As primeiras turmas do Programa Sebrae Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em Caldas Novas marcaram um novo capítulo no incentivo ao empreendedorismo entre crianças e adolescentes. Isso porque os alunos da Escola Municipal Orozina Maria Martins realizaram, no último dia 11 de outubro, a culminância dos projetos.
Esse momento da finalização é um dos mais aguardados pelos pais, professores e coordenadores. Os alunos fazem as suas apresentações dos projetos desenvolvidos ao longo da jornada empreendedora dentro de sala de aula. E cerca de 60 estudantes da Escola Orozina participaram diretamente do programa, dos quais os do 5° ano tiveram o tema sobre gastronomia e os alunos do 6° trabalharam com a reciclagem.
Sobre a reutilização dos materiais recicláveis, o objetivo foi conscientizar os alunos sobre sustentabilidade e como o reaproveitamento de materiais pode contribuir para um mundo mais saudável e equilibrado. “Durante a execução do projeto pudemos constatar que vai muito além do empreendedorismo. O JEPP ensina sobre responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e criatividade”, garantiu Virginia Rabelo, professora e coordenadora da equipe do 6° ano.
Na oficina de criação para a culminância, as crianças foram incentivadas a criar brinquedos com garrafas PET, papelão, tampinhas e outros resíduos que, ao invés de serem jogados fora, ganharam uma nova vida nas mãos dos pequenos empreendedores.
Já os alunos do 5° ano aprenderam a transformar alimentos em produtos comercializáveis. Durante a jornada do JEPP na escola, os estudantes se dedicaram a criar receitas doces e salgadas sempre com foco na apresentação e na viabilidade comercial dos pratos.
Para a coordenadora da turma do projeto Kênia Lopes, esse foi um importante momento na vida social das crianças, no qual elas envolveram os pais nas atividades e conectaram família e escola de uma forma afetiva. “Eles conseguiram envolver de uma forma muito bonita os pais, amigos e familiares no projeto. Eles chegavam a me ligar ou mandar mensagem perguntando como estava sendo o desenvolvimento do trabalho em sala de aula”, enalteceu Kênia.
Eliene Cristina Miranda, coordenadora do projeto na escola, contou que os alunos não só aprenderam a cozinhar ou reciclar, mas também a pensar de forma estratégica: como apresentar o produto, qual o preço justo e como atrair clientes. “Eles viveram a experiência de um empreendedor na prática, e isso certamente fará diferença na formação deles”, destacou Eliente.
Com o objetivo de despertar o espírito empreendedor desde cedo, o programa oferece aos alunos de diversas escolas uma educação focada na criação de soluções inovadoras, no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na valorização da criatividade.
Para a consultora Maria Eneide, que acompanhou o desenvolvimento do trabalho nas escolas, foi gratificante perceber o empenho de toda equipe escolar, diretores, coordenadores e professores, bem como o envolvimento de pais e comunidade no JEPP. “Houve um comprometimento para que o protagonista, o aluno, absorvesse, se desenvolvesse e tivesse um crescimento contínuo, trabalhando nas atividades propostas, as Competências Gerais da BNCC, Competências Socioemocionais, e também as Competências Empreendedoras necessárias para um futuro promissor do estudante”, garantiu.
Sobre o JEPP
Na formação do Jovens Empreendedores Primeiros Passos são apresentados para os professores os fundamentos pedagógicos, os princípios que embasam o JEPP e a correlação dele com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, também é trabalhado o conceito de educação empreendedora de modo que prepara o diretor para a implementação da proposta do projeto em sua instituição escolar. Aliada a um ambiente propício à aprendizagem, a formação JEPP favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn