ASN GO
Compartilhe

Porangatu é a primeira cidade goiana a ter 100% dos serviços integrados à RedeSim 2.0

Município recebeu instituições e autoridades para descerramento de placa em comemoração ao marco histórico
Por Redação, de Porangatu*
ASN GO
Compartilhe
Allan Máximo, Rubya Carla, a prefeita Vanuza Valadares e Euclides Barbo Siqueira: marco em Porangatu (Fotos Pedro Gomes)

Porangatu entra para a história do empreendedorismo goiano como a primeira cidade a integrar 100% dos serviços referentes à abertura de empresas na RedeSim 2.0. O município do Norte Goiano, que tem cerca de 44 mil habitantes, conta com 5.188 empresas ativas, sendo que 634 delas foram abertas somente no ano passado. O comércio é um ramo forte, com destaque para artigos de vestuário e acessórios, comércio varejista de bebidas e promoção de vendas. Para comemorar o feito alcançado dentro da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim 2.0), uma placa que marca a inauguração do projeto no município foi descerrada na manhã de terça-feira (20).

O evento contou com a presença do presidente e do vice-presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Euclides Barbo Siqueira e Francisco Canindé; da prefeita Vanuza Valadares; da gerente da Regional Norte, Rubya Karla, e do gestor de Políticas Públicas, Allan Máximo, ambos do Sebrae; e de representantes de outras entidades e de secretarias municipais.

Euclides Barbo Siqueira, da Juceg, pontuou as grandes vantagens que o sistema traz

O presidente da Juceg explicou que essa integração proporciona um sistema mais ágil, facilitando tanto a abertura quanto a gestão de empresas. “Agora, em apenas alguns cliques, é possível realizar todas as etapas burocráticas com rapidez e segurança. A RedeSim 2.0 veio para simplificar a vida dos empreendedores, tornando o ambiente de negócios mais dinâmico e acessível”, disse. O trabalho diminui a informalidade e contribui para aumentar a produtividade e a economia dos municípios.

De acordo com Allan Máximo, do Sebrae, a parceria entre a instituição, o governo municipal e a Junta Comercial foi idealizada de modo a fazer não só a sensibilização, mas também o trabalho técnico da implantação da RedeSim 2.0. “Nesse projeto-piloto, vimos Porangatu como o primeiro município a integrar tanto a parte de viabilidade locacional quanto a parte de vigilância e meio ambiente. Sensivelmente, isso vai contribuir para o empresário goiano no que se refere à desburocratização e à melhoria de negócios no estado”, afirmou.

Allan Máximo citou o trabalho aprofundado realizado pelo Sebrae, prefeitura e Juceg

Para a gerente Rubya Karla, a conquista veio justamente porque poder público e instituições do setor produtivo se uniram de forma a facilitar a vida de quem empreende e também de quem quer empreender, movimentando a economia e gerando emprego e renda. Ela ressaltou esse tipo de parceria ao divulgar o Planejamento Estratégico da Gestão Municipal da cidade, feito pelo Sebrae e prefeitura dentro do Programa Cidade Empreendedora.

Cinco municípios goianos foram escolhidos para um projeto-piloto promovido por meio de uma parceria firmada entre a Juceg, Sebrae, Vox Tecnologia e as prefeituras envolvidas (Porangatu, Quirinópolis, Alexânia, Jaraguá e Itumbiara). O objetivo é integrar de forma robusta todos os serviços referentes às prefeituras dentro do sistema da RedeSim. Para isso foi desenvolvido um trabalho intenso de treinamento com os servidores das pastas envolvidas, buscando instrumentalizar os entes para aprimorar a qualidade e a agilidade dos serviços já oferecidos. E Porangatu é a primeira das cinco cidades a conseguir integrar 100% dos processos.

A gerente Rubya Karla e a prefeita Vanuza Valadares com o Planejamento Estratégico da Gestão Municipal da cidade

Os resultados do trabalho desenvolvido já estão visíveis. Em Porangatu, a consulta prévia (que é a parte inicial do trâmite, onde a prefeitura faz a análise detalhada para determinar se aquela empresa pode ser aberta naquela localidade), passou de uma média de 18h54 para 1h08 de espera. Além disso, serviços como o alvará sanitário e de meio ambiente, de responsabilidade do município, passaram a integrar ao sistema, podendo assim ser solicitados diretamente no portal do empreendedor goiano. A inscrição municipal também é outro documento que agora fica disponível para solicitação diretamente na rede.

O tempo de abertura de empresas no município já apresenta impactos positivos. Antes do início do processo de implantação da RedeSim 2.0, em 2022, o tempo de abertura de um novo CNPJ era de 16h21. Hoje, este prazo foi reduzido para apenas 6h10. Com a otimização, o volume de requisições aumentou: em 2021 foram 605, enquanto em 2023 chegaram a 855 somente em Porangatu.

*Com Prefeitura Municipal e Juceg

Autoridades e representantes do setor produtivo lotaram a Sala do Empreendedor

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • desburocratização
  • Porangatu
  • RedeSim
  • RedeSim 2.0