O Sebrae e Ambev realizaram, na noite desta quinta-feira, 19/09, o lançamento oficial do Programa Aprimore, em Goiânia. A iniciativa contempla dez cervejarias goianas selecionadas em edital para participarem do projeto que visa proporcionar oportunidade de conhecimento aos empresários para alavancar o setor em Goiás.
Vicente Scalia Neto, analista do Sebrae Nacional e coordenador do Aprimore, explica que foi realizado um mapeamento do Estado de Goiás, quando foi possível identificar que é um dos grandes centros de pequenos negócios que atuam com cervejarias. “Levamos para a Ambev, que gostou da proposta e agora iniciamos esse trabalho de modelagem”, completa.
O coordenador diz ainda que serão abordadas e trabalhadas as principais temáticas de mercado, como gestão, processo de produção, mercado, vendas, empreendedorismo e a formalização, para o bom desempenho do negócio.
Vicente assinala ainda que o Aprimore vai oferecer aos empresários novas perspectivas de mercado para poderem integrar-se com outras cadeias, como do turismo e da economia criativa. Conforme o coordenador, nesse primeiro momento, serão atendidas 10 cervejarias de modo presencial e continuado. Contudo, por meio do site do Aprimora, em fase de desenvolvimento, a meta é alcançar três mil acessos nos seis meses de parceria.
O Aprimore em Goiás é resultado do sucesso do projeto-piloto realizado na Bahia, em 2023, com a participação de cinco cervejarias. A parceria foi ampliada e, neste ano, além de Goiás, também serão contemplados os estados do Mato Grosso e Paraná.
Otimismo
A especialista em conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, Marta Rocha Araújo, está otimista com a parceria e os resultados que deverão ser alcançados. No encontro com os cervejeiros, após explicar sobre o projeto, foi possível entender um pouco mais sobre as necessidades de cada empresa. “Assim a gente vai conseguir trazer especialistas e material relevante para ajudá-las nessa jornada”, assinala.
Marta ressalta ainda que “a gente [da Ambev] tem olhado muito para o crescimento compartilhado, e esse é um projeto em que conseguimos colocar isso em prática. Estamos animados em não só fornecer, mas também trocar conhecimento com as micro cervejarias”, complementa.
Para Taynara Alves, analista da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional (UADR) do Sebrae Goiás e gestora do Aprimore, o lançamento oficial do projeto é visto com otimismo, pois será possível compreender a real necessidade de cada participante, além da oportunidade de networking. “Está na fase inicial e o desenvolvimento vai ser, justamente, a partir do que sair daqui”, assinala.
Conforme Taynara, por meio da apresentação das demandas das empresas participantes, durante a oficina é possível direcionar o apoio a cada uma delas de forma específica. “A ideia é que o programa seja bem direcionado, tanto que nosso fórum é pequeno para que a gente tenha, justamente, essa especificidade”, pontua.
Parceria de sucesso
Para Vera Lúcia Oliveira, gestora estadual do Programa Conexões Corporativas, a parceria entre o Sebrae e a Ambev é para ampliar as oportunidades para pequenos negócios. “Chegar junto com uma grande marca é algo muito importante para os pequenos negócios. Estar próximo de duas grandes marcas é uma validação que fortalece, e muito, para que esses pequenos negócios possam acessar mercado, e, mais ainda, absorver conhecimento”, ressalta.
Vera afirma que o estímulo de buscar uma parceria como essa, feita pela conexão com o Sebrae Nacional e que Goiás aderiu, é o entendimento de que ela proporciona oportunidades para os negócios goianos.
A gestora salienta ainda que “pegar a chancela de duas marcas que têm abrangência significativa e credibilidade no mercado é um aval que, com certeza, pode mudar o cenário de qualquer negócio. E o negócio cervejeiro, validado por uma marca que tem reconhecimento internacional, é uma oportunidade ímpar”, acentua.
Para Vera, é nesse sentido que o Aprimore pode trazer um grande benefício. Além de ressaltar a oportunidade de conhecimento do setor cervejeiro, que será compartilhado pela Ambev. “A gente sabe que, para que um pequeno negócio se desenvolva, são muitos os desafios, e ter a certeza de onde buscar o conhecimento técnico traz uma tranquilidade muito grande”, avalia.
A cervejeira Renata Machado de Farias, da Dona Lupulina Cervejas Especiais, entende que o programa representa uma oportunidade para o desenvolvimento das cervejarias locais. “A gente se sente honrada de participar desse encontro”, pontua. Renata compreende que é um momento de contribuir e compartilhar conhecimento. Entretanto, ressalta que “com certeza vamos aprender com quem é maior que a gente, já que temos uma produção pequena”, afirma.
Para ela, um dos importantes aprendizados tem a ver com a busca por melhorias na gestão de recursos e em formas de melhorar todo o aparato por trás da fábrica. Com produção de 3,5 mil litros por mês, Renata explica que as cervejas são feitas artesanalmente. Apesar de alguns processos serem minimamente automatizados, a maioria é totalmente manual.
A proposta da cervejaria, situada no Jardim Europa, próximo ao Centro de Treinamento do Goiás, para se desenvolver e conquistar mercado, é oferecer ao público opções de petiscos. “Por sermos muito pequenos, a nossa proposta de negócio é funcionar um bar junto com a fábrica. O cliente tem a possibilidade de ver o local onde é fabricada a cerveja que consome”, completa.
Por sua vez, o sommelier de cerveja Thiago Franco, da Cervejaria Artehop e do Parada 21, no Jardim América, conta que foi um dos primeiros a trabalhar com cerveja artesanal no Estado, há cerca de 15 anos, e que a participação no Aprimore é um marco. “Ter uma das maiores empresas do mundo, em um projeto como esse, abraçando a nós, que somos muito pequenos, vejo como uma grande oportunidade e com grande expectativa de parceria”, garante.
Thiago também falou do diferencial da sua marca, que envolve arte e lúpulo, matéria prima da cerveja, e tem como o slogan “Arte e Sabor em Cada Gole”. “O rótulo tem uma pegada artística. Os barris e chopeiras são grafitados por artistas locais, seguindo um conceito de que realmente a cerveja artesanal não é uma simples bebida, e sim, uma experiência gastronômica no aroma, no paladar e no visual”, explica.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn