ASN GO
Compartilhe

Professores de escolas do Sesi Goiás participam de oficina de capacitação do JEPP

No segundo semestre, 17 escolas da rede vão implementar a metodologia do programa que visa estimular comportamentos empreendedores para mais de 1,3 mil alunos do ensino fundamental
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma iniciativa que estimula a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes e proporciona aos alunos oportunidades de desenvolver habilidades essenciais para o mundo atual, tais como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Na última sexta-feira (02), professores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais de escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) que fazem parte do Sistema Fieg (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), participaram de uma oficina sobre o JEPP realizada pelo Sebrae Goiás na Casa da Indústria. A capacitação dos profissionais para ministrar o programa marca a retomada da parceria com o Sesi, instituição que faz parte do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás.

Bruna Maia, do Sebrae, lembra que a iniciativa contribui para o desenvolvimento da mentalidade empreendedora desde cedo

Neste segundo semestre, 17 escolas do Sesi em Goiás vão aplicar a metodologia, na qual os estudantes aprendem a identificar oportunidades e planejar e executar projetos. Mais de 1,3 mil alunos serão impactados pelo JEPP, e a expectativa é que esse número aumente em 2025. Para a gestora do programa no Sebrae Goiás, Bruna Maia, a iniciativa contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora desde cedo e estimula a autoconfiança e a capacidade de liderança e prepara os jovens para enfrentar desafios com mais segurança e competência. As escolas que aderiram à metodologia vão contar com acompanhamento do Sebrae durante todo o semestre até a finalização do ano letivo.

Os profissionais participaram de duas capacitações prévias on-line: uma geral para conhecer o programa e uma específica para a série em que atuam. “A oficina marca o fechamento do ciclo de aprendizagem vivencial e mostra que estamos aqui para somar esforços e facilitar o desenvolvimento das competências empreendedoras e socioemocionais dos alunos com uma abordagem prática, inovadora e de acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, conta Bruna, que ressaltou ainda que o Sebrae está à disposição não só como parceiro no JEPP, mas dentro da jornada educacional, com um portfólio de soluções na educação empreendedora.

O professor João Carlos Ferreira dos Santos acredita que o JEPP é um programa muito enriquecedor na educação

O professor de artes, educação empreendedora e educação financeira do Sesi Jardim Colorado, na Região Noroeste de Goiânia, João Carlos Ferreira dos Santos, foi um dos que participaram da capacitação. Para ele, que dá aulas para alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, o JEPP é um programa muito enriquecedor porque coloca o aluno como protagonista da própria formação e possibilita a interdisciplinaridade, um trabalho que pode ser desenvolvido em várias áreas do conhecimento. “Essa metodologia é de extrema importância para os estudantes porque transforma em oportunidade prática a busca de soluções para possíveis problemas na vida do aluno”, analisa. O professor destaca o material didático como lúdico e de fácil compreensão, bem estruturado e planejado.

Igor Caetano, coordenador do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio da escola Sesi Dr. Celso Charuri, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, disse que o anseio do estabelecimento é entregar um ensino de qualidade e que ter esse preparo para implementar uma plataforma nova é muito interessante para que todos os profissionais da educação trabalhem com eficiência. “Percebemos que os conteúdos que trabalhamos em sala casam com o que é proposto pelo JEPP. Nossa expectativa é que com uma metodologia diferente a gente possa levar uma experiência bacana para aluno, de uma forma mais atrativa”, frisa. O coordenador crê que o programa estimule o empreendedorismo não só na criação de empresa ou indústria, mas empreender também no sentido de desenvolvimento de carreira pessoal, de saber buscar ser um profissional melhor, uma pessoa melhor que agregue na comunidade.

Igor Caetano, da escola Sesi Dr. Celso Charuri, em Aparecida de Goiânia, diz que objetivo é entregar um ensino com qualidade cada vez maior

Dulcianny Medeiros, analista de educação que representou a Gerência de Educação Básica do Sesi, considera a retomada do programa muito satisfatória, já que a educação empreendedora impacta não só os alunos, mas os profissionais da educação, a escola e a sociedade. “É muito satisfatório ver o engajamento dos nossos professores nessa capacitação que possui um conteúdo tão rico e atual sobre empreendedorismo e que conversa diretamente com o trabalho que já realizamos nas escolas. E o material disponibilizado dá liberdade para que o profissional da educação trabalhe com criatividade as temáticas, desde as socioemocionais até as ligadas diretamente ao empreendedorismo”, avalia.

A expectativa, de acordo com Dulcianny, é que as 17 escolas realizem, ao fim do ano letivo, as feiras empreendedoras que vão mostrar na prática muito do que os estudantes aprenderam durante o semestre. “Acredito que o JEPP possa impactar positivamente nossos alunos para além da sala de aula, contribuir para um ambiente mais colaborativo e ainda promover o desenvolvimento das comunidades por meio de projetos que tragam ganhos para todos”, avalia.

Dulcianny Medeiros, da Gerência de Educação Básica do Sesi, considera a educação empreendedora essencial para alunos, profissionais, escola e sociedade

Atualmente o JEPP é desenvolvido em 311 escolas no estado, e desde 2022 mais de 70 mil alunos já participaram do programa, que acompanha a educação empreendedora desde meados de 2015 e que foi atualizado em 2022. Com a reformulação, os materiais didáticos e conteúdos foram atualizados para nova realidade.

Conheça a Educação Empreendedora no Sebrae Goiás: https://vitrine.sebraego.com.br/educacao-empreendedora/

Participantes aproveitaram o momento para saber como implantar o programa com eficiência

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • capacitação
  • educação
  • ensino
  • JEPP
  • Sesi Goiás