ASN GO Atualização
Compartilhe

Produtividade nos pequenos negócios e empreendedorismo feminino atraem público na Tecnoshow

Brasil Mais Produtivo e Programa Delas foram apresentados no estande do Sebrae e Senar durante a feira de agronegócios em Rio Verde
Por Adrianne Vitoreli, de Rio Verde
ASN GO Atualização
Compartilhe
Fernanda Freitas e Nayara Santos, do Sebrae, apresentaram o Brasil Mais Produtivo para o público (Fotos Edmar Wellington)

O programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa do Governo Federal em parceria com o Sebrae, tem se mostrado um importante aliado para micro e pequenas empresas em Goiás. Através de consultorias e acompanhamento técnico, o programa visa aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios, com foco na otimização de processos e na adoção de novas tecnologias. Em Goiás, o Sebrae tem desempenhado um papel fundamental na implementação do programa, conectando as empresas aos recursos e ferramentas necessários para impulsionar seu crescimento. Este foi uma das palestras do dia no estande do Sebrae Goiás e Senar Goiás na feira Tecnoshow, uma das maiores do agronegócio do país. O Programa Sebrae Delas também atraiu o público à Arena do Conhecimento na manhã desta terça-feira (07).

A gestora estadual do Programa ALI Brasil Mais Produtivo, Nayara Santos, e Fernanda Freitas, analista e interlocutora da indústria no Sebrae, mostraram ao público do estande do Sebrae e Senar como o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), subsidiado pelo Brasil Mais Produtivo, se destaca como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de pequenos negócios. “Para o comércio, prestação de serviços e pequenas indústrias, o programa tem o acompanhamento dos ALI por seis meses. Já para agricultura de pequeno porte, de um ano para acompanhar a safra”, explica Nayara.

Os ALI atuam diretamente com os empreendedores e oferecem suporte personalizado para identificar oportunidades de inovação e implementar soluções que melhorem a gestão e a eficiência das empresas. Através do ALI, o Sebrae Goiás tem contribuído para fortalecer o ecossistema empreendedor local e promove a cultura da inovação e impulsiona o crescimento sustentável dos negócios. Para se ter uma ideia, Fernanda mostra que no último ciclo do ano passado o aumento de produtividade nas empresas atendidas foi em média de 20,7%. Já o faturamento aumentou cerca de 12,30%.

A consultora Taís Almeida, diretora do Sesi/Senai em Rio Verde, que é parceiro do Sebrae Goiás nesse programa, falou ainda dos benefícios do Brasil Mais Produtivo para indústrias, como o Manufatura Enxuta e o Eficiência Energética. “A trilha vai aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais e vamos começar este ano com 30 empresas”, reforçou Taís.

Taís Almeida, do Sesi/Senai em Rio Verde, falou sobre a importância da parceria com o Sebrae para levar a inovação aos pequenos negócios

Sebrae Delas

Quem esteve no estande do Sebrae e Senar na manhã deste dia 07 também pôde acompanhar uma palestra sobre o Delas (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas por Sucesso). O Sebrae Goiás participa do programa nacional e trabalha com três pilares: inspirar, capacitar e conectar mulheres que querem empreender ou que já empreendem e que possuem uma empresa, mas querem aprimorar os resultados do negócio.

Taynara Campos, analista do Sebrae Goiás, apresentou números do empreendedorismo feminino em Goiás. O estado possui 371 mil mulheres como donas ou participantes de sociedade em empresas. Dessas, 34% são só de mulheres que empreendem principalmente nos setores de moda, vestuário e acessórios. A metade delas, 50%, se autodeclaram negras, 45% possuem até ensino médio e 35% concluíram o nível superior. Em relação ao rendimento, a renda média dos homens ainda é 58% superior à renda das mulheres.

Taynara Campos, analista do Sebrae Goiás, apresentou números e principais ações da instituição em prol do empreendedorismo feminino

“O Delas é um programa que pretende fomentar o empreendedorismo feminino, e o Sebrae apoia o protagonismo das mulheres por meio de muitas ações de capacitação, programas, eventos que fortalecem as conexões e levam soluções para aquelas que pretendem ter sucesso”, enfatizou Taynara. Alguns exemplos dessas iniciativas são: Efeito Furacão (jornada de imersão para capacitação), Acredita Nelas (parceria com o Ministério do Empreendedorismo para facilitar o acesso ao crédito), eventos com especialistas que trazem mais conhecimentos para as mulheres, como o Delas – Mulher de Negócios, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (com cinco categorias, inclusive para empreendedoras do agro), o evento “Empreender, Inspirar e Transformar” (agendado para 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino), entre outras.

SERVIÇO

Estande do Sebrae Goiás e Senar Goiás na Tecnoshow 2025

Local: Centro Tecnológico Comigo – Rodovia GO 174, km 252,5, s/nº, Zona Rural, Rio Verde

Até dia 11/04

Horário: 08h às 18h

Entrada Gratuita

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Agência Entremeios Comunicação / Vivianne Oliveira (62) 98174-9881

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Brasil Mais Produtivo
  • Regional Sudoeste
  • Rio Verde
  • Sebrae Delas
  • Tecnoshow