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Produtor de São Luís de Montes Belos aposta em diferencial e multiplica produção

Proprietário da Frutal D’Aldeia afirma que depois de participar do Sebraetec conseguiu ampliar o nicho de clientes e aumentar em 30% vendas de mandioca
Por Carla Gomes, de São Luís
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O empreendedor rural Cleber Luiz de Souza, que participou do Sebraetec (Fotos Carla Gomes e Acervo Pessoal)

A formação como agrônomo e a vontade de estar mais próximo à esposa fez com que Cleber Luiz de Souza deixasse, no ano de 2021, o emprego no Senar e começasse a empreender na plantação de frutas, legumes e hortaliças e, depois de uma pesquisa de mercado, na de mandioca também. Para quem começou com 6 mil ramas de mandioca, em quatro anos aumentou sua produção para 40 mil. Cleber garante que o seu conhecimento como agrônomo para um plantio de qualidade e o apoio do Sebrae, com o Sebraetec, que otimizou seu negócio com a ampliação de clientes, foram peças-chave para o sucesso e aceitação do seu produto no mercado local. Assim nasceu a empresa Frutal D’Aldeia, em São Luís de Montes Belos, no Oeste Goiano.

A história começa com o plantio em um hectare de terra da família da esposa para manter o sustento da casa e o sonho de tirar desse pedaço de chão o salário que recebia enquanto funcionário do Senar. Esse sonho foi possível logo na primeira colheita. A partir dessa conquista, novos sonhos foram almejados. A produção de mandioca, atual carro-chefe do produtor, que era produzida em um hectare, passou para quatro e garantiu um plantio de aproximadamente 40 mil ramas com a meta para 2026 de dobrar esse número.

“Quando comecei no ramo, visitei vários clientes e percebi que a maior dor deles era a periodicidade da entrega. Muitos não tinham a garantia de ter o produto durante todo o ano. Então, vi que, se trabalhasse com essa garantia, conseguiria fidelizar minha clientela. Hoje, depois de quatro anos, a confiança que meus clientes têm nesse sentido, aliada à qualidade da minha mandioca, otimizou as minhas vendas”, diz o produtor.

A produção de mandioca é o carro-chefe da propriedade de Cleber

Ainda conforme Cleber, quando ele foi comprar ramas em Anápolis para plantar na sua propriedade, pensou no cultivo como mais uma opção de produto para o seu cliente, mas não imaginou que a mandioca se tornaria seu carro-chefe. “Foi um teste e uma forma de ter mais um produto para o portfólio que ofertamos nas feiras das quais participamos na cidade semanalmente. Tinha alguns conhecidos do Senar que trabalhavam com mandioca descascada e me informei sobre os possíveis compradores do produto. Vi uma oportunidade e decidi investir”, relembra.

Com uma visão ampla de empreendedorismo, um diferencial que o produtor ressalta é que, se seu cliente ficar sem o produto, ele entrega no mesmo dia. “Acredito que nosso trabalho é sanar um problema do cliente. As pessoas se preocupam muito em só vender sem olhar as dores e trazer soluções para o cliente. A entrega pontual da mandioca foi um dos meus diferenciais que me fez consolidar no mercado. Eu tenho estoque tanto na cidade quanto na roça. Acredito que o cliente não precisa só de uma mandioca que cozinha, mas precisa ter a certeza que não ficará sem o produto”, diz.

Cleber também destaca a qualidade como outro diferencial. “Nem toda mandioca mansa é própria para a mesa, porque algumas não cozinham, outras não são tão saborosas, outras não têm aquela textura e maciez que a pessoa quer com aquele sabor. Trabalho com o produto desenvolvido pela Embrapa para ter essa qualidade. São mandiocas que, desde a criação, desde o melhoramento, foram pensadas para serem cozidas. Por isso a gente diz mandioca de mesa”, explica.

E com a perspicácia de um bom empreendedor, Cleber entrou para o Sebraetec ano passado para criar logotipo e embalagem, além da inscrição estadual. “Sabia que isso iria ampliar minha clientela. Mas com esse suporte do Sebrae tive um crescimento de cerca de 30% das minhas vendas. O resultado foi tão positivo que já planejo para a safra 2025/2026 dobrar a plantação de mandioca em relação à safra anterior, de 40 mil ramas para 80 mil. Sem o apoio do Sebrae, não conseguiria chegar onde estou”, comemora.

Como conselho para os novos empreendedores, Cleber é categórico. “Aprender, estudar sobre o seu produto e ao mesmo tempo mostrar seu diferencial para ofertar seu cliente. Você precisa saber o que vai oferecer e atender com qualidade. Se eu não for melhor do que as empresas que trabalham com o mesmo produto, vai ser muito difícil me manter no mercado”, finaliza.

SERVIÇO

Frutal D’Aldeia

Instagram: @frutaldaldeia

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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