
A noite de terça-feira (15) foi de celebração e valorização do empreendedorismo local. É que 64 empresas que participaram do Programa “Juntos Somos Mais Fortes” receberam a certificação de que concluíram o primeiro ciclo de 2025. A iniciativa é fruto da parceria entre Sebrae Goiás, Sicoob Crediadag e Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). O objetivo é fortalecer os pequenos negócios por meio de capacitação, consultorias e acompanhamento para melhoria econômica e financeira dos negócios atendidos. A cerimônia aconteceu no auditório da sede do Sebrae Goiás, em Goiânia.
As empresas participantes receberam acompanhamento especializado ao longo dos últimos meses, com foco em gestão, inovação, planejamento financeiro e estratégias de mercado. Criado com a missão de preparar os empreendimentos locais para os desafios do mercado, o programa “Juntos Somos Mais Fortes” oferece uma trilha completa de desenvolvimento empresarial. A metodologia inclui diagnósticos, consultorias, oficinas e mentorias individualizadas, além de aproximar os empresários das cooperativas de crédito e da rede de apoio do Sebrae.

O evento reuniu dezenas de empresários, consultores e representantes das instituições parceiras. O vice-presidente do Sicoob Crediadag, Clayton Silva Pires, agradeceu aos associados pelo comprometimento e ao Sebrae e à OCB pela parceria. “O Programa Juntos Somos Mais Fortes acontece graças ao compromisso de todos e melhora a cada ciclo. Ao juntar conhecimento técnico, soluções financeiras e a força do cooperativismo, o programa cria um ecossistema propício à evolução dos negócios”, afirmou.

Os presentes no evento puderam acompanhar uma roda de conversa que trouxe temas como “A Importância do Planejamento Estratégico”, tratado pela consultora do Sebrae Sandra Mendèz; “Finanças Estratégicas para crescimento sustentável”, com a consultora do Sebrae Márcia Melo; e sobre “Gestão de Pessoas”, tema tratado pela consultora Lorena Gomes, com foco em como gerir a equipe com eficiência diante dos desafios da saúde mental dos brasileiros.

Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae Goiás apresentaram o Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do Governo Federal voltada para aumentar a produtividade, competitividade e eficiência das micro, pequenas e médias empresas (MPME) brasileiras. Ele promove a transformação digital, a melhoria da gestão e a inovação nos processos produtivos, com apoio técnico e consultorias especializadas custeadas por parceiros, como o Sebrae Goiás.

Para os negócios que participaram do ciclo, os resultados já são palpáveis: melhoria na organização interna, aumento nas vendas e maior segurança na tomada de decisões. Lorena Alves Nascimento, da JA Ferramentas, que trabalha com ferramentas em geral e manutenção de ferramentas pneumáticas industriais, contou que foi uma experiência que surpreendeu e foi além das expectativas. “As primeiras visitas da consultora Sandra Mendèz e do Sicoob já impactaram e logo na primeira análise percebemos que a maior dificuldade estava na área comercial da empresa, já que fazíamos de tudo e não tínhamos tempo para pensar de forma estratégica”, relata a empresária.
Diante disso, a empresa criou cargos e contratou de dois supervisores comerciais, um para cada loja. “Isso já deu uma guinada. Com a consultoria do sr Ary, conseguimos estruturar a empresa com processo de atendimento (para padronização), os vendedores foram ouvidos e as dificuldades foram resolvidas. Outras implementações ele já deixou para que possamos fazer nos próximos meses. Foi incrível o cuidado de todos conosco e a empresa já tem outra performance, outra visão de como atuar no mercado. Adorei participar”, ressalta Lorena.

Natália Coury Pinto Prado, que representou a empresa Do Carlos Café, disse que participar do programa foi essencial para detectar um desafio para a empresa: a gestão financeira. “O consultor nos orientou de forma didática e nos direcionou tão bem que, depois que acabaram as horas de consultoria pelo Juntos Somos Mais Fortes, nós o contratamos para dar continuidade nas mudanças necessárias na empresa”, enfatizou.
A analista do Sebrae e gestora do programa, Giovana Antônia Cláudio, parabenizou todas as empresas que conseguiram concluir o “Juntos Somos Mais Fortes”, que já atendeu cinco turmas, com 1.350h de consultoria gratuita. “Acreditamos que fortalecer os pequenos empreendedores é fortalecer a economia de Goiás. Essa certificação é mais que um reconhecimento, é um selo de transformação, que promove a melhoria de gestão das empresas, que consequentemente vão gerar mais emprego, renda e melhorias sociais”, explica.

Este método de atendimento nasceu em 2021 e visava, na época, dar suporte aos pequenos negócios no enfrentamento aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, preparando os empreendimentos para retomada do mercado e crescimento.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn