas do projeto e também supervisora de Distrito Leiteiro da Nestlé em Goiânia, “Força da Moça do Campo” teve início em 2019 com o intuito de inserir as mulheres nos dias de campo, que antes só tinham os homens como participantes e protagonistas. “Com o tempo descobrimos que as mulheres queriam muito fazer parte desses eventos, e passamos então a promover dias de campo em que elas eram as protagonistas”, enfatizou. Desde então, o projeto tem sido uma iniciativa importante na promoção do desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, além de fortalecer outras iniciativas voltadas para a obtenção de maior eficiência nos processos, rentabilidade e sustentabilidade nas fazendas.

De Volta ao Ninho

Os jovens têm papel fundamental no futuro do agronegócio e dos que crescem no campo, por isso há uma crescente necessidade de incentivar seu interesse e participação. O programa “De Volta ao Ninho” visa educar e inspirar jovens a enxergar o campo como uma oportunidade de carreira promissora e rentável, quando forem iniciar a atividade laboral. Através de palestras com agricultores experientes e acesso a tecnologias inovadoras, os jovens, filhos de fornecedores de leite Nestlé, são capacitados para enfrentar os desafios modernos da pecuária de leite e garantir a continuidade e o crescimento de suas propriedades.

Para essa segunda edição da jornada, mais uma vez foi selecionado um time referência em pecuária leiteira. Vanessa Martins, diretora comercial da Labor Rural, falou sobre a importância da gestão com foco no controle prático das finanças. Ela abordou os processos envolvidos e o faturamento proporcionado pela atividade leiteira, conscientizando sobre o grande negócio que cada participante tem em mãos. “Um dos nossos objetivos é mostrar que por menor que seja a produção de leite em um negócio familiar, quando mapeamos os números vemos que essas mulheres têm em mãos um negócio de milhões, e com gestão isso pode crescer ainda mais”, revelou.

Flávia Freire, médica veterinária e consultora técnica de campo

O “Manejo da Porteira para Dentro” foi tema da palestra ministrada pela médica veterinária e consultora técnica de campo Flávia Freire. “A partir dos números mapeados temos condições de refletir e tomar decisões sobre os objetivos que se pretende atingir e a melhor forma de fazer, e para isso é preciso conhecer as técnicas de manejo que melhor se adequam a cada realidade”, detalhou a especialista.

Sandro Viechnieski, médico veterinário, sócio e gerente da área de Leite da StarMilk Alimentos, abordou o modelo de gestão Agro+Lean, com foco na gestão de tempo e de pessoas dentro de fazendas produtoras de leite. Trazendo exemplos práticos de sua carreira, Sandro explicou que é preciso atenção ao potencial que cada um pode oferecer nas áreas adequadas, sejam membros da família ou colaboradores. Ele deu destaque ao papel da mulher na produção de leite e ao Sistema MDA (Master Dairy Administration), trazendo definições de princípios comportamentais e gerenciais, organização do negócio, organização das pessoas, estabilização dos processos e gestão da rotina.

Sandro Viechnieski, médico veterinário, sócio e gerente da área de Leite da StarMilk

Em Goiás, a jornada de 2024 vem sendo realizada em parceria com o Sebrae Goiás, que oferece apoio local e reforço na qualificação. “Nos programas do Sebrae direcionados para o campo há oportunidade de os produtores melhorarem ainda mais seus resultados com os produtos e serviços oferecidos pela Entidade que vai além dos temas abordados na Jornada”, destacou Ewerton Costa, analista do Sebrae na Regional Centro-Leste.

A colaboração entre a Nestlé e o Sebrae visa oferecer oportunidades reais de crescimento para mulheres e jovens que trabalham no campo. Dos produtos e serviços oferecidos para o agronegócio, o analista destacou ainda o Seminário Empretec, previsto para ser realizado em setembro próximo na Regional de Anápolis.

Todas as pessoas maiores de idade podem participar, mesmo que não sejam do meio rural ou que não tenham CNPJ. “O Empretec é um seminário reconhecido internacionalmente onde se trabalham as competências comportamentais que levam ao sucesso e por isso todos os interessados podem nos procurar”, detalhou o analista.

Para se inscrever no Empretec, basta acessar https://vitrine.sebraego.com.br/inscricao-empretec/

Grupo aproveitou a capacitação para adquirir novos conhecimentos

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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