A cidade de Goiás sediou nesta segunda-feira (02) a última visita da edição especial e itinerante do Goiás Social no Caminho de Cora. A primeira-dama e coordenadora do programa, Gracinha Caiado, anunciou no final do mês de outubro que cerca de dez municípios e povoados, localizados nos 300 quilômetros da rota turística, seriam visitados. Na cidade de Goiás, o encontro foi no antigo Arraial do Ferreiro, onde, na oportunidade, foi entregue a obra do restauro da Igreja São João Batista. Autoridades estaduais e municipais estiveram presentes nessa última edição e falaram sobre a importância das parcerias para desenvolver uma ação dessa magnitude.
O secretário de Estado da Retomada, César Moura, destacou como a pasta se preparou para se organizar para esse Caminho de Cora. “Disponibilizamos internet via satélite para dar segurança e visibilidade para o caminho. Para aumentar o potencial turístico estamos juntos com o Sebrae, trazendo oportunidades de negócios para os empresários que estão aqui ou para aqueles que querem empreender com turismo rural, restaurantes e apoio ao turista. Então trouxemos aqui junto com o Goiás Social esse apoio todo”, afirmou.
O secretário disse ainda da importância do Sebrae nessa iniciativa. “Quando falamos em fomentar o empreendedorismo, nosso parceiro é o Sebrae. Foi muito importante ter a instituição durante todas essas paradas nossas, a pessoa pode tirar dúvida, ou abrir um MEI ou pedir orientação de como montar o seu negócio ou como pegar um empréstimo para a sua pequena pousada. Fiquei impressionado, são muitas pessoas que se interessaram pelo turismo rural, e é uma grande vantagem a gente ter tanto o Senar quanto o Sebrae para poder tirar as dúvidas da pessoa que quer investir nesse segmento sobre qual que é a parte técnica e qual a parte do negócio. O Sebrae está ajudando desde o começo”, afirmou.
A analista do Sebrae Goiás Regional Oeste Marcicleia Rocha reafirmou no evento o posicionamento do secretário. “Goiás Social no Caminho de Cora é uma ação do governo do estado em parceria com diversas instituições. O Sebrae é parceiro desta ação com o objetivo de levar aos moradores dos distritos e assentamentos que estão ao longo do Caminho de Cora Coralina serviços que possam contribuir com o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades. O programa percorreu municípios e distritos na Regional Centro-leste e Regional Norte, encerrando na Regional Oeste, com atendimentos aos empreendedores nas áreas de marketing digital e vendas com o consultor Fábio Mendes e comigo”, destacou.
O prefeito de Goiás, Aderson Gouvea, lembrou que a cidade tem uma história muito rica por ter sido capital e município de Cora Coralina, e o caminho dedicado à escritora vem ajudar a fortalecer também o turismo local. “O Caminho de Cora faz essa interação com outros municípios, e Goiás é o último, é o ponto final onde as pessoas vão vir, vão conhecer a história da cidade. Então é uma missão nossa fortalecer o turismo e preparar essa cidade para que ela possa, além de ser a guardiã da memória dos goianos, ser também fomentadora de negócios”, afirmou em seu discurso.
O prefeito ressaltou ainda as parcerias com o Sebrae para o crescimento do turismo. “Temos o Plano Municipal de Turismo, que foi construído com o apoio do Sebrae. Com ele nós reconhecemos a nossa situação, nossa fragilidade, mas também a nossa potencialidade. Sem esse plano daríamos um tiro no escuro, mas ele nos guia e nos mostra o caminho que temos que seguir”, disse.
Igreja São João Batista
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, também esteve presente e afirmou que o restauro da Igreja São João Batista faz parte do projeto “Fé, Religiosidade e Devoção”, da própria Secult, que investe na preservação de igrejas históricas em todo o estado. Com investimento de R$ 2,2 milhões do Tesouro Estadual, os serviços de reparo tiveram início em julho de 2023, com duração de 16 meses. Os trabalhos na edificação incluíram a restauração do altar-mor, forros, pisos, revisão da cobertura e dos sistemas elétricos e acessibilidade, arqueologia, entre outras intervenções necessárias.
Yara destacou a importância do templo religioso para a comunidade. “Esta igreja é muito importante para nós, uma das únicas ainda no estilo barroco que está em pé, nós a pegamos num estado muito ruim, estava literalmente quase caindo, com muitos problemas de infiltração, então aqui é mais um compromisso do governo com a cultura do estado, demonstrando que ela vai além dos eventos e dos editais, mas é um resgate completo que o governador vem fazendo. E você observa que é um pouco da história da comunidade, é contar a história novamente. Com certeza, com esses restauros e esses resgates, também acaba aflorando aquele sentimento de pertencimento nas pessoas”, explicou.
A obra teve toda a preocupação em manter a originalidade da igreja, de acordo com o sócio administrativo da Marsou Engenharia, empresa responsável pelo restauro, Vicente Souto Júnior. “Quando ganhamos a licitação e iniciamos a obra, estávamos com bastante problema na questão do telhado e, consequentemente, causou problema na estrutura da igreja, nos altares, na parte de instalação, então o projeto foi completo. Com esse restauro podemos perceber a simplicidade, mas ao mesmo tempo a beleza do local”, disse.
O secretário Wellington Matos de Lima, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que também é conselheiro do Conselho Deliberativo Estadual o Sebrae Goiás, participou do encontro e informou que a primeira-dama não pôde estar presente, mas que toda a equipe estava lá para cumprir uma determinação do governador de levar todos os serviços, benefícios e programas sociais do a todos os municípios e localidades. Na solenidade foi feita a entrega de cartão do Mãe de Goiás. Segundo o secretário, durante os encontros do Caminho de Cora foram entregues mais de 300 benefícios para a população local.
Integrante do grupo que idealizou o Caminho de Cora, Bismarque Villa Real disse que a ideia surgiu em 2013, e ver o projeto sendo colocado em prática, como está sendo bem aceito e como a iniciativa está ajudando as comunidades, é gratificante. “O caminho já está super conhecido dentro e fora do Brasil. Vermos a evolução que está tendo, principalmente dos povoados por onde passa o caminho, é gratificante. Quando fiz essa pesquisa, não tomei como base a menor distância entre os lugares, e sim a maior quantidade de pessoas que pudessem ser beneficiadas. São oito povoados no caminho, e alguns estavam abandonados. Com o Caminho de Cora essa realidade está mudando”, comemorou.
A intenção com esses encontros é impulsionar o turismo e a economia local. Além do Sebrae, que entra com a parte de consultoria para os interessados ou empreendedores, também participaram da iniciativa a Secretaria da Retomada com cadastro dos pequenos produtores e empreendedores no programa Impulso GO Pequenas Empresas. A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) fica responsável pelo atendimento e orientação para denúncias de violência doméstica, a Secult apresenta uma gibiteca, e a Seds entrega cartões de benefícios sociais, como o Dignidade e Mães de Goiás.
Quem recebeu a visita itinerante também teve mapeadas as necessidades locais, como fichamento no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, registro civil, carteira do autista, passe livre para pessoas com deficiência e passaporte para idosos. Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou um mapeamento de necessidades de cadeira de rodas e de banho, muleta, colchão, andador, fralda descartável, entre outros itens. Por sua vez, a GoiásFomento fez atendimento para obtenção de crédito e orientação para utilização dos cartões sociais. E o Senar Goiás abordou o tema Turismo Rural.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn