O consumo de produtos orgânicos cresceu de forma significativa no Brasil. É o que aponta a pesquisa: Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2021, da Organis. Em 2019, apenas 19% dos consumidores afirmaram ter consumido alimentos orgânicos nos últimos 30 dias, e em 2021, esse percentual passou para 31%. O aumento é ainda maior se comparado a 2017, quando 15% afirmaram ter consumido produtos desta categoria.
Os dados da Organis mostram que o comportamento tem ganhando força ao longo dos anos. Mesmo com o crescimento, o setor encontra alguns gargalos. Segundo o especialista do Polo Sebrae Agro, Victor Rodrigues, o preço desses alimentos, a desconfiança de ser mesmo orgânico ou a dificuldade de acesso são alguns entraves que têm dificultado um aumento ainda maior do consumo.
Com o objetivo de auxiliar essa cadeia e orientar sobre a melhor forma de comercialização, o Polo Sebrae Agro realizou um estudo, no Rio Grande do Norte, traçando um olhar para esse assunto, do ponto de vista das redes sociais. “A partir dessas publicações, entendemos os padrões de comportamentos e de consumo que ajudarão a formar um panorama dos orgânicos e das suas oportunidades de negócios”, explica.
Estratégias
A análise aponta quais as hashtags mais usadas, os lugares onde os produtos orgânicos são buscados ou cultivados e também o que os usuários das redes sociais, como: Instagram, Twitter e Facebook, falam sobre os preços e qualidade desses produtos.
O levantamento mostra ainda, as estratégias de divulgação que os comerciantes de marcas de orgânicos utilizam. “Marcas que promovem estes produtos nas redes sociais apelam normalmente aos benefícios para a saúde de consumi-los. Além disso, suas publicações divulgam modelos de vendas variados”, comenta o especialista.
Victor explica ainda que, diante de todo o estudo realizado, foi observado que os produtos orgânicos permitem diversas estratégias para atrair a atenção do consumidor, além de modelos de venda variados. Ele orienta que aqueles empreendedores que desejam também trabalhar ou já atuam na área, podem usar promoções que busquem incentivar o consumo se baseando nos benefícios que eles trazem para a saúde e bem-estar. “Além disso, busque mencionar o apoio que esse consumo traz ao pequeno produtor”, acrescenta.
O especialista do Polo Sebrae Agro relata que já em relação ao modelo de vendas, o delivery e as cestas de produtos prontas têm sido algumas das estratégias usadas. Isso porque, leva mais comodidade e variedade aos consumidores desses alimentos.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111
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