ASN GO
Compartilhe

Paranaiguara ganha Sala do Empreendedor no aniversário de 49 anos do município

Espaço inaugurado em parceria com o Sebrae Goiás vai oferecer atendimentos gratuitos e fortalecer o empreendedorismo local
Por Redação, de Paranaiguara
ASN GO
Compartilhe
Espaço foi criado em parceria do Sebrae Goiás com a prefeitura (Fotos Sebrae Goiás)

Nesta quinta-feira (30), dia em que completou 49 anos, o município de Paranaiguara ganhou um presente voltado ao futuro: a inauguração da Sala do Empreendedor, um espaço criado em parceria entre o Sebrae Goiás e a Prefeitura Municipal para fortalecer o ambiente de negócios, fomentar a formalização e apoiar quem deseja abrir ou expandir uma empresa.

A Sala do Empreendedor irá oferecer atendimentos gratuitos a micro e pequenos empresários e à população em geral. No local, será possível realizar abertura de MEI, emissão de guias, declarações de faturamento, atualizações cadastrais, capacitações e orientações técnicas.

Serviço gratuito e atendimento desburocratizado

Durante a inauguração, o analista técnico do Sebrae Goiás Maxwell Bueno explicou o papel e o funcionamento da Sala do Empreendedor, que já iniciou as atividades atendendo a população.

O analista Maxwell Bueno fala sobre o que será oferecido ao empreendedor

“Esse é um espaço em que o micro e pequeno empreendedor tem acesso a um serviço gratuito, onde pode formalizar sua atividade e acompanhar o desenvolvimento da sua empresa”, detalhou. “Aqui, ele poderá abrir o MEI, emitir guias, entregar declarações de faturamento, realizar atualizações ou até encerrar o CNPJ, tudo com orientação e sem custo.”

Maxwell também destacou que o principal objetivo é reduzir a informalidade e aproximar o Sebrae das pessoas. “Com esse espaço, ele terá apoio técnico e segurança jurídica para crescer. É um grande passo para Paranaiguara, que passa a ter sua própria casa do empreendedor.”

O analista também celebrou o simbolismo da inauguração no dia do aniversário da cidade. “Hoje mesmo já tivemos o primeiro CNPJ emitido aqui. A empreendedora saiu com a empresa formalizada, pronta para atuar”. Segundo ele, a partir de amanhã, todos que procurarem a sala serão orientados e atendidos gratuitamente.

O prefeito José Carlos Barbosa, de Paranaiguara, ao microfone

Iniciativa importante

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito José Carlos Barbosa destacou o significado da entrega para a cidade e para o empreendedor local.

“Paranaiguara está completando 49 anos e recebendo esse presente, que é a Sala do Empreendedor”, afirmou com entusiasmo. “É uma iniciativa muito importante para o nosso município, pois vai auxiliar as pessoas que desejam abrir seu MEI e participar de convênios municipais, estaduais e federais. Essa parceria com o Sebrae vai fomentar o empreendedorismo e trazer novas oportunidades para a nossa população.”

O prefeito também ressaltou que, a partir de agora, o município irá intensificar a divulgação dos serviços para que todos tenham acesso à estrutura. “Muitas pessoas ainda não sabem da importância desse espaço. Vamos divulgar nas rádios e em todos os meios de comunicação, para que entendam que o Sebrae e o município estão de portas abertas para ajudar quem quer empreender”, completou o gestor.

União de forças para transformar o comércio local

A criação da Sala do Empreendedor foi resultado de um esforço conjunto entre o Sebrae Goiás, o Sindicato Rural, a Câmara Municipal, que aprovou por unanimidade o projeto de lei que viabilizou o espaço.

O presidente da Câmara, Kênio de Souza Lima, lembrou o início do projeto e a importância da parceria institucional. “Fomos procurados pelo Sindicato Rural, em parceria com o Sebrae, que apresentou a proposta. Encaminhamos o projeto de lei à Câmara, que foi aprovado de imediato por todos os vereadores”, relembrou. “A Sala do Empreendedor é uma conquista muito importante, porque

vai ajudar quem tem dificuldade em administrar o próprio negócio, emitir nota fiscal ou abrir uma empresa para vender seus produtos. É um avanço para o nosso município.”

O presidente ainda destacou a alegria e a expectativa para o início dos atendimentos. “A população vai poder utilizar esse espaço e ter acesso a serviços que antes não estavam disponíveis aqui. É um passo importante para o crescimento de Paranaiguara”, afirmou.

Empreendedora recebe o primeiro CNPJ emitido pela Sala do Empreendedor

O primeiro CNPJ emitido

Entre os primeiros atendimentos realizados, uma história chamou a atenção. A empreendedora Joelma Alves foi a primeira pessoa a formalizar o CNPJ na Sala do Empreendedor, e a data coincidiu com o aniversário de dois anos do seu empreendimento.

Com um sorriso enorme, ela descreveu o momento como um marco em sua trajetória: “Foi um presente. Estou muito feliz e fui muito bem atendida. O processo foi simples, rápido e gratuito. Achei que seria difícil, mas não é um bicho de sete cabeças. Saí daqui com meu CNPJ em mãos e uma sensação de tranquilidade”, contou.

Joelma também relembrou sua jornada até o empreendedorismo. “Comecei grávida do meu primeiro filho, fazendo trabalhos em EVA. Depois, passei a trabalhar com aluguel de móveis e hoje tenho meu ateliê gourmet, vendendo geladinhos e doces artesanais. Foi uma grande luta até aqui, e agora, com o MEI, me sinto mais segura para continuar crescendo.”

Ela também destacou o papel do Sebrae no incentivo e apoio a quem deseja se formalizar. “Antes eu tinha medo. Achava que era caro e muito burocrático. Hoje vi que é simples, acessível e que ter essa ajuda gratuita faz toda diferença. Com certeza, vou indicar para as colegas empreendedoras. É a melhor coisa que a gente faz.”

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Vivianne Oliveira / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98174-9881

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Paranaiguara
  • Regional Sudoeste
  • Sala do Empreendedor