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Pequenos Negócios precisam se preparar para ter uma Black Friday com sucesso

Os consumidores sempre esperam pelas promoções, mas um planejamento é essencial para as que empresas tenham lucro e garantam a satisfação da clientela.
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano tanto por consumidores quanto empreendedores

A Black Friday é um momento de garantir uma experiência positiva para o cliente. Aguardada durante todo o ano pelos consumidores e empresários, a data, segundo analistas, precisa ser planejada e pensada. A promessa de descontos e promoções impulsionadas nas vendas pode ser um verdadeiro motor para o caixa das empresas. No entanto, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas e tornar o momento desagradável para quem vai em busca de promoções reais.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Goiás, Ana Lívia Dantas, a Black Friday deve ser negociada com antecedência com os fornecedores tanto no preço quanto no estoque desejado. “Não se pode deixar para fazer as compras em cima da hora ou ficar dependendo do estoque que o fornecedor tem”, explica. Ao definir os descontos, isso não pode comprometer a margem de lucro da empresa.

Em relação à negociação de preço, Ana Lívia alerta para que haja realmente uma promoção nesse período, porque o consumidor está muito atento às fraudes que muitos empresários cometem. “Eles aumentam o valor do produto, simulam um desconto e o valor final será o mesmo anteriormente praticado. Ou seja, não houve efetivamente uma promoção. Isso é péssimo para a imagem da empresa”, avalia Ana Lívia. A orientação é que sejam definidos com antecedência quais produtos terão desconto; qual será uma porcentagem de desconto; a quantidade de produtos em promoção; e como será a comunicação da campanha.

A analista orienta que os empreendedores fiquem atentos às postagens nas redes sociais e criem uma promoção muito boa, que possa atrair o maior número de pessoas possível, que possam realizar as compras antecipadamente. Outra dica para os empresários é criar uma promoção que desperte o senso de urgência no comprador. “Aquela campanha que frise que a promoção vai acabar, que é por tempo limitado e assim como pode ser feito uma promoção só para um dia que é Black Friday. Também se pode aproveitar as semanas anteriores para um planejamento para começar essas vendas antecipadamente”, ressalta.

As promoções precisam envolver planejamento por parte dos empresários e comunicação com os clientes

Entre os pontos de atenção para a data, Ana Lívia cita o cuidado com a logística. Como a expectativa de venda é maior que a de dias normais, é necessário se atentar aos prazos combinados com os clientes. Além disso, é bom ter um atendimento estruturado, com número de vendedores compatível com o movimento nesse período, para que a qualidade seja mantida durante o atendimento. “A comunicação deve ser clara informando os clientes sobre as condições de promoção, formas de pagamento, prazos de entrega e política de troca”, enfatiza.

Outra dica é revisar os preços antes de colocar nas placas ou divulgar na internet, já que um valor digitado a menos pode causar um grande prejuízo aos empresários, que serão obrigados a cumprir a venda conforme o valor anunciado, respeitando as leis do consumidor. Defina com antecedência quais produtos terão desconto, qual será uma porcentagem de desconto, a quantidade de produtos em promoção e como será a comunicação da campanha.

As vantagens da Black Friday para os empreendedores são muitas, como aumento de vendas, atração e fidelização de clientes, vender itens com menor saída e visibilidade da marca por meio das campanhas de marketing. O Sebrae disponibiliza pesquisas e ebooks na loja virtual que podem ser acessados pelos empreendedores. A instituição realiza qualificações sobre a Black Friday e sobre as vendas de fim de ano, com orientações para os empreendedores de pequenos negócios, assim como palestras.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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