ASN GO
Compartilhe

Pousada das Congadas em Niquelândia é sinônimo de aconchego e história

O empreendimento, além de ser um local para pernoite, também guarda muitas histórias da cidade
Por Carla Gomes, de Niquelândia
ASN GO
Compartilhe
Pousada, além de ser um local para pernoite, também guarda muitas histórias da cidade (Fotos: Instagram Pousada das Congadas)

Viajar é sempre muito bom, mas o que às vezes preocupa as pessoas que pegam a estrada é onde elas irão pernoitar. Ser bem atendido, ter um ótimo serviço de quarto e possuir funcionários prontos para responder às dúvidas dos visitantes são apenas alguns tópicos que é preciso estar atento para quem atua nessa área. Agora imagina aliar tudo isso em um espaço que lembra o aconchego de casa com um café da manhã com comidas de receitas caseiras. Assim é a Pousada das Congadas, em Niquelândia, a cerca de 300 quilômetros de Goiânia.

A proprietária do estabelecimento, Ana Mathilde Martins de Souza, sempre foi apaixonada pela sua terra natal e não se cansa de contar as histórias repassadas de sua bisavó para sua mãe e, posteriormente, para ela. “A primeira pensão de Niquelândia pertenceu à minha família. Minha bisavó era a dona. A época em que a pensão funcionava foi quando os mineradores chegavam na cidade para pesquisar as minas. Minha bisavó era receptiva e contava histórias de Niquelândia para eles”, conta.

Por volta da década de 1950, segundo a proprietária, sua mãe teve contato com europeus, alemães. A contação de histórias passou a ser hereditária. De bisavó para a avó e depois para a mãe de Ana. “Depois ela passou a contar essa história para nós, seus sete filhos. Acho que é por isso que gosto de contar essas histórias, porque eu repasso o que ela falava. É a tradição preservada pela oratória e passada de mãe para filha”, diz.

Proprietária investiu na casa história de 100 anos, mas manteve a originalidade do espaço, que é da família há muitos anos

Conhecida como a guardiã da cultura da cidade, a empresária morava em Goiânia e retornou para Niquelândia para ajudar sua irmã a cuidar da sua mãe que tinha Alzheimer. “A pousada é a casa do meu pai, onde eu vivi e passei minha infância. Minha mãe faleceu em 2021. Não pretendia vender, porque queria dar um sentido para a casa. Aí passou um tempo e a gente fez o empreendimento para transformar o imóvel em pousada. Tive que aumentar banheiro em todos os quartos e fiz algumas reformas para atender melhor os visitantes, mas sempre mantendo a originalidade do imóvel que tem 100 anos”, destaca.

A pousada tem esse suporte sobre a história oral de Niquelândia, mas Ana Mathilde afirma que o próximo objetivo é retratar esses casos por meio de imagens e emoldurá-los para colocar nas paredes da pousada. “Um dos meus objetivos é ser um receptivo da cidade e mostrar um pouco da história daqui para quem nos visita”, comenta.

A empreendedora Ana Mathilde Martins, que faz questão de valorizar a história e cultura da cidade

E para as ideias serem colocadas em prática, a empresária afirma que o Sebrae tem dado todo o suporte, tanto para a cidade como para o seu empreendimento. “O Sebrae entrou na minha casa desde quando eu era secretária de Cultura da cidade. A gente sempre fez um laço estreito que eu gosto de usar para a pessoa aprender a lutar. É claro que o Sebrae é uma ferramenta que a gente tem para nos dar suporte. A cidade também está no projeto Líder e que visa gerar desenvolvimento para o Norte de Goiás”, argumenta.

Com esse apoio, segundo a empresária, foi possível realizar o Festival Gastronômico Josephinas com as tradições culinárias da cidade. “Tivemos várias consultorias. Inclusive foi o Sebrae que descobriu que nossa vocação é o de mineração, mineradores, agronegócio e turismo. Com isso, construímos juntos vários trabalhos”, afirmou a empresária ao se referir ao período que atuava como secretária de Turismo. Quanto à sua pousada, Ana Mathilde destaca que o Sebrae ajudou a definir toda a marca e o audiovisual.

Inaugurada em junho deste ano, o empreendimento tem dado o retorno esperado e que vai deixar um legado, segundo a empreendedora. “Estou realizando meu sonho. Eu sou uma das pessoas que mais gosta de cuidar da Niquelândia em termos de cultura. Eu faço parte de vários grupos. Estou sempre articulando conversas sobre as questões culturais da cidade, para valorizar e buscar o desenvolvimento através da cultura”, afirma.

A cidade está perto de fazer 300 anos (o que vai ocorrer em março de 2035), e a empresária fica satisfeita em contribuir para manter a história da cidade. “Dessa vida a gente deixa bens materiais para os filhos, mas o que deixamos mesmo é legado. Acredito que com esse empreendimento estou deixando um legado e isso me alegra”, finalizou.

Serviço:
Instagram: @pousadadascongadas

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Goiânia
  • Niquelândia
  • Regional Oeste