ASN GO Atualização
Compartilhe

Palestra com Juliana Goes marca encerramento do Delas 2025 em Goiânia

Em sua fala, Juliana falou sobre importância de todas se atentarem ao fato de que “a vida não é como acontece com você, mas como você reage a isso”
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
A palestrante Juliana Goes abordou, entre outros temas, como lidar com as emoções e transformar desafios em oportunidades (Fotos Silvio Simões)

A programação de encerramento do “Delas – Mulher de Negócios” brindou os participantes no final da tarde do sábado (29), com palestra da jornalista, autora best seller e investidora de impacto Juliana Goes. Ela que é pioneira na criação de conteúdo digital no Brasil, referência em inteligência emocional e autoconhecimento, conduziu o público por uma trilha de aprendizado de como lidar com as emoções, transformar desafios em oportunidades, cultivar mentalidade positiva e ampliar seu bem-estar. O evento é uma parceria entre Sebrae Goiás e Organização Jaime Câmara no Shopping Cerrado.

Líder de uma comunidade de protagonistas, como palestrante internacional e mentora de mulheres, a palestrante é co-fundadora do Zen App e da Ornnaly, que impacta mais de 2 milhões de pessoas diariamente. Ela é Master em programação neurolinguística, coach de vida, com aprofundamento em yoga, meditação e psicologia positiva. A partir desse arsenal de conhecimento, Juliana conduziu os presentes para a importância de se aterem ao fato de que, segundo ela, “a vida não é como acontece com você, mas como você reage a isso”.

Durante a palestra, a ex-atleta de patinação artística, que foi vice-campeã mundial e teve uma passagem pelo BBB em 2008, assinalou para o que denomina “três erres” do protagonismo, que são resiliência, reconhecimento e recomeço.

Host de um dos podcasts mais ouvidos na categoria educação no Spotify, Juliana inspira com suas palestras e conteúdos diários, promovendo vidas com mais liberdade de ser, autoconfiança e amor próprio. Nesse sentido, pontuou que a comparação não é uma prática saudável. “Porque, da porta para dentro, cada um sabe o que se passa”, alertou.

Juliana expôs índices que mostram os prejuízos causados pelos problemas com saúde mental e a importância desse acompanhamento

Pensamento na saúde mental

A palestrante também abordou o custo financeiro do adoecimento mental das pessoas causado pela depressão e ansiedade, que representa um prejuízo na casa de U$ 1 trilhão de dólares por ano na economia mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diante de tal número, Juliana percebeu que, “trabalhando com mulheres há mais de 10 anos e estudando comportamento, o ponto da virada para que a gente possa nutrir mais esse pilar da saúde mental e da inteligência emocional é saber que temos sim que sentar nessa cadeira de que merecemos tempo para nós”, ensinou.

Outro ponto evidenciado pela palestrante é a impossibilidade de aumentar o tempo em uma agenda já sobrecarregada. “De repente, se você começar o dia e dedicar de cinco a dez minutos para você, para sua espiritualidade, para começar o dia ao seu próprio lado, isso vai fazer muita diferença na maneira como você ocupa seus outros papeis”, orientou.

Segundo a palestrante, é necessário que as mulheres tenham um tempo na agenda para elas mesmas

Um tempo para si mesma

Além disso, Juliana ressalta a importância de se ter consciência da impossibilidade de fazer tudo. “Vamos parar de ter esse objetivo. Isso já vai eliminar estresse e ansiedade. Saber pedir ajuda e, mais importante que isso, saber receber ajuda, porque muitas vezes, a gente quer que as pessoas façam da nossa forma, só que só a gente consegue isso, não é mesmo?”, destacou.

A master em programação neurolinguística também evidencia a necessidade de aprender a abrir espaço para si mesma, delegar para tirar o excesso da sobrecarga. “E, quando tiver passando uma tempestade pela sua vida, respire, esteja perto das pessoas que você pode contar. Porque os desafios vêm, mas eles também nos fortalecem. Quando você abrir um espacinho para você, consequentemente, você conseguirá ter nutrido pilares importantes para poder sustentar qualquer tormenta que a vida trouxer”, complementou.

Juliana assinalou também as orientações com o método que denomina Palco, no qual prioridade representa protagonismos, que não pode ser confundido com egoísmo; amor próprio significa autorrespeito e autocuidado; liberdade trata do sentido emocional e de escolha, e em que coragem se refere a agir com o coração e ousadia tem a ver com arriscar com maturidade. “Não tem sucesso que valha a pena se ele custa caro para sua saúde”, destacou.

No encerramento, Juliana propôs aos participantes a reflexão de que quem lidera sua vida é sua maior prioridade, escolhe seus significados, decide o que vale a pena, e torna consciente o porquê de ser protagonista.

Público acompanha a palestra de Juliana Goes

Acima da expectativa

No encerramento da programação, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou a série de ações realizadas pelo Sebrae com foco nas empreendedoras, no mês da Mulher, assim como os serviços oferecidos pela instituição.

Gestora do Sebrae Delas, Vera Lúcia Oliveira comemorou o resultado do evento, em especial pelo grande número de inscrições. “A qualidade das palestras é excepcional, o conteúdo, histórias inspiradoras, vi várias vezes o público emocionado, mulheres com lágrima correndo nos olhos pelas histórias, muitas se viram naquilo que foi apresentado, além das expositoras”, destacou.

Vera pontuou também que nesta edição foram 30 expositoras, em um espaço melhor. “Gratidão a elas pela disponibilidade e também pelo retorno que elas nos têm dado”, afirmou. Segundo Vera, inclusive as próprias expositoras foram surpreendidas com o volume de vendas. “Elas vieram sem muita expectativa de venda, mas venderam muito e fizeram muita conexão”, informou.

A gestora assinalou ainda que o evento alcançou o propósito de chamar as mulheres para uma reflexão, reunir as autoridades e movimentar o ecossistema. “Isso aconteceu de uma forma espetacular, porque estamos aqui com 20 entidades que apoiam as mulheres empreendedoras, cada uma na sua condição, na sua missão”, salientou.

Além disso, marcaram presença no evento, entidades como órgãos do governo que apoiam as mulheres contra a violência, outras que liberam crédito e os conselhos de classes, com ações para apoiar profissionais ligados às categorias. “Muito contribuiu para mostrar que o empreendedorismo feminino e a mulher vem tomando espaço, não só espaço de fala, como também espaço de poder e a importância disso”, ressaltou.

Vera também apontou os números reforçados pela fala da reitora Angelita Pereira de Lima, na sexta-feira (28), no lançamento do perfil da empreendedora goiana. “Ela mostra que avançamos, tivemos conquistas, mas o quanto precisa ser feito, não pelo bom mocismo, mas porque a gente quer uma economia mais forte, uma sociedade com mais qualidade, mais justa e que ao apoiar essa mulher que empreende tem como essa transformação acontecer numa velocidade mais expressiva e é isso que nós precisamos”, realçou.

Em sua avaliação, a gestora apontou o quanto o evento marca a mobilização no sentido de fazer com que a mulher reconheça o seu valor nesse contexto e o quanto possui um papel de promover a diferença quando é empreendedora. “Porque é a geração de riqueza na veia. O resultado de um negócio de mulher traz mudança na qualidade de vida, na realidade social, instantaneamente”, sublinhou.

Por fim, Vera analisou que o evento marca essa mobilização. “O Sebrae tem esse papel de ser esse ator que mobiliza agentes e os impulsiona para uma ação de múltiplos esforços e, ao mesmo tempo, apoia aquela mulher que empreende e a qualquer um que queira empreender, com instrumentos adequados à realidade desse segmento. O evento foi extremamente positivo”, arrematou.

Um dos destaques foram as empreendedoras que trouxeram seus produtos para o Delas

Evento que mostrou o protagonismo feminino

A gerente de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae Goiás, Camila Moreira, salientou a importância do Delas para o Sebrae. “Ele vem justamente trazer o protagonismo das mulheres, mostrar essa força que a mulher tem ao empreender e despertar naquelas que ainda não empreendem a vontade de empreender. É um movimento que traz para a gente muito orgulho”, destacou.

Camila salientou a gratidão com o evento e com o que ele proporciona. “É um momento que a gente tem de capacitar, de fazer networking, de conhecer, de relacionar. Então, fico muito feliz. Foi uma edição superbacana e com certeza rendeu bons frutos para as nossas empreendedoras”, concluiu.

Diversas atividades

No decorrer do dia, foram realizadas rodas de conversa com convidadas que se destacaram no Prêmio de Negócios do Sebrae. Beatriz Dornelles, gestora da Moda, Artesanato, Plural e Embaixadora do Empreendedorismo Feminino na Regional de Goiânia, foi a mediadora do bate-papo que teve como convidadas Evelyne Costa, CEO Shine Escola do Futuro; Luciene Costa, sócia-fundadora da Mamãe Pingo; e Sandra Pereira, produtora rural de pequena propriedade.

Com o tema “Diversidade no Empreendedorismo”, Thais Oliveira, gestora estadual de Moda e do Programa Plural, recebeu Kelly Aparecida, fundadora da KC Fitness Wear, Zaia Angelo, que começou a carreira artística na literatura, passou pela moda autoral e hoje comanda uma grife de botas, usadas por blogueiras renomadas – em outubro, ela ganhou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria “Microempreendedor Individual”, sendo a primeira mulher trans a conquistar o reconhecimento no Centro-Oeste; Dona Lourdes Salomão, proprietária e fundadora do Restaurante Popular; e Mayara Umbelino, proprietária e fundadora da Mayara Umbelino Store.

Thais comandou um espaço de troca e inspiração entre mulheres empreendedoras de diferentes faixas etárias e segmentos de atuação, com valorização da diversidade, compartilhamento de desafios e construção de redes de apoio.

Por fim, Vera Elias, gestora do Delas, conduziu um bate-papo com cases de sucesso de Mulheres no Mundo dos Negócios, com convidadas para inspirarem mulheres com histórias reais de sucesso, explorando desafios, estratégias e conquistas no universo dos negócios. Participaram do bate-papo Karla Lucena, proprietária do Empório Glam; Elisângela Colodino, empresária do ramo de autopeças; e Marcela Fujiy, fundadora da Be.Labs, primeira aceleradora do Brasil, dedicada exclusivamente a apoiar mulheres empreendedoras.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • empreendedorismo feminino
  • Goiânia
  • Programa Sebrae Delas
  • Sebrae Delas