ASN GO
Compartilhe

Pireneus Digital 5.0: inovação e Inteligência Artificial impulsionam negócios em Pirenópolis

Em evento promovido pelo Sebrae Goiás, empresários locais discutiram as últimas tendências em tecnologia e inovação.
Por Renato Feitosa, de Pirenópolis
ASN GO
Compartilhe
Evento foi importante para o compartilhamento de experiências e estratégias para implantar tecnologia nos negócios (Fotos Renato Feitosa)

Na noite de segunda-feira (30), a cidade de Pirenópolis foi palco de um importante evento de inovação: o “Pireneus Digital 5.0”, promovido pelo Sebrae Goiás em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Pirenópolis (ACISAP). O encontro reuniu empreendedores locais no campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) para discutir o futuro digital dos negócios e compartilhar boas práticas. A programação contou com palestras que abordaram temas centrais para a modernização empresarial.

O evento contou com a presença do palestrante Bill Wallace, que abordou o tema de inteligência artificial. Foram destacadas a importância do investimento e o estímulo ao pequeno negócio, bem como o fortalecimento frente aos desafios. O Sebrae, mais uma vez, se posicionou como um aliado no tema, com soluções específicas para micro e pequenas empresas.

“Essas ferramentas são direcionadas a todo o público, desde pequenas e médias empresas até grandes corporações e instituições de pesquisa. Elas permitem definir os processos de atendimento e as estratégias de venda, possibilitando uma avaliação crítica para identificar seus benefícios”, disse Bill Wallace.

Ainda sobre a Inteligência Artificial, que se intensificou entre os anos de 2023 e 2024, os participantes puderam compreender que o ser humano é construtor de ferramentas e que, conforme explicado por Bill Wallace, as máquinas inteligentes, como o Machine Learning e o Deep Learning, são elementos-chave para a geração de informações e conteúdo.

O palestrante Bill Wallace falou sobre a Inteligência Artificial e soluções para as micro e pequenas empresas

Wallace disse que a inteligência artificial é um caminho sem volta, uma tecnologia que avança e que traz soluções práticas para os problemas enfrentados pelos empreendedores. Ele enfatizou a importância de identificar o problema e aplicar a ferramenta certa. O palestrante ainda destacou a responsabilidade no uso da IA. As empresas que adotam essas soluções devem desenvolver regras, regulamentos e boas práticas para seu uso consciente.

O gerente do Sebrae regional de Anápolis, Sérgio Monturil, esteve no evento e reforçou a importância da digitalização para os pequenos empreendedores. “O Programa Transformação Digital foi criado justamente para atender a uma necessidade latente do comércio, da indústria e do setor de serviços, para transpor seus produtos e serviços para o mundo digital”. Sérgio comentou que foi elaborado um programa específico com uma série de capacitações, mentorias e consultorias que pudessem atender individualmente cada negócio, de acordo com seu estágio de maturidade digital. “Após alguns meses de mentoria com este grupo de empresários aqui de Pirenópolis, chegamos ao final, concluindo este ciclo. Se investirmos nesse setor e fortalecermos esses pequenos negócios, teremos mais oportunidades, mais empregos e mais renda, num ciclo virtuoso. O Sebrae faz parte dessa história”, enfatizou.

Novas ideias para os empreendedores

Durante o evento, empresários locais tiveram a oportunidade de trocar experiências e relatar os desafios e avanços que têm enfrentado com a implementação de ferramentas digitais. Um ponto central da discussão foi a migração dos empreendimentos para o digital. Um exemplo foi a família de empresários Magda Leite de Assis Fonseca e André de Assis Fonseca, proprietários da Quinta de Santa Rita, empresa especializada na produção de granola. A partir o encontro, os empresários planejam expandir negócios, principalmente para o mercado internacional.

Segundo Magda, os produtos já chegaram aos Estados Unidos e à França, por meio de brasileiros que conhecem os produtos os levam para parentes e amigos que residem nesses países. A empresária relatou que o evento ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre o uso das mídias digitais, que até então ele evitava devido à falta de controle sobre a demanda gerada.

Participaram do evento cerca de 15 empresários que puderam pensar sobre como ampliar seus negócios com a inovação

A consultoria do Sebrae tem sido fundamental para guiar esse processo, como explicou Rita Queiroz, analista da instituição. “O objetivo principal do programa Transformação Digital, que no nosso município ganhou o nome de Pireneus Digital 5.0, é fortalecer as associações e a CDL, com ferramentas e capacitação. A partir dessas ferramentas e das respostas obtidas, é possível realizar uma avaliação crítica para determinar se podem ser usadas para benefício ou não”.

Ela explica que o consultor do Sebrae realiza um diagnóstico da maturidade digital do negócio. Isso servirá de base para a elaboração de um plano de ação, que será acompanhado pelo grupo em atendimentos individualizados durante três a quatro meses. “Nesse período, o consultor vai monitorando o mercado e sugerindo modificações dentro da empresa, conforme as necessidades, seja em mídias digitais, tráfego pago ou sistemas de digitalização”, ressaltou.

Parceria com os Correios

Um dos pontos do evento foi a participação dos Correios, que demonstrou as oportunidades logísticas disponíveis para os empreendedores locais, facilitando desde a entrega de mercadorias até o processo de exportação. Érica Tanus, gerente de Desenvolvimento do Mercado dos Correios, explicou que entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, houve um acordo de cooperação técnica entre a entidade e o Sebrae para fomentar as micro e pequenas empresas, na vertente de três eixos: e-commerce, logística e internacionalização.

O evento foi uma parceria do Sebrae Goias com a ACISAP e contou com a presença dos Correios

“Participamos com o Sebrae Goiás participando de diversos encontros de negócios de transformação digital, para fomentar esse mercado junto com esses empreendedores, auxiliando-os no e-commerce, na internacionalização e no ramo de logística”, enfatizou Érica. Os Correios trouxeram ao evento soluções como para o e-commerce, além de soluções internacionais para começar a primeira exportação. Érika também destacou a eficiência sa parceria entre as dois instituições para o benefício dos empreendedores. “A gente sabe que são mais de 20 milhões de micro e pequenos empresários que precisam do auxílio dessas entidades que estão aí fomentando o mercado”, analisou.

Já o consultor do Sebrae Goiás Wendel Batista Cardoso considerou que o programa, para ele, foi uma oportunidade de observar a diversidade de conhecimentos entre os pequenos e grandes empresários. Ele disse ter percebido o desejo de aprendizado e a busca por entender como o Sebrae, a partir de uma pequena semente, cultiva um jardim de grandes expectativas e realizações. Essa experiência foi transformadora, mostrando-me o poder de fazer a diferença ao integrar um sistema tão relevante como o Sebrae. Com esse propósito, compreendo que ainda temos muito a conquistar juntos”, disse.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • inovação
  • inteligência artificial
  • Pirenópolis
  • Sebrae Transformação Digital 5.0
  • transformação digital