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‘Programa Sindicato Forte, Comércio Forte’ amplia a competitividade das pequenas empresas

Parceria entre Fecomércio e Sebrae estendeu a capacitação para os pequenos negócios filiados aos sindicatos
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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Time envolvido no Programa Sindicato Forte, Comércio Forte (Foto Fecomércio-GO/Divulgação)

Para melhorar o atendimento prestado aos associados e estimular as boas práticas sindicais, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac firmou convênio com o Sebrae Goiás para capacitação e desenvolvimento dos sindicatos, gestores e lideranças. Com essa parceria, as entidades colocaram em prática o “Programa Sindicato Forte”, que é desenvolvimento usando a metodologia Sistema de Excelência de Gestão Sindical (Segs), cedida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Mas em Goiás, o trabalho de capacitação não ficou restrito aos sindicatos e se estendeu para as micro e pequenas empresas filiadas aos sindicatos e tornou-se caso de sucesso nacional.

Atualmente 26 dos 33 sindicatos do Sistema Fecomércio fazem parte do programa, e desses, 22 que entregaram o Plano de Ação já estão na fase de escolha de micro e pequenos negócios que farão parte do primeiro grupo do “Programa Comércio Forte”. Inicialmente são 225 vagas para micro e pequenas empresas filiadas aos sindicatos, que terão consultorias personalizadas e presenciais. Caso o número de empresas interessadas seja maior, o “Comércio Forte” vai estender as consultorias de forma on-line.

A ideia, segundo o presidente do Sindicato de Informática e membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Marco César Chaul, é fortalecer as bases dos sindicatos integrantes do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio). “Ao longo da aplicação da metodologia percebemos que poderíamos estender para as empresas, com o Programa Comércio Forte”, explica Chaul.

Marco César Chaul: fortalecer as bases do comércio via sindicatos

Implantação e evolução

O Programa Sindicato Forte foi capitaneado pelo diretor de Relações Institucionais da Fecomércio/Sesc/Senac, Orlando de Souza Santos, e pela analista e gestora de Parcerias do Sebrae Goiás, Vera Lúcia Elias Oliveira. Ele é baseado nos eixos Capacitação, Conexão e Liderança e permite avaliar o grau de maturidade de cada entidade. “O Sindicato Forte visa ampliar as competências empreendedoras, gerenciais, sociais e políticas, e propicia conhecimentos e habilidades adequadas à nova realidade empresarial”, explica Vera Lúcia.

A metodologia Segs, segundo a gestora, contempla o diagnóstico (um raio X) do sindicato em seis áreas de gestão: Relações Sindicais, Representação, Atuação Legislativa, Produtos e Serviços, Comunicação e Atuação Gerencial. Em um segundo momento, para alinhar as práticas de gestão sindical, consultores do Sindicato Forte avaliam as necessidades de cada entidade, com base no diagnóstico dos eixos e dão início às capacitações e consultorias para dirigentes e lideranças, com cursos, palestras e treinamentos.

Em seguida, os sindicatos precisam apresentar um Plano de Ação com elaboração de um planejamento estratégico e gerencial, com base no diagnóstico e no aprendizado durante as consultorias. A equipe de consultores do Sebrae orienta a implementação das ações previstas no plano de ação, monitoram os resultados e realizam, posteriormente outro ciclo de avaliação do Segs.

Programa Comércio Forte

O Programa Comércio Forte tem como objetivos ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas e promover a melhoria de processos e a remodelagem dos negócios. “O Comércio Forte visa também preparar as empresas para permanência e expansão no mercado, através da disponibilização de estratégias, soluções e serviços que aproximem dos pequenos negócios do universo digital, que é imprescindível e um caminho sem volta para aqueles que querem se manter no mercado”, analisa Vera Lúcia Elias.

A gestora de Parcerias do Sebrae Goiás, Vera Lúcia Elias Oliveira: ampliar competitividade

O desenvolvimento do programa prevê atendimento planejado, gratuito e especializado no comércio para identificar oportunidades de geração de negócios, desenvolver novas práticas empresariais, fortalecer a competitividade frente à concorrência e transformar a presença digital. Entre as etapas estão capacitações, levantamento da maturidade e gestão digital de cada empresa, encontros de negócios, workshops e mensuração da transformação em relação aos temas Finanças, Planejamento, Marketing, Inovação e Gestão de Pessoas.

Marco César Chaul crê que o Programa Comércio Forte vai mostrar para as empresas que é possível, através de um diagnóstico de qualidade e capacitações, melhorar o desempenho das empresas. “Isso vai poder ser comprovado em números, quando começarem as avaliações de resultados. Nossa meta é que as empresas cresçam. Que as MPEs passem a ser empresas de médio a grande porte para que a economia do país se fortaleça a cada dia”, avalia.

Saiba aqui como participar do “Comércio Forte”.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

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