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O empreendedorismo como ele é

Espetáculo teatral traz lições para empreendedores e potenciais empresários abordando gestão de negócios de forma descontraída e bem humorada
Por Pedro Gomes, de Minaçu
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Espetáculo “A Loja”, da P5 Produções Artísticas, que é parceira do Sebrae em diversas ocasiões (Fotos Pedro Gomes)

Instrutor e microempreendedor na área de educação profissional na cidade de Minaçu, que fica situada no Norte de Goiás, a cerca de 520 km de Goiânia, a missão de Junio Vieira da Silva é preparar pessoas que já estão ou que querem investir em pequenos e médios negócios. As técnicas que ele ensina para os seus alunos sempre foram focadas no plano da teoria. E ele sabe que abrir e manter um negócio, principalmente em tempos de crise, é um grande desafio que exige muito mais que vontade, é preciso conhecimento, capacidade e habilidade no setor que o empresário pretende investir e encantar o cliente é uma das principais tarefas daqueles que pretendem alcançar o sucesso nas vendas de produtos e serviços.

Junio é somente mais uma dentre as milhares de pessoas que já assistiram ao espetáculo teatral “A Loja”, da Companhia P5 Produções Artísticas, que apresenta de forma clara, objetiva, descontraída e bem humorada ensinamentos sobre como tocar um negócio de forma correta e produtiva.

No último dia 05, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, Junio este presente em mais uma ação do Sebrae, em Minaçu, com apresentação do espetáculo, com o qual pôde aprender bastante. “Hoje trabalhamos muito as competências técnicas aproximando-as das competências sociais, uma vez que temos que preparar os nossos alunos para os embates do dia a dia no mercado de trabalho, que é um desafio constante. Mas algumas circunstâncias exigem algo a mais, e foi justamente esse diferencial que presenciamos aqui hoje. A mensagem que nos foi transmitida foge dos padrões normais, pois destaca na prática como agir corretamente para atrair e conquistar o cliente, e isso faz parte do mercado profissional. Foi algo fantástico, presenciar um trabalho tão lúdico que mostra na prática aos alunos que estão se qualificando para o mercado de trabalho como atender bem o seu próprio cliente, e de modo geral nos trouxe uma experiência bem prática da vivência da social, como é que ocorre de fato esse contato com o cliente. É algo que foge aos padrões normais, sem ser muito técnico, aproximando mais o empreendedor do cliente”, afirmou.

O instrutor e microempreendedor Junio Vieira da Silva pôde tirar bons ensinamentos a partir da peça teatral

Outra espectadora, a estudante de pedagogia e comerciante do setor varejista de secos e molhados há mais de 30 anos Diana Ferrari, também ficou muito satisfeita. Ela disse que as cenas teatrais reproduziram situações da rotina de trabalho, ressaltaram a importância do bom atendimento e lembraram que quando o estabelecimento tem profissionais despreparados e que atendem mal, o cliente geralmente não volta. “Essa peça superou as minhas expectativas, foi muito bom o teatro, eles conseguiram mostrar de uma forma bem simples para a plateia a importância de um bom atendimento, e isso é essencial no mercado hoje, pois é através dessa postura que o bom empreendedor e o vendedor vão conseguir fidelizar os clientes”, analisou.

Empreendedores, donos de pequenos negócios, profissionais autônomos e estudantes de cursos técnicos profissionalizantes que buscam ingressar no mercado de trabalho participaram do evento. A iniciativa foi do Sebrae por meio da Sala do Empreendedor, com apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), em parceria com a Conexão Cidadã e com o Centro de Cultura.

Durante a apresentação, os atores dão dicas de aplicações práticas e eficazes nas situações que podem ocorrer durante o processo de negociações, e que fazem parte da rotina de um vendedor, assim como dos estabelecimentos, seja qual for o tipo de negócio ou empreendimento.

Usando de um vocabulário simples e coloquial, a partir da criação de um ambiente bem descontraído, os atores abordam, com muito humor e irreverência, as técnicas de vendas, que evidenciam as práticas utilizadas durante uma negociação, a partir da abordagem até o fechamento do negócio.

Nesse sentido, alguns pontos determinantes e essenciais para o sucesso no ambiente de negócio ficaram evidentes, como: sondagem, atendimento eficaz, técnicas corretas de vendas, fidelização de clientes e a cereja do bolo, que é o fechamento da venda.

Thaline Borba, do Sebrae: mais que um espetáculo, um verdadeiro treinamento

A analista do Sebrae do escritório da Regional Norte, Thaline Borba, ressaltou que peça teatral é muito mais que um espetáculo, mas um verdadeiro treinamento que foi idealizado levando em consideração a necessidade de preparar os times de vendas das empresas no sentido de qualificar os quadros de colaboradores de uma forma bem inovadora, que foge dos padrões tradicionais.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 98527-0246

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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