ASN GO
Compartilhe

Programa capacita dirigentes de sindicatos rurais em Goiás

Curso “Liderança Rural” é promovido por meio de convênio entre o Sebrae Goiás, Faeg, Senar e Ifag
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Curso foi realizado de 10 a 14 de abril, na Escola de Negócios do Sebrae Goiás, em Goiânia (Foto Fredox Carvalho)

Um convênio do Sebrae Goiás com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), Senar e o Instituto de Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), promove o curso ‘Liderança Rural’. A iniciativa visa desenvolver nos dirigentes de sindicatos rurais de Goiás a capacidade de liderar equipes, trabalhar em cooperação com parceiros e demais instituições empresariais e governamentais.

Cerca de 40 dirigentes de sindicatos rurais participaram de duas turmas da capacitação. Entre as cidades representadas estiveram Alexânia, Anápolis, Indiara, Cromínia, Jataí, Catalão, Goiandira, Rio Verde, Cocalzinho de Goiás, Cezarina, Goiânia e Indiara. O curso foi realizado de 10 a 14 de abril, na Escola de Negócios do Sebrae Goiás, localizada em Goiânia.

A expectativa do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, é que o setor rural se desenvolva cada vez mais e fortaleça o empreendedor do campo. “O segmento é uma força motriz para a economia brasileira e o Sebrae possui uma missão de apoiar os produtores rurais e fornecer capacitações, como a de liderança, que são fundamentais para setor”, afirma Antônio Carlos.

O superintendente destaca ainda que o programa, que será realizado em todas as 12 regionais da Instituição, faz parte da diretriz mais arrojada que o Sebrae apresentou recentemente, com a meta de atender com qualidade 2 milhões de empreendedores nos próximos quatro anos. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás e da Faeg, José Mário Schreiner, também participou e debateu o assunto durante o evento.

O psicólogo Celso Garcia, que ministrou o curso Liderança Rural, explica que o programa é integrado e importante para o fortalecimento do polo de liderança, que é uma iniciativa do Sebrae Nacional. “A liderança é um elemento essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, pois ajuda a manter o foco e a direção, além de estimular a criatividade e a inovação”, ressalta.

Programação

O presidente do CDE do Sebrae Goiás e da Faeg, José Mário Schreiner, falou ao público presente durante o evento ((Foto Fredox Carvalho)

O curso é baseado em alicerces construídos com foco na sustentabilidade do sistema sindical: o autoconhecimento e a visão estratégica para o sistema sindical rural. No primeiro pilar, os participantes aprendem a reconhecer a si mesmos e compreender como os relacionamentos podem ser aprimorados, a partir da análise perfil e estilo de liderança.

No segundo, tem como objetivo propiciar ao participante o entendimento do papel da comunicação, da escuta ativa e do feedback, no exercício da liderança, como forma de melhorar suas relações interpessoais, especialmente com seus liderados. “Os participantes são levados a perceber a importância do seu papel como agentes de mudança e atuar na transformação do próprio ambiente institucional”, explica Celso Garcia.

Já no terceiro e último alicerce é a vez dos líderes pensarem no sistema sindical, entender a importância de assumir o protagonismo e reforçar a união para que juntos possam ser cada vez mais fortes na busca dos interesses do setor rural. De acordo com o psicólogo, no cenário atual, com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, os dirigentes precisam ofertar soluções para os produtores, associados ou não. “Eles devem ser capazes de mobilizar e engajar os agentes necessários para construção de instituições sustentáveis e efetivas na representação do setor rural”, diz.

Vitor Hugo Duarte, Antônio Carlos de Souza Lima Neto e Victor Antônio Costa

O analista e gestor do programa de Agronegócio, Vitor Hugo Duarte, conta que as duas turmas fazem parte de um projeto piloto em Goiás, já que foi realizado e teve resultados positivos no Paraná. A meta é capacitar mais 60 dirigentes de sindicatos rurais por semestre. O Sebrae Goiás deve realizar mais uma turma no primeiro semestre de 2023 e outras três turmas no segundo semestre. Além disso, contemplará agências que ficam no interior.

“Queremos dar mais condição para que esses dirigentes possam formatar projetos e produtos para que os produtores possam empreender e alavancar os pequenos negócios rurais. Mas isso passa por um ciclo, que é a capacitação, desenvolvimento, foco e resultados para o público-alvo”, finaliza o analista.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • curso
  • Faeg
  • Senar
  • sindicato rural