ASN GO Atualização
Compartilhe

Oficina resgata ações do Projeto LIDER e promove Território Empreendedor na Região Norte de Goiás

Iniciativa visa alavancar o desenvolvimento territorial, unir lideranças e promover governança local
Por Pedro Gomes, de Uruaçu
ASN GO Atualização
Compartilhe
Time do LIDER Norte reunido para avançar com o Território Empreendedor (Fotos Pedro Gomes)

Tendo como diretriz básica alavancar o desenvolvimento territorial em todo o país, o Sebrae Goiás, por meio de sua Regional Norte, promoveu uma no último dia 18, na cidade de Uruaçu, a cerca de 290 km de Goiânia, uma Oficina de Atualização da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, que foi criada por ocasião do Projeto LIDER Norte. Representantes de nove municípios participaram do evento. Também participaram do encontro a gerente regional do Sebrae, Rubya Karla Araújo; o presidente da Câmara Municipal de Porangatu, Cleoci Rodrigues, acompanhado do vereador Edmilson Andrade; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruaçu (Aciau), Cristiano Ribeiro de Souza; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), Fernanda Melo.

Lançado em 2017 na Região Norte de Goiás, o Projeto LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional) teve como objetivos desenvolver o território, fortalecer as lideranças locais, fomentar a governança local e promover a criação de uma agenda de desenvolvimento econômico sustentável – e cumpriu todas as suas etapas ao longo de quase dois anos de trabalho contínuo, quando foram realizados oito encontros, compreendendo assim o início, meio e fim das ações, entregando na conclusão do projeto a agenda formatada à sociedade.

“Agora vivemos um novo momento, ficando estabelecido este modelo de trabalho como ‘Território Empreendedor’, onde nós queremos dar uma ênfase a mais nesta agenda, para que este grupo, já consolidado e que já tem uma governança própria e pujante, possa tornar real aquilo que foi imaginado durante os encontros do LIDER”, explicou Andrei Azeredo, que é analista do Sebrae e gestor do Território Empreendedor.

Os representantes participaram de discussões para dar ênfase à nova agenda

Andrei explicou que a agenda do Território Empreendedor estabelece um plano de ações em três dimensões. “É como se fosse um plano plurianual, são metas de curto, médio e a longo prazos. Nós queremos agora que seja feito um corte, onde sejam estabelecidas as prioridades a curto prazo e o planejamento dos anos de 2023 e 2024. Assim poderemos auxiliar este grupo através da sua própria governança a fim de que sejam concretizados esses projetos, realizando por fim os sonhos e anseios das lideranças dessa região de Goiás”, disse Andrei.

A próxima etapa do Território Empreendedor é promover um Seminário de Conexões e Oportunidades, que deverá acontecer provavelmente na primeira quinzena de junho. “Para esse evento o grupo deverá convidar os parceiros e apresentar o projeto a fim de atrair novos empreendedores e assim executar em conjunto. A intenção é fazer com que a Agenda de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que já teve muitos objetivos alcançados, possa ganhar nova força e com isso gerar muito mais benefícios para a região”, explicou o gestor.

Durante a oficina, os representantes da região apresentaram um mapa estratégico das ações a serem desenvolvidas.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 98527-0246

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • LIDER
  • Projeto LIDER
  • Região Norte
  • Uruaçu