ASN GO
Compartilhe

Obras de artista goiano decoram novela “Terra e Paixão”

Produção da Rede Globo utiliza seis peças artesanais criadas com matéria-prima que retrata a riqueza do Cerrado
Por Liliane Almeida, Aparecida de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Viniciu Fagundes Bárbara com uma de suas peças utilizadas na novela (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

Engenheiro ambiental de formação, Viniciu Fagundes Bárbara encontrou na pandemia de Covid-19 uma maneira inovadora de aplicar seu conhecimento adquirido ao longo de mais de 20 anos de carreira. A partir de sua intimidade com os elementos naturais, surgiu sua arte singular, que ganhou destaque na novela ‘Terra e Paixão’, da Rede Globo.

A participação na exposição Brasil Central, realizada no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB Sebrae), no Rio de Janeiro, foi um marco decisivo para que o trabalho de Viniciu chegasse às telas da maior emissora de televisão do país. “Um curador de renome adquiriu duas de minhas maiores esculturas, que estavam em exibição. Em uma feliz coincidência, o curador sugeriu à Rede Globo que utilizasse minhas obras para compor o cenário da novela”, conta Viniciu.

A produtora de tevê adquiriu um total de seis peças. Emocionado, ele expressa a importância de ser reconhecido e visibilizado, enfatizando que não importava para onde suas obras iriam, mas sim a felicidade de terem sido selecionadas pela Rede Globo.

Repercussão positiva

Desde que suas criações foram exibidas na novela, Viniciu tem sido frequentemente abordado em exposições, recebendo reconhecimento e prestígio pelo seu trabalho.

Há algumas semanas veio o convite mais inusitado. Como resultado da exposição na novela, o artista popular foi convidado para expor suas peças na Fenearte, a maior feira de artesanato do Brasil, realizada em Olinda (PE).

-

Obra de Viniciu durante encenação da novela (Foto Rede Globo/Divulgação)

Além disso, ele terá a honra de expor no espaço Janete Costa, local exclusivo para exposição de obras de convidados especiais. “Dos artistas do Centro-Oeste, apenas Juão de Fibra e Fatinha de Olhos d’Água estiveram lá, o que torna o convite ainda mais lisonjeiro. Atualmente estou trabalhando na criação de três novas peças para essa ocasião”, revela Viniciu.

O artista compreende que essa oportunidade proporciona uma forma de eternizar seu trabalho, uma vez que as novelas podem ser vistas e revistas nas plataformas de streaming, além de serem vendidas para outros países, levando suas obras a rodarem o mundo.

Além da novela, Viniciu já está com suas obras em cartaz em projetos relevantes, como a Semana do Meio Ambiente do Ministério Público e o 1º Encontro Centro-Oeste de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Evolução do negócio

Outras peças do artesão nos cenários da novela (Fotos Rede Globo/Divulgação)

Desde o ano passado, Viniciu aprimorou seu estilo de venda de produtos e montou um showroom em sua casa, onde pode apresentar suas peças aos clientes mediante agendamento. “Agora tenho um espaço especial para receber meus clientes”, se orgulha.

Diante de toda essa repercussão, Viniciu se diz “extasiado”. Ele se orgulha de ter o Cerrado, um dos biomas mais pressionados pela ação humana, ganhando visibilidade nacional. O artista acredita que seu trabalho é relevante e atribui seu sucesso à sua constante preocupação com a questão ambiental, por meio de diálogos contínuos e conscientização. “Tudo isso se deu graças ao Sebrae. Se não fosse por essa instituição eu não teria chegado aonde cheguei em tão pouco tempo. Sei da relevância do meu trabalho, mas o Sebrae foi um trampolim para essa fase que estou vivendo agora”, reconhece.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Liliane Almeida – (62) 99150-3899

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • artesanato
  • artesão
  • Goiânia
  • novela
  • Rede Globo
  • Terra e Paixão
  • Viníciu Fagundes