A final do Prêmio Educador Transformador, que foi realizado na última quarta-feira (10), no Expo Transamerica, em São Paulo, contou com a participação de seis professores de Goiás. Realizado pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare, em parceria com o Sebrae, o prêmio traz o reconhecimento pelas práticas educacionais inovadoras, que mobilizam os alunos no intuito de solucionar problemas e gerar oportunidades.
No Centro-Oeste, foram 12 projetos finalistas, sendo que seis foram desenvolvidos por professores de Goiás. Ao todo, 2.897 projetos foram inscritos de todas as regiões do Brasil. Desses, saíram 70 finalistas, divididos em sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos iniciais, Ensino Fundamental – Anos finais, Ensino Médio, Educação Profissional, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conforme João Carlos Gouveia, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, que acompanhou os professores na cerimônia, o prêmio é um ritual, e sua importância está ao longo do processo. “Foram várias pessoas envolvidas nesse trabalho, e essa energia, esse compartilhamento, essa interação entre os participantes é o que enobrece o evento e traz inovação”, destacou.
O reconhecimento da atuação de professores de todo país é o ponto forte da premiação, segundo Cleonice Silva, analista do Sebrae Goiás. “Os professores fazem inúmeros projetos em sala de aula, e todos eles são de suma importância”, afirmou.
Participação emocionante
Apesar de não saírem vencedores na categoria pela qual disputavam o prêmio, os professores de Goiás estavam contentes e se emocionaram com a participação no evento. A professora Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia, disse que o evento foi um estímulo: “O prêmio instigou a melhorar nossa atuação na sala de aula com nossos alunos. Me sinto renovada”.
Para a professora Leyliane Alves Barbosa Borges, de Palmeiras de Goiás, o prêmio foi uma experiência maravilhosa. “Estou com o coração a mil, e no ano que vem estarei firme e forte participando novamente”, disse. A professora Déborah da Costa Tavares Silva, de Campinaçu, por sua vez disse que se sentiu gratificada: “Estar entre os finalistas traz uma sensação de vitória”, afirmou.
A professora Juliana Patrícia Silva de Faria, de Caldas Novas, conta que a experiência foi surpreendente: “É a oportunidade de mostrar sonhos produzidos por professores de todo Brasil em busca de uma educação transformadora e de qualidade para todos”.
Já o professor Gabriel Jorge Ferreira, de Itumbiara, ressaltou a recompensa pelo trabalho: “Foi um reconhecimento e também a oportunidade de abrir ainda mais a mente pelo contato com outros profissionais”. Já o professor Nicolas Magalhães de Oliveira Sousa, de Aparecida de Goiânia, acredita que a participação extrapolou as expectativas. “É o resultado daquilo que construímos. Participei pelos alunos e pelos acadêmicos.”
Todos os educadores receberam selo de reconhecimento. Os finalistas e vencedores receberam, também, premiações e reconhecimento nacional, como uma bolsa integral no curso de MBA em educação empreendedora para o vencedor de cada categoria, e mais cinco bolsas integrais para as instituições de cada um dos vencedores, bem como troféu e certificado.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn