ASN GO Atualização
Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora realiza encontro temático em Pirenópolis

Plano de Resíduos Sólidos na Prática foi o tema, que reuniu gestores públicos e representantes de instituições como o Sebrae
Por Leidiana Batista
ASN GO Atualização
Compartilhe
Pirenópolis é uma das cidades da Regional Centro-Leste que participa do Programa Cidades Empreendedoras e teve encontro temático (Fotos Sebrae)

O Encontro Regional Temático “Plano de Resíduos Sólidos na Prática”, que faz parte do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae Goiás, foi realizado nesta terça-feira (16) na cidade de Pirenópolis. Ao todo, em 2024 a iniciativa ocorre em 24 cidades goianas.

Pirenópolis é uma das cidades da Regional Centro-Leste que participa do Cidades Empreendedoras, que tem por objetivo promover ações e buscar oportunidades para criar um ambiente favorável aos pequenos negócios. Observando as características dos municípios escolhidos para receber os Encontros Regionais Temáticos, que serão três na região, Pirenópolis é a que mais se destaca aos desafios para o tratamento dos resíduos por se tratar de destino turístico, que recebe milhares de turistas o ano todo de todas as partes do país e o do mundo.

Através da parceria com instituições locais, como prefeitura, Comtur e Sinditur, o Sebrae desenvolve ações de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo com o objetivo de fortalecer as pequenas empresas e a economia local. O evento, realizado no Centro Municipal de Artes e Música Ita e Alaor, foi protagonizado pelo Sebrae e contou com a participação de empresários, gestores públicos e interessados na temática ambiental de Pirenópolis, Anápolis, Vianópolis, Alexânia e Silvânia.

Cinthia Mara, gerente da Divina Pousada, apresentou seu caso de sucesso. Na pousada que gerencia, o lixo tem destino certo, os recicláveis são separados e o lixo orgânico passa por um processo de compostagem, reduzindo drasticamente os efeitos ao meio ambiente. Além disso, a gerente explicou como é feito o processo de reutilização da água da chuva no estabelecimento turístico.

Encontro discutiu formas de implantar planos de gestão de resíduos sólidos

Segundo o gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora e de Indicações Geográficas do Sebrae Goiás, João Luiz Prestes Rabelo, o objetivo principal do encontro foi capacitar os participantes para a implementação prática de planos de gestão de resíduos sólidos, com foco em sustentabilidade, eficiência e conformidade com a legislação ambiental.

“Nosso objetivo é dar suporte às prefeituras para que promovam o incentivo ao empreendedorismo de modo a promover um ambiente de negócios saudável e competitivo com foco na inovação, e assim preparar esses municípios para inserção das micro e pequenas empresas”, disse.

Prestes também explicou que o encontro de Pirenópolis faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora, realizado de maneira nacional pelo Sebrae com foco em políticas públicas. “Aqui em Goiás realizamos diversas ações de capacitação presencial e on-line, também temos a atuação dos agentes territoriais que trabalham diretamente na ponta com prefeituras e empreendedores, disponibilizamos consultorias individuais, e na agenda de 2024 estamos promovendo os encontros em três cidades por regional, totalizando 24 municípios a fim de atender de maneira mais específica às necessidades de cada região”, destacou.

João Luiz Prestes Rabelo ressaltou a importância de capacitar os integrantes das gestões públicas

Ele também detalhou que o Cidade Empreendedora visa transformar municípios em ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico local, oferecendo apoio técnico e capacitação para gestores públicos implementarem políticas públicas que estimulem a criação de empresas, a geração de empregos e o aumento da renda local.

O programa foca em diversas áreas como desburocratização, educação empreendedora, incentivo ao microempreendedor individual (MEI), e desenvolvimento de startups, utilizando estratégias customizadas para cada cidade participante.

O gerente da Regional Centro-leste, Sérgio Monturil, anunciou que Anápolis e Alexânia serão as próximas a sediarem novos encontros, desta vez com outras temáticas, nos dias 13 de agosto e 10 de setembro, respectivamente. “Estamos muito animados com a receptividade que tivemos em Pirenópolis e esperamos que os próximos encontros sejam tão produtivos quanto esse. Queremos continuar fomentando a troca de conhecimentos e experiências para promover a sustentabilidade em nossa região”, afirmou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

  • Cidade Empreendedora
  • encontro temático
  • Pirenópolis
  • Regional Centro-Leste
  • resíduos sólidos