ASN GO Atualização
Compartilhe

Programa “Juntos Somos Mais Fortes” certifica 64 pequenas empresas em Goiás

Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Participantes receberam certificação do primeiro ciclo de 2025 (Fotos Silvio Simões)

A noite de terça-feira (15) foi de celebração e valorização do empreendedorismo local. É que 64 empresas que participaram do Programa “Juntos Somos Mais Fortes” receberam a certificação de que concluíram o primeiro ciclo de 2025. A iniciativa é fruto da parceria entre Sebrae Goiás, Sicoob Crediadag e Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). O objetivo é fortalecer os pequenos negócios por meio de capacitação, consultorias e acompanhamento para melhoria econômica e financeira dos negócios atendidos. A cerimônia aconteceu no auditório da sede do Sebrae Goiás, em Goiânia.

As empresas participantes receberam acompanhamento especializado ao longo dos últimos meses, com foco em gestão, inovação, planejamento financeiro e estratégias de mercado. Criado com a missão de preparar os empreendimentos locais para os desafios do mercado, o programa “Juntos Somos Mais Fortes” oferece uma trilha completa de desenvolvimento empresarial. A metodologia inclui diagnósticos, consultorias, oficinas e mentorias individualizadas, além de aproximar os empresários das cooperativas de crédito e da rede de apoio do Sebrae.

Clayton Silva Pires, vice-presidente do Sicoob Crediadag

O evento reuniu dezenas de empresários, consultores e representantes das instituições parceiras. O vice-presidente do Sicoob Crediadag, Clayton Silva Pires, agradeceu aos associados pelo comprometimento e ao Sebrae e à OCB pela parceria. “O Programa Juntos Somos Mais Fortes acontece graças ao compromisso de todos e melhora a cada ciclo. Ao juntar conhecimento técnico, soluções financeiras e a força do cooperativismo, o programa cria um ecossistema propício à evolução dos negócios”, afirmou.

A consultora Sandra Mendèz falou sobre “A Importância do Planejamento Estratégico”

Os presentes no evento puderam acompanhar uma roda de conversa que trouxe temas como “A Importância do Planejamento Estratégico”, tratado pela consultora do Sebrae Sandra Mendèz; “Finanças Estratégicas para crescimento sustentável”, com a consultora do Sebrae Márcia Melo; e sobre “Gestão de Pessoas”, tema tratado pela consultora Lorena Gomes, com foco em como gerir a equipe com eficiência diante dos desafios da saúde mental dos brasileiros.

A consultora Marcia Melo trouxe o tema “Finanças Estratégicas para crescimento sustentável”

Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae Goiás apresentaram o Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do Governo Federal voltada para aumentar a produtividade, competitividade e eficiência das micro, pequenas e médias empresas (MPME) brasileiras. Ele promove a transformação digital, a melhoria da gestão e a inovação nos processos produtivos, com apoio técnico e consultorias especializadas custeadas por parceiros, como o Sebrae Goiás.

Por sua vez, a consultora Lorena Gomes tratou do tema de “Gestão de Pessoas”

Para os negócios que participaram do ciclo, os resultados já são palpáveis: melhoria na organização interna, aumento nas vendas e maior segurança na tomada de decisões. Lorena Alves Nascimento, da JA Ferramentas, que trabalha com ferramentas em geral e manutenção de ferramentas pneumáticas industriais, contou que foi uma experiência que surpreendeu e foi além das expectativas. “As primeiras visitas da consultora Sandra Mendèz e do Sicoob já impactaram e logo na primeira análise percebemos que a maior dificuldade estava na área comercial da empresa, já que fazíamos de tudo e não tínhamos tempo para pensar de forma estratégica”, relata a empresária.

Diante disso, a empresa criou cargos e contratou de dois supervisores comerciais, um para cada loja. “Isso já deu uma guinada. Com a consultoria do sr Ary, conseguimos estruturar a empresa com processo de atendimento (para padronização), os vendedores foram ouvidos e as dificuldades foram resolvidas. Outras implementações ele já deixou para que possamos fazer nos próximos meses. Foi incrível o cuidado de todos conosco e a empresa já tem outra performance, outra visão de como atuar no mercado. Adorei participar”, ressalta Lorena.

A empresária Lorena Alves Nascimento, da JA Ferramentas, que já identificou mudanças em seus negócios

Natália Coury Pinto Prado, que representou a empresa Do Carlos Café, disse que participar do programa foi essencial para detectar um desafio para a empresa: a gestão financeira. “O consultor nos orientou de forma didática e nos direcionou tão bem que, depois que acabaram as horas de consultoria pelo Juntos Somos Mais Fortes, nós o contratamos para dar continuidade nas mudanças necessárias na empresa”, enfatizou.

A analista do Sebrae e gestora do programa, Giovana Antônia Cláudio, parabenizou todas as empresas que conseguiram concluir o “Juntos Somos Mais Fortes”, que já atendeu cinco turmas, com 1.350h de consultoria gratuita. “Acreditamos que fortalecer os pequenos empreendedores é fortalecer a economia de Goiás. Essa certificação é mais que um reconhecimento, é um selo de transformação, que promove a melhoria de gestão das empresas, que consequentemente vão gerar mais emprego, renda e melhorias sociais”, explica.

Giovana Antônia Cláudio, analista e gestora do programa no Sebrae

Este método de atendimento nasceu em 2021 e visava, na época, dar suporte aos pequenos negócios no enfrentamento aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, preparando os empreendimentos para retomada do mercado e crescimento.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Agentes Locais de Inovação
  • ALI
  • Brasil Mais Produtivo
  • Juntos Somos Mais Fortes