Com o objetivo de ensinar sobre o empreendedorismo desde a infância, o Sebrae Goiás tem em seu portfólio o Programa Nacional de Educação Empreendedora, voltado a todos os profissionais e estudantes da Educação Básica e também a faculdades e universidades, com prioridade para a rede pública de ensino. Os conteúdos e a prática dentro das escolas buscam desenvolver habilidades empreendedoras a partir das competências socioemocionais.
Um dos produtos da iniciativa que deve ser destacado, de acordo com a analista e gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora, Cleonice Silva, é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltado ao Ensino Fundamental, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais.
“Trabalhar o JEPP com essa faixa etária, neste segmento de ensino, é transformador, porque é quando você pega a criança na fase de maior absorção de conhecimento, quando o aluno tem uma facilidade muito grande de aprender e também muita vontade. Então, é um programa que trabalha de forma bastante lúdica e didática os comportamentos empreendedores nessas crianças e pré-adolescentes”, acrescenta.
Segundo ela, é possível perceber uma mudança comportamental nos jovens que participam das atividades. “Eles passam a ter mais criatividade e mais objetivos. Já começam também a entender o que pode ser uma carreira e o que pode ser empreender”, exemplifica.
Cases de sucesso
Segundo Cleonice, já existem cases de sucesso. Um dos exemplos que ela cita vem de Pontalina, cidade a 120 km da capital, no Sul Goiano. O município foi destaque na Campus Party Goiás 3, quando o case foi apresentado mostrando que, depois de realizarem o JEPP, as crianças da rede escolar começaram a ajudar as famílias a empreender.
Entre os casos, há o de duas irmãs que começaram a trabalhar com as vendas de castanhas de baru e passaram a gerar renda e auxiliar a família em casa. “Todos os dias elas aprendem um pouquinho mais sobre comprometimento, sobre planejamento e estabelecimento de metas. Elas estão muito empolgadas e gratas por terem participado do JEPP e por estarem alcançando uma autonomia financeira”, relata.
“Este é um dos programas que realmente transforma vidas. Não somente a vida dos estudantes, como também dos pais, da família e da própria escola”, destaca Cleonice. Segundo ela, por meio do JEPP há também casos de professores que passaram a ter um comportamento totalmente diferente e positivo em sala de aula.
É possível entrar em contato com o Sebrae Goiás para participar do programa pelo site, acessando o link para fazer a adesão. De imediato a equipe da instituição já retorna para a Secretaria de Educação e para a escola (ou universidade) para formalizar o processo. Da mesma forma, é possível ter mais informações pelo telefone 0800 570 0800, que também é WhatsApp. Depois da adesão, segundo Cleonice, é feito um plano de ação para implementar aquilo que a instituição necessita.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn